collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Problema fonte de alimentação?  (Lida 10330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Problema fonte de alimentação?
« em: 26 de Agosto de 2013, 19:40 »
Estou a montar um novo projeto e estou com um problema que gostaria que me pudessem ajudar.

eu tenho uma fonte 12V DC 1A, nesta fonte está ligado um sensor indutivo e um regulador de tensão LM7805CV.

No regulador de tensão está ligado um microcontrolador, e um servo motor.

o sensor indutivo está ligado a um optoacoplador que por sua vez vai ligar ao microcontrolador. ( o accionamento deste sensor faz mover o servo)


o problema é que quando ligo a fonte o regulador começa a aquecer bastante, mas apenas se tiver o sensor indutivo ligado, se o desligar ele arrefece.

sei que se ele aquecer demais vai danifica-lo por isso já lhe coloquei um dissipador de calor e já não aquece tanto, o problema é que ainda terei de acrescentar mais 3 sensores e um servo ao projeto.

se com apenas 1 sensor ele aquece muito imagino com 4

penso que o problema seja que só o sensor tem uma corrente de saída de 300mA, e o 1A da fonte não seja suficiente para tudo.


também já troquei a fonte por uma outra de 12V 2A e o 7805 por um 78S05 mas mesmo assim ele aquece.

ele com o dissipador aquece bastante, mas nada que não seja suportável ao toque.. o problema é quando lhe acrescentar o resto dos sensores e o servo, ai sim tenho medo que aqueça até estragar.


e o que acho mais estranho é que a alimentação do sensor são os 12V da fonte, porque é que o regulador aquece se o sensor estiver ligado?

será que me poderiam ajudar num solução?


« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 19:46 por Montenegr0 »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #1 em: 26 de Agosto de 2013, 19:50 »
O 7805 tem que dissipar o "excesso de tensão", ou seja, 12 - 5 = 7V. Se estiver a passar por ele 0.3A, a dissipação é de 7V x 0.3A = 2.1W . Posso dizer-te, para referência, que um 7805 a dissipar cerca de 0.2W já o deixa quase a escaldar ao toque.

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #2 em: 26 de Agosto de 2013, 20:13 »
pois um dos motivos poderá ser o facto de ter uma tensão de entrada de mais do dobro,
será que um 7809 a seguir à fonte e um 7805 ligado neste irá resolver um pouco a situação?

os sensores tem alimentação 6-36V e assim ligava-os ao 7809, e os servo e o micro ao 7805.


Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #3 em: 26 de Agosto de 2013, 20:56 »
Mas se os tais sensores que são os principais "consumidores" de energia estão ligados antes do regulador, a sua ligaçao nao deveria influenciar o regulador. Nao será nenhum problema de estibilidade? (Palpite de um leigo no assunto)


Cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #4 em: 26 de Agosto de 2013, 21:44 »
Se isso são os tais sensores com saida em colector aberto, liga isso directamente aos 12v, se não, regulador comutado ou dissipador gigante, e mesmo assim com TO-220 não deves ir muito longe.
Avr fanboy

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #5 em: 26 de Agosto de 2013, 22:26 »
pois mas eles já estão ligados directamente aos 12V.

o problema é que não sei o porque destes estando directamente ligados aos 12V influenciarem o 7805, fazendo-o aquecer muito quando ligados e nada quando não estão.



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #6 em: 26 de Agosto de 2013, 22:58 »
Tens condensadores no 7805 à entrada e saída?

Como ligaste os sensores ao micro?
Podes disponibilizar a  datasheet dos mesmo?

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #7 em: 26 de Agosto de 2013, 23:59 »
Tens condensadores no 7805 à entrada e saída?

Como ligaste os sensores ao micro?
Podes disponibilizar a  datasheet dos mesmo?

sim tenho um de 10uF na entrada e um de 0.1uF na saída.

os sensores tem 3 terminais, 2 de alimentação e um de sinal, os de alimentação estão aos 12V e o de sinal vai a um optoacoplador PC817 e daí saí para o micro.

não tenho datasheet dos sensores, apenas sei estas caracteristicas:

Voltage: DC 6-36V
Output current: 300mA
3 Wire
Polarity: NPN
Ouput Status: Normally Open
Part number: LJ12A3-4-Z/BX
Detection objects: Conductor

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #8 em: 27 de Agosto de 2013, 01:29 »
Mais capacidade nisso, possivelmente o regulador começa a oscilar.
Avr fanboy

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #9 em: 27 de Agosto de 2013, 01:56 »
Mais capacidade nisso, possivelmente o regulador começa a oscilar.

um de 220u na entrada e um de 47u na saída poderá resolver alguma coisa?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #10 em: 27 de Agosto de 2013, 11:32 »
Tens pull-ups no optoacoplador? A saída do sensor indutivo é Open-Collector, precisas de uma resistência para o optoacoplador, e a saída do opto também é OC, também tem de levar resistência.
Podes mostrar um diagrama das ligações?

Mas isso em principio não aumentava o consumo no 7805, excepto se estiver mal ligado. Como já disseram, mete capacidade do 7805. Confirma que as entradas do micro estão devidamente configuradas no código, isso aumentava o consumo e pode-te dar cabo do micro.


Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #11 em: 27 de Agosto de 2013, 12:14 »
Tens pull-ups no optoacoplador? A saída do sensor indutivo é Open-Collector, precisas de uma resistência para o optoacoplador, e a saída do opto também é OC, também tem de levar resistência.
Podes mostrar um diagrama das ligações?

Mas isso em principio não aumentava o consumo no 7805, excepto se estiver mal ligado. Como já disseram, mete capacidade do 7805. Confirma que as entradas do micro estão devidamente configuradas no código, isso aumentava o consumo e pode-te dar cabo do micro.

Pois eu diria que o mal pode vir do condicionamento de sinal que tens entre os sensores e o micro. Mete um esquema para a malta ver, senão é lixado. Porque não sabemos o consumo que tens no lado dos +5V para os sinais dos sensores, pode estar a fazer alguma coisa mal.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Montenegr0

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #12 em: 27 de Agosto de 2013, 13:00 »
de momento não estou em casa, logo meto aqui um esquema.

mas ontem ainda fiz uma experiência:

desliguei o sinal do sensor do optoacoplador e então experimentei liga-lo simplesmente a uma resistência de pull-up 10k aos 5V, com o multímetro dava cerca de 8-9V quando não detectava objecto e 0V quando detectava objecto.

experimentei colocar a resistência como pull-down e voilá..... 5V quando não detectava objecto e 0V quando detectava objecto.

liguei então ao micro.... e já não aqueceu o 7805 e funcionou tudo bem ( foi um teste de 2min. hoje testo mais tempo)


agora eu pergunto, será que em vez de ter uma resistência de pull-up deveria ter uma pull-down? seria esse o problema?  porque eu estava na ideia que tinha que ser uma de pull-up, mas obtive os valores que queria com a de pull-down.



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #13 em: 27 de Agosto de 2013, 13:51 »
Alguma coisa aí está errada.
Se a saída do sensor é colector aberto, não pode fornecer corrente, só absorver, e para o GND.
Ou o sensor não é do modelo certo, ou está mal ligado.


Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Problema fonte de alimentação?
« Responder #14 em: 27 de Agosto de 2013, 14:40 »
Logo mete aí o esquema porque assim é complicado ajudar, até porque nem sabemos valor de resistências nem nada ;) Mas já viste que o problema é daí, portanto há-de ser fácil de resolver (com o esquema)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein