collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Compressor sem óleo  (Lida 7720 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Compressor sem óleo
« em: 03 de Janeiro de 2023, 16:22 »
Olá,

Já há uns tempos que ando a ver compressores pequenos.

Alguém por aqui tem um compressor deste tipo: MICHELIN MX24 SILENCIOSO 24 LITROS ?

Eu tenho um já com alguns anos mas normal, a óleo e faz algum barulho mas não faz mal porque está num sitio onde não há problema.

Mas gostava de ter na casa onde passo mais tempo (apartamento) um compressor mais pequeno e mais silencioso, apenas para assoprar pó e nada de muito forçado. Mas não tenho qualquer noção deste tipo de compressor nem se vale a pena ou não..

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Compressor sem óleo
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2023, 11:41 »
Bom dia, eu tenho um do género desses e isso num apartamento faz muito barulho.

Aconselho a veres soluções DIY com um compressor de frigorifico que não fazem barulho nenhum :)

Exemplo: https://www.instructables.com/DIY-Ultra-Quiet-Shop-Compressor-From-a-Refrigerato/

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compressor sem óleo
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2023, 19:41 »
Se é para soprar, tens os famosos DataVac, existem cópias baratas no eBay/Aliexpress, poderá ser uma alternativa.
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Compressor sem óleo
« Responder #3 em: 01 de Fevereiro de 2023, 02:12 »
Tenho um compressor, mas muitas vezes uso um destes para dar umas assopradelas rápidas sem precisar de ligar o barulhento compressor se estiver vazio...



Também experimentei um destes (até deviam reinventar algo do género para ser um soprador de ar), mas até prefiro o fole...  8)

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Compressor sem óleo
« Responder #4 em: 16 de Março de 2023, 23:00 »
Eu tenho dois compressores silenciosos a funcionar, tão silenciosos quanto frigoríficos porque usam compressores de frigoríficos. Mas não são pêra doce de usar nem de manter.

1 – Este tipo de compressores atiram muito óleo para a saída porque em funcionamento em frigoríficos é bom que assim seja (ou, pelo menos, não representa inconveniente). No circuitos frigoríficos o óleo expulso pelo compressor volta ao compressor depois de ‘dar a volta’ na tubagem, portanto, tudo bem.

2 – É preciso, portanto, duas coisas. Apanhar o óleo à saída (usando um separador) e recolocar óleo novo de vez em quando (senão gripa).

3 – Visto que o compressor vai comprimir ar, ele vai comprimir a humidade do ar. Quando a pressão sobe a humidade é expulsa do ar e dissolve-se no óleo. Portanto o óleo agarrado à saída não pode ser aproveitado, aliás, nem se parece com óleo.

4 – Não se pode usar o óleo que vem com o compressor porque, combinado com a água (da atmosfera), transforma-se numa espécie de massa consistente não escorrendo facilmente para o fundo do separador. É preciso remover o óleo que está inicialmente no compressor e colocar óleo de compressor de ar comprimido. Com este óleo a mistura óleo e água fica mais líquida e escorre para o fundo do separador de onde pode ser removido periodicamente (no meu caso a cada 15 dias). Mesmo assim tive que fazer o meu separador ou teria que gastar uma fortuna num separador decente.

5 – Para remover o óleo vira-se o compressor de forma que o tubo de aspiração fique virado para baixo mantendo o outro tubo da aspiração aberto (habitualmente têm 2 tubos de aspiração, mas um está habitualmente tamponado (soldado, mesmo). Convém medir-se a quantidade de óleo que lá estava.

6 – Para meter óleo põe-se a trabalhar, fecha-se um dos tubos da aspiração e mergulha-se o outro tubo no óleo.

7 – Convém fazer passar o ar da saída do compressor (sai quente) por um dissipador (eventualmente com ventoinha) antes de ir ao separador de óleo para ajudar à condensação da água e para evitar aerossóis de óleo que escapem ao separa dor de óleo.

… depois é um bocado a olho. O óleo a colocar deve ser um pouco menos que o que foi expulso, porque este contém água e não queremos, com o tempo, encher o compressor até às orelhas. Claro que se pode instalar um visor de nível mas é preciso abrir-se um furo no fundo do compressor e fazer-se uma rosca sem danificar o que lá está dentro (a outra ponta do visor vai a uma das entradas da aspiração)

A pressão do carter (barriga) vai ser sempre a pressão atmosférica. Os motores dos compressores estão desenhados para serem arrefecidos pelo gás frigorífico que lá circula. Esse gás tem tem uma muito melhor capacidade para absorver calor porque é melhor que o ar e está normalmente a várias vezes a pressão atmosférica, nalguns casos 8 vezes ou mais (depende do compressor – eles são diferentes de acordo com o gás com que trabalharem). Moral da história, Ao fim de 10 minutos de trabalho o compressor começa a ferver e a protecção térmica que está colocada junto dos terminais eléctricos dispara e tem que se esperar mais de uma hora para que ele rearme.

Convém colocar um filtro de ar à entrada. Eu uso um daqueles em ziquezagues de cartão.

Eu trabalhei uns anos nestas manobras, vou-me desenrascando, mas é um saco conseguir ter a coisa a funcionar. Mas que é silencioso, é.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Compressor sem óleo
« Responder #5 em: 16 de Março de 2023, 23:03 »
Atenção, eu removo o óleo do separador todos os dias. Sai por uma válvula de solenoide para dentro de um frasco que funciona como depósito. De 15 em 15 dias tenho que deitar fora as borras que ficam nesse frasco e colocar óleo novo no compressor. O frasco leva talvez 1/4 de litro.

Abraço
SC

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Compressor sem óleo
« Responder #6 em: 17 de Março de 2023, 14:57 »
Obrigado pela informação SC

Por mais vídeos que veja, estes pormenores não são discutidos, sabia que o compressor era arrefecido pelo gaz que lá circulava, mas desconhecia por completo a necessidade de usar óleo.

Não é por nada que todos os compressores comerciais incluem um recipiente para o óleo, e outro para o filtro. Sem contar com o pressostato, obrigatório.

Existem muitas pessoas que fazem um compressor com aproveitamento do motor do frigorifico, mais um extintor; estive para fazer o mesmo quando andava a pintar móveis á pistola (é uma daquelas pistolas baratas que já trazem o compressor inserido nela).
Entretanto deixai de pintar móveis e desisti da ideia.


Ofereço 2 compressores + extintor a quem estiver interessado. Contacto ppm


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Compressor sem óleo
« Responder #8 em: 10 de Maio de 2023, 13:50 »
Oi

Acho "interessante" chamarem portátil a tudo o que tenha uma pega, independentemente do peso.
Meu desktop pc também é laptop, nada o impede, desconfortável como tudo mas não deixa de o ser.
Os compressores estão hoje com preços bastante atrativos, fica diy para trás, a não ser que já se tenha o material e se poupam uns trocos.
LIDL tem por vezes um compressor, acessórios e afins, será de investigar...

Abr.