collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Problema fonte de alimentação?  (Lida 10545 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #15 em: 27 de Agosto de 2013, 16:47 »
aqui está um esquema da ligação do 7805 e do sensor.

isto assim funciona, mas basta ligar o servo motor aos 5V e ao micro que o 7805 dispara em calor, mas se fizer como disse anteriormente, com uma resistência pull-down, posso ter o sensor e o servo ligados que o 7805 não aquece quase nada e funciona tudo na perfeição.

só que não consigo compreender o porque, visto que aqui o lógico era funcionar tudo bem com uma de pull-up.



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #16 em: 27 de Agosto de 2013, 16:52 »
Para que é o opto-isolador, se as massas estão ligadas uma á outra, logo a isolar é que ele não está..
Avr fanboy

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #17 em: 27 de Agosto de 2013, 17:07 »
no esquema é que coloquei assim, mas eu tenho a do pino 2 à massa dos 12V e a do pino 3 à dos 5V.

vou fazer agora uma pergunta um pouco parva:

a massa que sai do terminal Jack ou seja, a massa dos 12V é a que vai para o pino 2 do 7805 certo?

e essa massa do 7805 é que vai ser a massa do micro e de tudo que seja alimentado a 5V certo?

assim a massa do circuito vai ser toda a mesma certo?

existe alguma maneira de isolar as massas?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #18 em: 27 de Agosto de 2013, 17:22 »
Tens esse opto mal ligado. Devia estar assim.


Para saber se está bem ligado e a funcionar, substitui o opto por um LED normal. Tem de acender quando o sensor é activado.

Para isolar as massas precisas de 2 alimentações independentes.

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #19 em: 27 de Agosto de 2013, 17:53 »
e não leva nenhuma resistência na saída? esse está igual ao meu, a única diferença é a resistência de 1k e eu tenho de 1.2k e que eu tenho uma na saída e esse não.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #20 em: 27 de Agosto de 2013, 18:15 »
Não é igual... o teu opto está entre o GND e a saída do sensor, ao contrário do desenho.

Testa com um LED.

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #21 em: 27 de Agosto de 2013, 18:17 »
o led acende e apaga, mas quando coloco o opto e faço as ligações como no esquema, tenho sempre 0V na saída.

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #22 em: 27 de Agosto de 2013, 18:21 »
para ter os 5V-0V na saída com este esquema, só com resistência de pull-up no colector.

mas a partir do momento que ligo o colector ao pino do atmega.... fica sempre a 0V
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, 18:24 por Montenegr0 »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #23 em: 27 de Agosto de 2013, 18:24 »
Não estás a falar do LED que o sensor tem?

Eu estou a dizer para pôr um LED no lugar do optoisolador. Se o sensor for do modelo que dizes e as ligações estiverem como mostras, trocando o opto por um LED(do lado do sensor), não é possivel acender se não estiver algo avariado.



 

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #24 em: 27 de Agosto de 2013, 18:26 »
Não estás a falar do LED que o sensor tem?

Eu estou a dizer para pôr um LED no lugar do optoisolador. Se o sensor for do modelo que dizes e as ligações estiverem como mostras, trocando o opto por um LED(do lado do sensor), não é possivel acender se não estiver algo avariado.

eu já fiz isso, troquei o opto por um led... e ele acende e apaga consoante o sensor detecta ou não.. só que quando substitu-o o led novamente pelo opto.. internamente o led do opto deve acender, mas na saída não tenho tensão nenhuma..

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #25 em: 27 de Agosto de 2013, 18:34 »
vamos esquecer o opto por um pouco, porque é que se eu ligar o sinal do sensor a uma resistência de pull up... obtenho 8V-0V quando acciono ou não o sensor?

porque não tenho os 5V-0V?

estou a utilizar uma resistência de 10k

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #26 em: 27 de Agosto de 2013, 22:15 »
desliguei tudo e tornei a ligar e cheguei a brilhante conclusão que afinal o que faz disparar a temperatura do regulador são os 2 servos... mas apenas a partir do momento em que os ligo ao micro.

ou seja, estão ambos alimentados e tudo tranquilo, mas mal os ligo ao micro a temperatura dispara..mesmo que não estejam em movimento.. é quase instantâneo..

será mesmo da diferença dos 12 para os 5V que o regulador tem que dissipar? ou será por outro motivo?

de momento não tenho nenhum, mas vou experimentar colocar um 7809 antes do 7805 para ver se com menos diferença ele não aquece tanto.. acham que será uma boa solução? assim até ligo outras coisas ao 7809.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #27 em: 27 de Agosto de 2013, 22:51 »
Pelo circuito e descrição, acho que tens sensores PNP, mas como estão ligado funcionam bem (com os opto), deixa estar.

A dissipação vai ser a mesma, mas dividida pelos 2 reguladores. São reguladores lineares, não fogem ao P=UI . Alternativas só usar uma segunda fonte para os 5V, ou arranjar um regulador comutado.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #28 em: 27 de Agosto de 2013, 22:59 »
O 7805 tem que dissipar o "excesso de tensão", ou seja, 12 - 5 = 7V. Se estiver a passar por ele 0.3A, a dissipação é de 7V x 0.3A = 2.1W . Posso dizer-te, para referência, que um 7805 a dissipar cerca de 0.2W já o deixa quase a escaldar ao toque.

O Njay já tinha feito a conta. Imaginando que o tens a 0.2W, só podes ter um consumo de 0.2=(12-5)*I (=) I = 29mA

Portanto, faz as contas. qual o consumo total do circuito? pensa num conversor comutado, step-down. A texas tem disso e manda amostras grátis.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #29 em: 28 de Agosto de 2013, 00:06 »
O 7805 tem que dissipar o "excesso de tensão", ou seja, 12 - 5 = 7V. Se estiver a passar por ele 0.3A, a dissipação é de 7V x 0.3A = 2.1W . Posso dizer-te, para referência, que um 7805 a dissipar cerca de 0.2W já o deixa quase a escaldar ao toque.

O Njay já tinha feito a conta. Imaginando que o tens a 0.2W, só podes ter um consumo de 0.2=(12-5)*I (=) I = 29mA

Portanto, faz as contas. qual o consumo total do circuito? pensa num conversor comutado, step-down. A texas tem disso e manda amostras grátis.

nunca trabalhei com isso, ninguém tem nenhum circuito fiável que possa mostrar aqui? um que baixe dos 12V para os 5V