collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motor DC sem Ponte-H  (Lida 7587 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Motor DC sem Ponte-H
« em: 18 de Junho de 2012, 11:35 »
Boas pessoal, eu tou aqui com uma duvida, já andei a procurar mas não me esclareceu muito bem o que encontrei...

Eu tenho um motor DC daqueles foleirinhos dos brinquedos dos chineses, e queria simplesmente liga-lo no acontecimento de alguma coisa...

Por exemplo:

Código: [Seleccione]
if (Sensor < distancia minima){
     //Ligar motor
}

Sei que se costuma usar uma Ponte-H para controlar os motores DC, mas eu não quero controlar velocidades, nem nada, simplesmente quero liga-lo, basicamente funcionar como um Switch.
Se ligar ao GND e 5+ ele liga, portanto a logica seria ligar a um pino do arduino e polo a HIGH, mas também sei que isso pode danificar um pino do arduino.
    Queria então perguntar se não existe nenhum transistor ou coisa parecida que simplesmente me permita ligar o motor, isto porque já tenho 1 Ponte-H no projecto e ter outra, para ligar somente um motor não me dava jeito por muitas razões, uma delas é mesmo o espaço e o numero de fios de uma ponte-H.

Se alguém me souber dizer algo agradecia...
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, 11:42 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Vieira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 40
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #1 em: 18 de Junho de 2012, 12:04 »
Bom dia,
Eu acho que o que queres fazer só dá com ponte H(esta permite com que tu ligues ou desligues o motor ou este rodar para ambos os lados), porque ligando-o ao pin dos 5v e do GND ele funciona como um motor normal ligado a uma fonte de alimentação. Mas posso estar errado por isso agradeço que alguem me corriga.

xD

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #2 em: 18 de Junho de 2012, 12:05 »
se tu não queres que o motor mude a direcção de rotação usas simplesmente um transístor mas se quiseres mudar a Direcção de rotação tens que fazer ou comprar uma ponte H
Em qualquer destas opções é sempre possível usar PWM mas não obrigatório
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #3 em: 18 de Junho de 2012, 12:43 »
se tu não queres que o motor mude a direcção de rotação usas simplesmente um transístor mas se quiseres mudar a Direcção de rotação tens que fazer ou comprar uma ponte H
Em qualquer destas opções é sempre possível usar PWM mas não obrigatório

Não preciso que mude de sentido o motor....
ele tem uma hélice na ponta é so para rodar para um lado...

Podia-me dizer qual o transistor a usar? ou como usar na PWM?

Cumprimentos,
André Carvalho.

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #4 em: 18 de Junho de 2012, 14:40 »
Conforme as condições, poderá servir um 2N3904. O BD13x (x = 7, 8 ou 9) deverá funcionar sem problemas, sempre desde que o motor não seja demasiado forçado (tipo manter-se o eixo sempre travado quando está ligado). Como não há limitação de corrente há sempre uma possibilidade de as coisas ficarem muito quentes, mas se garantes que o motor não está constantemente sob muito esforço não deverá haver grande problema. É preciso testar.

Usa um condensador de 100nF soldado nos bornes do motor (mesmo no motor) para eliminar o ruído e um díodo (1N4148 deve servir) em paralelo com o motor (como se faz com os relés) para permitir recirculação de corrente ao desligar sem disparar um pico de tensão capaz de estragar o transístor. Uma resistência aí de 1K entre o micro e a base do transístor.
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, 14:42 por Njay »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #5 em: 18 de Junho de 2012, 19:33 »
Obrigado Njay, tinha aqui um ULN2004 e funcionou com ele, vou ver se arranjo um desses que dizes, porque o ULN tem 16 pinos, portanto usar isto ou uma ponte H não me poupa espaço nenhum e para alem disso, deixo 7 portas abertas sem uso...  ;)

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #6 em: 27 de Junho de 2012, 00:22 »
Ora boa noite, preciso de mais uma ajuda, eu comprei o dito transistor e testei na breadboard e tudo 5*....


Mas agora estou com um problema, é o seguinte, eu tenho duas Protoboard's uma com Sensores e outra com motores, ou seja, tenho numa delas, sensores de distancia, linha, IMU, butões, etc...

E tenho na outra, Motores das rodas, e este motor (fan), isto para não haver partilha de alimentações para não haver ruidos na leitura dos sensores, mas agora deparo-me com uma situação, só consigo colocar a Fan a funcionar se tiver o negativo partilhado se não o pino do arduino não me faz nada...

Agora pergunto, existe alguma maneira para não partilhar o negativo? Ou o que interessa é somente o positivo não estar partilhado?

Já agora estou a lidar com um Arduino Mega.

Obrigado,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #7 em: 27 de Junho de 2012, 00:26 »
Sem massas comuns não existe retorno de corrente e não tens referência de tensão nenhuma.
Se tens medo de ruido, liga as massas com um ferrite, ou com uma resistência de 10ohms e uma bobine, assim tens uma massa digital e outra analógica.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #8 em: 27 de Junho de 2012, 00:32 »
Sem massas comuns não existe retorno de corrente e não tens referência de tensão nenhuma.
Se tens medo de ruido, liga as massas com um ferrite, ou com uma resistência de 10ohms e uma bobine, assim tens uma massa digital e outra analógica.

Explica-me isso se faz favor por miudos (se der), que eu a electronica vou pescando mas sabes que isto tenho vindo a aprender sozinho em casa, e nem sei usar bobines nem sei o que são ferrites...

edit: ferrites já vi o que são, são aqueles "ferros" que vem nos cabos USB antes da ficha, mas para fios de cabo de rede onde vou arranjar ferrites?...

Obrigado...  ;)
« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 00:35 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #9 em: 27 de Junho de 2012, 00:47 »
O mais simples é teres a conecção principal da massa feita no lado dos motores e do lado dos motores passas uma resistência de 10ohm ou de 1ohm para o lado da eletrónica.
Uma ferrite sim, é esses aneis que vêm em vários tipos de cabos, mas tens tambem componentes prontos a usar, com patas á muito pouco disso, mas SMD é ás carradas, tipicamente um ferrite bead é um desses cores com fio de cobre enrolado, pronto a soldar para suprimir radiação eletromagnética ou para separar massas digitais e analógicas, pois a ferrite tambem forma um filtro LR, ou no casos destes com patinhas é um filtro LCL.
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Bourns/EMI101T-RC/?qs=CrTVAl0CcnJhMEr%252b9qX8TbicG0zlXTXxC7k1rwr5Jlg%3d

Usar uma resistência e uma bobine faz ao fim e ao cabo o mesmo, a resistencia limita a circulação de corrente entre os dois lado e a bobine forma um filtro LR para minimizar propagação de ruido de alta frequência de um lado para o outro.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #10 em: 27 de Junho de 2012, 01:14 »
Hum muito obrigado, vou ver o que se arranja então...  ;) ;)

Breve prometo que meto aqui o projecto em questão... ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline xxscorpioxx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #11 em: 22 de Agosto de 2012, 14:31 »
Boas, eu usei um TIC31 para ligar um motor desses dos brinquedos dos chineses, o TIP120 tambem serve, se procurares pelo google ou mesmo aqui acho que tem como fazer as ligaçoes, é bem simples.

Aproveito para pedir ajuda tambem, ja liguei um motor com um TIC31, era o que tinha em casa, agora falta o controlo, fiz isto, sei que nao se deve usar o delay mas nao tenho muitos mais conhecimentos para fazer melhor.

no inicio ate funcionou bem, mas depois atrofiou, por vezes dá umas 3 voltas sem parar ehehe, para fazer a paragem do motor  no loop estou a usar um microswitch que o motor activa a cada volta que dá.

O switch que tenho é NF esta sempre em passagem só quando activado deixa de fazer passagem.

int motor1 = 3; // motor
int switchPin1 = 2;    // switch input para parar motor

setup() { 
   
  pinMode(motor1, OUTPUT);
  pinMode(switchPin1, INPUT); //define o interruptor como entrada para parar o motor
}


void loop() {
 
  digitalWrite(motor1, HIGH); //   
  while(digitalRead(switchPin1) == HIGH) { }
  if (digitalRead(switchPin1) == LOW) {
    delay(300); // espera passar o micro  (com alimentaçao externa é de 150, varia a velocidade com alimentaçao do USB ou alimentaçao externa)
    digitalWrite(motor1, LOW); } // Vai desligar o motor   
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 14:38 por xxscorpioxx »

Offline matheus.mattia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Motor DC sem Ponte-H
« Responder #12 em: 23 de Agosto de 2012, 08:19 »
Caso ainda não tenha conseguido ligar o motor com o transistor, sugiro que de uma olhada nesse tutorial...

http://www.instructables.com/id/Use-Arduino-with-TIP120-transistor-to-control-moto/