collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Resistência interna de transformador  (Lida 6037 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Resistência interna de transformador
« em: 07 de Novembro de 2022, 20:56 »
Olá

Ando aqui às voltas com um projecto de uma pequena fonte de alimentação regulada +15V. Um transformador de 18V é suficiente.

Para aumentar a qualidade, divido o condensador de filtragem em 2 (coloco dois mais pequenos) e coloco uma resistência entre eles*. Entretanto ocorreu-me que a resistência interna do transformador (3 a 5W) permitiria evitar o truque da resistência e tentei saber qual a resistência dos bobinados mas não a encontrei nas especificações. No entanto tenho aqui um outro, muito parecido (para 24V) e resolvi medir a resistência do bobinado.

Apanhei um susto. O secundário tinha 150R!!!!

Estes valores deixaram-me um bocado arrepiado porque para além de provocarem algum aquecimento no transformador, que diabo de tensão iria sair dos secundários, em vazio, de forma a permitir 24V à intensidade nominal?

Fui medir. De facto, à intensidade nominal há 24V, mas, em vazio, a tensão alternada sobe para 34V. A tensão de pico nos condensadores de filtragem vai subir ao tecto e … em circunstâncias similares, para o caso do transformador 18V, a tensão em vazio irá parar a uns 25V o que irá implicar uma tensão de pico da ordem dos 35V. O 7815 aguenta até 35V à entrada.

Na aplicação do transformador de 24V que já aqui tenho não há problema porque nesse caso a regulação será feita por Zeners (shunt).

Vou ter que procurar transformadores mais à moda antiga, sem que poupem tanto cobre.

Os transformadores em causa (TEZ 2,0/D) estão aqui:
https://www.tme.eu/Document/3799241e95c8224129080ce22de77bb2/TEZ_2020_TME_EN.PDF


*funciona muito bem quando uma pequena fonte é alimentada por um transformador grande que alimenta outras coisas.

Abraço
SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Resistência interna de transformador
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2022, 22:23 »
Entretanto parece-me que resolvo com um TL431 mais um transistor em configuração série. Amanhã deixo aqui o esquema.

Há alguma "norma" para transformadores com, digamos, mais cobre? Como adivinha um gajo o que lhe sairá na rifa se os fabricantes não especificam nem a resistência do bobinado nem a tensão de saída em repouso?

SC

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Resistência interna de transformador
« Responder #2 em: 08 de Novembro de 2022, 01:41 »
150 Ohm é porque é um trafo de "baixa" corrente de saída.
Procure um com maior corrente de saída.
A tensão de saída deve ser AC -> 24VAC = 24 / 0.707 ~ 34V de pico. Sem carga ou com pouca carga, depois de rectificar e passar por uns caps é aproximadamente essa a tensão disponível. Mas quando começa a entrar carga, a tensão baixa.
Todas as fontes de PC têm um TL431, é um chipzinho muito versátil e baratinho.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2022, 01:44 por Njay »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Resistência interna de transformador
« Responder #3 em: 08 de Novembro de 2022, 02:18 »
Não não. Em vazio, em AC, os 24V nominais (com carga) passam a 34V (nas pontas do transformador sem mais nada lá ligado).

Posso procurar outro com mais corrente de saída, mas se o novo tiver o mesmo tipo de comportamento entro numa roleta russa: terei que escolher uma tensão nominal abaixo dos 24 esperando que por estar sobre-dimensionado acabe por ter as tensões certas.

Entretanto, voltando ao transformador para 18V, encontrei uma solução para aguentar os tais 35V ou mais (após ponte e condensadores). Amanhã publico os esquemas. Tem um TL431 e um transístor para o regulador positivo e um TL431 e dois transístores para o negativo (embora pudesse provavelmente duplicar o regulador positivo) trocando a saída de um deles.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Resistência interna de transformador
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2022, 06:13 »
Alguma razão para não usar uma fonte comutada?
Se não quiser gastar muito, para 15V até 1A(até mais), é muito fácil "ajustar" um "transformador" dos de 12V usados  nas eletrônicas de.consumo. Eu tenho sempre um par deles no fundo da gaveta para o que der e vier.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2022, 06:18 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Resistência interna de transformador
« Responder #5 em: 08 de Novembro de 2022, 16:03 »

ACTUALIZACÃO:
==========

Dentro em pouco deixarei aqui uma actualização do circuito alterando ligeiramente algumas polarização (para não potenciar oscilações) e incluindo protecção para curto-circuitos.

==========================

Circuito mais completo aqui:
https://lusorobotica.com/index.php?topic=9994.msg108661#msg108661

==========================


Conforme disse, cá está o esquema.

À esquerda, a amarelo, o transformador (dois secundários) incluindo a resistência interna.

Onde diz VAMPL 35V é a tensão de pico da sinusóide com o transformador em vazio (no gerador a tensão AC tem que ser definida pela tensão de pico).

A amarelo, à direita, há uma malha que serve apenas para simplificar a medição do ripple. Não faz parte do esquema propriamente dito.

Os electrolíticos à esquerda podem ter valores mais baixos mas o ripple aumenta.

As resistências de 300R são a carga do circuito, aquilo que irá consumir corrente a corrente gerada na fonte.

Os condensadores de 1u são cerâmicos. Em SMD são suficientemente grandes para serem soldados por zarolhos. Estes condensadores devem ficar próximo dos transístores DB.

As dissipações em jogo são, em princípio, suficientemente baixas para haver necessidade de dissipadores.

Logo que possa transformo isto numa placa de circuito impresso.



O ripple calculado pelo simulador

« Última modificação: 09 de Novembro de 2022, 18:59 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Resistência interna de transformador
« Responder #6 em: 08 de Novembro de 2022, 23:42 »
Estive há pouco a montar uma pequena fonte de alimentação, +/-12Vdc (a placa diz 15 as esta montagem é de 12). Usa um 7812, um 7912 e a tralha habitual.



O transformador mais apropriado que cá tinha era de 2x13.5Vac, um pouco maior que o de 2x24Vac que acima referi e cujos secundários têm 150R cada. A resistência de cada um dos secundários deste transformador que agora usei é 10R.


Entretanto testei um circuitozeco.



SC
« Última modificação: 08 de Novembro de 2022, 23:45 por SerraCabo »