collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O Java vai 'ter' que ser comprado  (Lida 5356 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
O Java vai 'ter' que ser comprado
« em: 18 de Julho de 2018, 19:15 »
Citar
Public updates for Oracle Java SE 8 will remain available for individual, personal use through at least the end of 2020.

Public updates for Oracle Java SE 8 released after January 2019 will not be available for business, commercial or production use without a commercial license.

https://www.java.com/en/download/release_notice.jsp

SC

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #1 em: 18 de Julho de 2018, 21:31 »
phonix... tou cheio de penaaaaaaaaaaaaa....  ;D ;D ;D ;D

sempre achei que o java era um scam potenciado pelos fabricantes de RAM.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #2 em: 18 de Julho de 2018, 22:29 »
Android atualmente corre em java ou já utiliza outra linguagem?

É uma pena, mas o Java nunca se adaptou a JIT e outras tecnologias, especialmente depois do .net aparecer em força com o opensource (mono).

Pessoalmente, estou como o @vasco, contudo quero saber o que vai acontecer a apps como as das finanças... Não me façam instalar VM com Windows e Edge para submeter o IVA ou IRS...

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #3 em: 18 de Julho de 2018, 22:30 »
Citar
contudo quero saber o que vai acontecer a apps como as das finanças

:) :) Essa é o máximo. Pode ser que acabem com os impostos.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2018, 23:36 »
Estive a pesquisar um bocado sobre o assunto, e não é assim tão grave. Já saíram Java SE 9, 10 e o 11 está agendado para o fim do ano.
Parece mais que é uma forma da Oracle "incentivar" as actualizações, quem não quer, paga para manter uma versão legacy com updates de segurança e relacionados.

O Java apesar de não ser muito popular no mundo de consumo, deve ser das linguagens mais usadas em ambientes corporativos, e sempre que vejo o índice das linguagens mais procuradas e bem pagas, JAVA aparece no topo (um exemplo tirado à pressa do google: https://medium.com/@ChallengeRocket/top-10-of-programming-languages-with-the-highest-salaries-in-2017-4390f468256e ).
Isto é sem considerar Android que continua a ter por base para desenvolvimento o Java, mas não da Oracle (o que já deu lugar a troca de mimos em tribunal), e com JIT de jeito (na realidade é mais complexo que um "simples" JIT, tem evoluído com as versões do android, mas já é fora da minha divisão, só sei detalhes com o google aberto).

Os problemas de memória e processamento já não são tão graves. No meu emprego temos várias aplicações corporativas que era um filme quando os PCs eram single cores com 1GB de RAM, mas nos dias de hoje que a configuração mínima são 4GB com um Core i3, já ninguém se queixa desses problemas. O grande problema passou a ser ter várias versões de Java instaladas em simultâneo e garantir que se tem a sub-versão certa (tem de ser 1.5.04, e não a 1.5.10) para que funcionem. Há sempre alguém que na altura do IRS actualiza o Java e deixam metade das aplicações de funcionar :P

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #5 em: 19 de Julho de 2018, 00:03 »
Os problemas de memória e processamento já não são tão graves. No meu emprego temos várias aplicações corporativas que era um filme quando os PCs eram single cores com 1GB de RAM, mas nos dias de hoje que a configuração mínima são 4GB com um Core i3, já ninguém se queixa desses problemas.

<sarcasm>
Claro..
Software lento? Solucao: aumentar as especificacoes do hardware!
Ainda bem que o hardware evoluiu, assim ja se consegue usar minimamente, nos dias de hoje, IDEs baseados no Eclipse :) ...que ha 10 anos era impraticavel usa-lo :O
</sarcasm>

:)

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #6 em: 19 de Julho de 2018, 00:11 »
Eu também pensava igual, mas depois aprendi (um bocadinho de) Python.
Quero lá saber se é interpretada e que recursos precisa, se faz o que quero com uma programação fácil e rápida, e que dali a um ano ainda consigo entender o código que fiz! Consigo fazer em horas o que nem sei como faria noutras linguagens, desde um "robot" para ganhar um concurso num joguinho em flash, até trabalhar em grafos (networkx) para projectar redes de transmissão (trabalho).
« Última modificação: 19 de Julho de 2018, 00:20 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #7 em: 19 de Julho de 2018, 00:41 »
Há já algum tempo que há a versão web "da app" entrega de IRS/IVA.

Java sempre foi bué lento na GUI, nunca entendi porquê. O Tk sempre foi super mais rápido mesmo em TCL.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #8 em: 19 de Julho de 2018, 10:13 »
Na altura em que o Java saiu em trabalhava com SUNs, os comerciais fizeram um barulho do caraças, fomos a apresentações, ainda tenho para ali um livreco chamado Hooked on Java que nunca li... Enfim,  ía fazer tudo o que não se conseguia fazer em HTML, animações, paginas dinâmicas, etc... basicamente aquilo para que hj se usa o javascript e os gifs animados.
Depois a coisa ficou por ali, ainda houve uns arrufos com as java stations mas nunca se concretizou nada.
Anos mais tarde já noutro emprego, numa empresa de networking, vendia-mos um software chamado Cisco Works, que especificava uma workstation SUN com x de memória, era um produto maduro, estavel (que em minha opinião nem era grande coisa) e que os clientes gostavam.
Depois foi convertido de C+tcl+shell para Java, a primeira versão foi um desastre, metade das funções deixaram de existir e a outra metade não trabalhava muito bem, as especificações de RAM da workstation passaram para o dobro, na altura a RAM para as SUN era super-cara, e apesar de estarmos a falar de megabytes era um investimento de umas centenas de 'contos'. Levei tanta 'porrada' à conta do Java que ainda hoje estou traumatizado.
Para mim, o principal problema é que permitiu que pessoas sem qq preparação para fazer programação comercial começaram a chamar-se programadores, foram anos e anos até que as aplicações convertidas, como o Cisco Works ou como o Websphere (WAS e MQ series) voltassem a apresentar funcionalidades e estabilidade equivalentes (e sempre com requisitos de memória muito mais elevados).
A confusão das versões é de tal ordem, que qualquer aplicação java que se prese traz a sua instalação java própria ignorando completamente o java que está instalado no sistema.
Nos últimos 2 anos a IBM tem feito um esforço para que volte a ser possível retirar os filesets de Java do AIX, estão quase lá, mas ainda há umas 2 ou 3 dependências... Não vejo nenhum movimento no sentido de quererem remover as dependências do Perl.

Em conclusão, para mim o Java é mau, fico sempre satisfeito quando vejo a Oracle (que sempre levei a mal ter comprado a SUN) dar tiros no pé desta dimensão.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #9 em: 19 de Julho de 2018, 10:35 »
A cima de tudo, o Java foi um dos pioneiros (pelo menos em escala) com o conceito de multi-plataforma, e a máxima WORA "write once, run anywhere".

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #10 em: 20 de Julho de 2018, 10:35 »
Não concordo muito, o conceito de portabilidade já existia ao nível do Fortran e do Cobol, e especialmente ao nível do C.
Só quando começou a haver grandes divergência entre os sistemas operativos se tornou evidente que não bastava recompilar o source code na plataforma de destino para ter código realmente portável.
Em certa medida os Makefiles e o autoconf permitiam essa portabilidade mas está muito longe desse WORA.

Não faço ideia como se faz isso em Java, mas gosto de ver quando um produto qq tem versões para linux, windows e mac. Mas desconfio que simplesmente escrever em java e usar uma api implementada nos 3 sistemas não garante portabilidade 'automática'.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #11 em: 20 de Julho de 2018, 13:52 »
O Java é compilado para byte-code (uma linguagem intermédia do nível do Assembly) e é isso que é suposto correr em qualquer plataforma (que tem que ter o interpretador de byte code).

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #12 em: 20 de Julho de 2018, 15:46 »
Recordo de ter ouvido falar (já nem sei quando) que havia tentativas de implementar processadores cujo Assembly era o do Java.

Descobri há 5 minutos que o assunto não morreu, mas não sei se estará moribundo ou não.

https://en.wikipedia.org/wiki/Java_processor

SC

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: O Java vai 'ter' que ser comprado
« Responder #13 em: 21 de Julho de 2018, 23:50 »
Também há (ou vi há dias um caso) um processador ARM que tem instruções Assembly específicas a serem usadas pelo JAVA ...