collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensor linha branca - distancia  (Lida 7211 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Sensor linha branca - distancia
« em: 25 de Outubro de 2009, 22:00 »
Viva a todos!

Gostava de detectar uma linha branca em chão preto .. sem ter que estar "colado" ao chao!

a linha pode ter uns 5cm largura...

queria detecta-la para aí a um palmo de distancia ... talvez seja pedir muito.. tudo se dá um jeito..

recomendam algo?

na indústria existem uns sensores IV? bastantes directionais e sensiveis.. na sei s serviriam para o caso...

os sharp? será k conseguiriam? nas datasheets falam que foram feitos para detectar o papel em fotocopiadoras..etc..

thanks!
KS

Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: Sensor linha branca - distancia
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2009, 22:55 »
através do sensor "CNY70" consegues detectar uma linha branca em fundo preto ou vice versa, pesquisa no google sobre os sensoes CNY70 e vê melhor como funcionam..
deixo- te aqui um site onde poderás ver um esquema para um SEGUIDOR DE LINHAS sem a necessidade de usar um microcontrolador..

http://www.x-robotics.com/
cumprimentos,
Fred

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Sensor linha branca - distancia
« Responder #2 em: 25 de Outubro de 2009, 23:47 »
através do sensor "CNY70" consegues detectar uma linha branca em fundo preto ou vice versa, pesquisa no google sobre os sensoes CNY70 e vê melhor como funcionam..
deixo- te aqui um site onde poderás ver um esquema para um SEGUIDOR DE LINHAS sem a necessidade de usar um microcontrolador..

http://www.x-robotics.com/

"Con un buen ajuste de la resistencia variable e conseguido detectar superficies reflectantes a una distancia de unos 5 cm. "

Eu pretendo um sensor de linha branca à distância, como disse, cerca de um palmo.. that is about 10cm and 20cm

Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: Sensor linha branca - distancia
« Responder #3 em: 26 de Outubro de 2009, 17:04 »
o sensor CNT70 detecta a variação da luz( ao ver branco e preto a luz varia), dentro do cny70 encontra-se um fototransistor , sabendo que ao ver branco o transistor satura e ao ver preto mantem-se em condução , podes usar um ampop e "Jogar" com este a cor da linha que queres que ele siga, se branco ou preto...vejamos...se ligares o terminal do fototransistor ao terminal - do ampop este irá ter menos tensao no - ao ver branco, entao conduzirá ao VER BRANCO, agora, se ligares o terminal do foto transistor no terminal + do ampop, este ao ver preto nao saturará e irá então conduzir ao AO VER PRETO..

acho que não me enganei em nada que disse, e deixo te aqui uma imagem para entenderes melhor o que quero dizer...

http://www.x-robotics.com/images/esquemaCNY70.gif
cumprimentos,
Fred

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Sensor linha branca - distancia
« Responder #4 em: 26 de Outubro de 2009, 21:45 »
Óh fred, mas tu ainda não percebeste que esse nao dá? Ele quer fazer a detecção da linha a uma distância maior que os 5cm que esses sensores dão.

KammutierSpule, para o fazeres, se calhar, tens de usar processamento de imagem. Uma câmara ligada a um computador que faça o processamento da imagem...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Sensor linha branca - distancia
« Responder #5 em: 26 de Outubro de 2009, 22:08 »
Axo q está mais o menos correcto o que disses-te, no entanto é uma analise "electronica" e não de optica. Se vires o datasheet, vez que eventualmente poderia conseguir detectar até quase 1cm..

por isso acreditando que o que dizes e no que a pagina diz que conseguiram até 5cm,
nao serve para o meu caso! :\


Citar
"Con un buen ajuste de la resistencia variable e conseguido detectar superficies reflectantes a una distancia de unos 5 cm. "

Eu pretendo um sensor de linha branca à distância, como disse, cerca de um palmo.. that is about 10cm and 20cm

Por isso o meu problema é mais de optica do que de "amplificaçao de sinal"
Estou a investigar um sensor digital da sharp: gp2y0d810z0F que deverá servir para o que quero (detectar uma linha 10cm largura a mais de 10cm distancia)

sobre a tua análise só queria reparar que:
o sensor nem o circuito que mostras não detecta "variaçao da luz", mas sim presença ou nao(intensidade), para detectar variaçao teria que haver algo p detectar a transiçao de intensidade.. e poderia ser uma soluçao sim... visto que é suposto no nao branco haver menos luz a ser reflectida...
isto, até pk esse circuito tem outro problema: nao tem imunidade à luz ambiente...
logo esse sensor funciona bem quando esta bastante perto do chao preto e dps apanha a reflecção da luz na linha brancca... mas quando estiver mt afastado apanhar luz vindo de mais lados.. visto que nao será muito direcional.. n tem lentes.. nem é laser..etc..

KS


Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: Sensor linha branca - distancia
« Responder #6 em: 26 de Outubro de 2009, 23:22 »
sim..
estas certo no que disses-te, a luz "ambiente" também irá interferir na variaão do sensor, pq o que o led faz é reflectir ao ver luminosidade(branco ou mesmo a luz natural) por isso nao convém estar muito afastado, deverá estar entre 3 a 5 cm afastado no máximo.., para 10 Cm de distância não te sei indicar os melhores sensores, mas continua as pesquisas que de certeza que encontrarás uns "mais sensiveis"à variação de luz..
cumprimentos,
Fred