collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Transmtir FM com Raspberry Pi  (Lida 7260 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Transmtir FM com Raspberry Pi
« em: 16 de Setembro de 2014, 11:01 »
Venho hoje partilhar achado na Web que deve interessar os membros e os visitantes entusiastas de RPi, de como transmitir FM com RPi sem nenhuns componentes adicionais, excepto por um fio de 20cm para servir de antena.

Aqui está o link:

http://www.icrobotics.co.uk/wiki/index.php/Turning_the_Raspberry_Pi_Into_an_FM_Transmitter

Trata-se só de uma prova de conceito. Há amplo espaço de desenvolvimento, creio eu!

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Transmtir FM com Raspberry Pi
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2014, 07:20 »
Muito bom mas traz alguma nostalgia de quando faziamos emissores FM com um transistor e meia-duzia de componentes...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Transmtir FM com Raspberry Pi
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2014, 13:04 »
Também há alguns transmissores com AVRs, mas de AM, que a gama de frequências da faixa de rádio FM é obviamente muito alta para um AVR (bom, excepto nas harmónicas... mas o sinal deve ser fraquinho). Na verdade acho que já me falaram num transmissor de FM com um ATtiny overclocked (que tem uma PLL interna de 64MHz), mas como não há um pino onde esse sinal possa sair, só funciona quando está mesmo encostado ao rádio.

Com um PSoC4 pode fazer-se um transmissor de AM de "boa qualidade", pois o hw permite gerar uma portadora com uma modulação de 8bits da amplitude.

Tenho um amigo que já fez uns 3 ou 4 transmissores AM com AVRs e PSoCs, inclusivé versões que transmitem em 5 ou 6 canais em simultâneo.

Transmissores de FM só com um transistor... fiz uma porrada deles quando era puto, diverti-me imenso :) . BF254/494 e familia. Eles são é muito pouco estáveis, e eu montei alguns em cima de barras de terminais de parafuso :o . Um dia encontrei um esquema de um transmissor mais estável numa revista de electrónica (4 transistores, 2 para amplificar audio, 1 para gerar a protadora e outro para amplificar o sinal RF) e usei durante muitos anos como pedal-de-distorção + guitarra-sem-fios . Ainda tenho esse transmissor, montei-o numa caixa feita de placas de PCB soldadas. Uma relíquia, lol.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Transmtir FM com Raspberry Pi
« Responder #3 em: 17 de Setembro de 2014, 14:40 »
Também fiz alguns quando era mais novo, um deles era uma plaquinha com uma pilha de 9V tipo spy, outro foi para controlar à distância uma luz, finalmente um que comprei da velleman de 2W e que nunca consegui calibrar aquilo, se bem que deu um jeitão com a minha vizinha de baixo em que gostava de ouvir musica da rádio bem alta, só tinha de sintonizar no transmissor a frequência, subir para 12V e lá vai interferência :P

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Transmtir FM com Raspberry Pi
« Responder #4 em: 17 de Setembro de 2014, 21:34 »
se bem que deu um jeitão com a minha vizinha de baixo em que gostava de ouvir musica da rádio bem alta, só tinha de sintonizar no transmissor a frequência, subir para 12V e lá vai interferência :P
que tipo de jeitao deu?..conseguias anular a recepçao do radio da vizinha?..

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Transmtir FM com Raspberry Pi
« Responder #5 em: 17 de Setembro de 2014, 22:48 »
Partilho simples projeto de transmissor que não parece ser nada difícil de montar, com componentes vulgares:

http://www.lucidscience.com/pro-basic%20spy%20transmitter-1.aspx
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 23:21 por Tayeb »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Transmtir FM com Raspberry Pi
« Responder #6 em: 17 de Setembro de 2014, 22:57 »
Partilho simples projeto de transmissor que não parece ser nada difícil de montar, com componentes vulgares:

http://www.lucidscience.com/pro-basic spy transmitter-1.aspx
O url ficou mal, penso que seja este o correcto:

http://www.lucidscience.com/pro-basic%20spy%20transmitter-1.aspx

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Transmtir FM com Raspberry Pi
« Responder #7 em: 17 de Setembro de 2014, 23:23 »
Obrigado.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Transmtir FM com Raspberry Pi
« Responder #8 em: 18 de Setembro de 2014, 01:26 »
se bem que deu um jeitão com a minha vizinha de baixo em que gostava de ouvir musica da rádio bem alta, só tinha de sintonizar no transmissor a frequência, subir para 12V e lá vai interferência :P
que tipo de jeitao deu?..conseguias anular a recepçao do radio da vizinha?..
Anulava e emitia uma interferência causada pelo transformador, só com pilhas conseguia ter um som limpo.