collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Ontem às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Mais um membro da lusorobótica  (Lida 24312 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #75 em: 20 de Julho de 2009, 19:22 »
O maximo do potenciometro é de 3.8K e centrado é de 2.1K. O ideal era por 2 de 1.4k?
« Última modificação: 20 de Julho de 2009, 19:25 por miguelwind »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #76 em: 20 de Julho de 2009, 19:25 »
1.9K

1.9 x 2 = 3.8K ;)

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #77 em: 20 de Julho de 2009, 19:38 »
DO'H!   :-X

E se eu colocar lá duas de 2.2K? ele n fica calibrado? Se é assim n seria melhor manter o potenciometro, mas colado?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #78 em: 20 de Julho de 2009, 19:41 »
Podes meter duas de 2.2K k ele não deve de se queixar, contudo com duas resistências tens a garantia de estar mesmo no meio, enquanto que o potenciómetro colado ele pode não estar bem no sitio, e até mesmo variar o valor pelo bom/mau contacto do pino do meio com a pista exterior. (mecânica interna do potenciómetro)

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #79 em: 20 de Julho de 2009, 20:18 »
Ja tirei o potenciometro e soldei as 2 resistencias de 2.2K. Agora o servo já não para aos 127, nem a nenhum outro valor. E a mudança de sentido é dos 80 para os 81. não era suposto ficar assim pois n? Será que soldei as resistencias mal?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #80 em: 20 de Julho de 2009, 20:24 »
As resistências devem de estar soldadas juntas no pino central do potenciómetro, e depois cada um vai para um dos pins das pontas.

Pode ter a ver com a tal diferença de valores das resistências para os valores originais do potenciómetro.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #81 em: 28 de Julho de 2009, 15:37 »
Boas. Mais um problema e já vi que não sou o único a ter este.
É o seguinte:
Eu estou no Algarve e trouxe o portátil comigo, que tem o XP. Quando estava em casa programava o arduino sem problemas através do pc desktop, que tinha o vista. Agora quando tento fazer o upload do skecth para o adruino dá-me um erro e diz:
Código: [Seleccione]
avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x30
avrdude: stk500_disable(): protocol error, expect=0x14, resp=0x51

Já vi o troubleshooting, aqui o fórum já encontrei dois tópicos em que falam deste problema, e no fórum do arduino.cc também há muitas pessoas que relatam este problema, sem solução à vista. A porta está bem, a board também. Tenho o java. E não dá. Já tou farto disto, queria testar umas coisas e não consigo. Alguém sugere alguma coisa?  Já exprimentei num desktop e num portátil que tenho aqui, mas estão com o windows 7 e também não deu... Adorava que tivessem a solução.

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #82 em: 28 de Julho de 2009, 16:35 »
eu tenho windows 7 no portatil... e usb-serial converter, vai as opçoes da porta com e desliga os fiffo buffers, depois escolhe uma porta disponivel com o valor mais baixo possivel tipo com2 ou isso.Depois de carregares upload passado exatamente 3 segundos carregas no botao reset

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #83 em: 28 de Julho de 2009, 19:15 »
no meu vista so tenho esse género de problemas se tiver o bluetooth ligado... Se o desligar funciona bem.
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #84 em: 01 de Agosto de 2009, 12:54 »
formatei o pc e instalei o vista. Já consigo. Obrigado. Agora vou tentar por o smalluino a trabalhar com os LDR's. Depois dou novidades.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #85 em: 02 de Agosto de 2009, 14:11 »
Bem, não estou a conseguir atinar com os LDRs. Não consigo perceber se o problema é do código ou se é da parte electrónica, mas estou mais inclinado para a programação. Resolvi então tentar utilizar códigos já feitos e encontrei o tutorial do Guilherme Martins na net. Esta aqui: http://lab.guilhermemartins.net/easy-arduino-robot-tutorial/
Mas o servotimer1 esta a dar problemas. Não sei o que fiz de mal. Colei a pasta nas libraries dentro do hardware. Utilizando o código ArduinoRobotCode dá este erro:
Error building library "ServoTimer1"
Código: [Seleccione]
ServoTimer1.cpp: In static member function 'static void ServoTimer1::seizeTimer1()':
ServoTimer1.cpp:45: error: 'TIMSK' was not declared in this scope
ServoTimer1.cpp:45: error: 'TICIE1' was not declared in this scope
ServoTimer1.cpp: In member function 'uint8_t ServoTimer1::attach(int)':
ServoTimer1.cpp:83: warning: suggest parentheses around arithmetic in operand of |
ServoTimer1.cpp:86: warning: suggest parentheses around arithmetic in operand of |
o: In function `__static_initialization_and_destruction_0':
C:\Users\Miguel\AppData\Local\Temp\build60619.tmp/Temporary_4445_1542.cpp:37: undefined reference to `ServoTimer1::ServoTimer1()'


o: In function `loop':
C:\Users\Miguel\AppData\Local\Temp\build60619.tmp/Temporary_4445_1542.cpp:69: undefined reference to `ServoTimer1::write(int)'


o: In function `setup':
C:\Users\Miguel\AppData\Local\Temp\build60619.tmp/Temporary_4445_1542.cpp:45: undefined reference to `ServoTimer1::attach(int)'


C:\Users\Miguel\AppData\Local\Temp\build60619.tmp/Temporary_4445_1542.cpp:46: undefined reference to `ServoTimer1::write(int)'


Couldn't determine program size: D:\arduino\arduino-0016\hardware/tools/avr/bin/avr-size: 'C:\Users\Miguel\AppData\Local\Temp\build60619.tmp\ArduinoRobotCode.hex': No such file

Alguem consegue ajudar, mais uma vez? xD

Obrigado.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #86 em: 10 de Agosto de 2009, 14:21 »
Ninguem me consegue ajudar?   :-\

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #87 em: 10 de Agosto de 2009, 14:29 »
mete aí o código k usaste..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Mais um membro da lusorobótica
« Responder #88 em: 10 de Agosto de 2009, 19:41 »
É natural que ninguém te ajude, o teu problema não tem nada a ver com o tema deste tópico e muita gente nem vem cá olhar. Que tal abrir um tópico novo?

Offline zecralos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
inicio....
« Responder #89 em: 17 de Setembro de 2009, 19:27 »
ola
Sou novo por aqui mas ja reparei que percebes bem destes assuntos :)
Sou amante da electronica em geral, mas com especial queda para a parte digital, estudo na universidade do Porto e estou inteiramente ligado á area da programação...decidi investir na aprendizagem do arduino. Mas não sei por onde começar, o que eu queria mesmo era usar o arduino para construir algo que comandasse através do meu próprio computador(algo programável). Podes me ajudar neste ínicio?