collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte de bancada com fonte de pc  (Lida 41683 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #30 em: 27 de Agosto de 2010, 19:02 »
n conheço xD

ahah :D

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #31 em: 03 de Setembro de 2010, 17:25 »
eu tenho duas fontes no meu "laboratório" :D

tenho uma atx de pc, alterada...é um fonte com bastante potência. utilizo basicamente para ligar o carregador de baterias pois tem força para aguentar com ele.

depois tenho uma fonte que eu fiz, com voltagens regulaveis de -30V a 30V e mais ou menos 2A, e com algumas tensões fixas...Óptima para testar trabalhos práticos.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #32 em: 13 de Abril de 2012, 17:35 »

Explicacao basica do que fazer para transformar a ATX. Nao te esquecas que a amperagem dos 5V e a maior, dai a que requer a resistencia wirewound de 10 Ohms( ha quem tenha usado 5 mas nao rcomendo, por uma questao de seguranca, a nao ser que tenhas muita confianca no que la ligares e no teu conhecimento )
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline JPTuga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #33 em: 13 de Abril de 2012, 19:33 »
Boa, está com bom aspecto...  ???

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #34 em: 13 de Abril de 2012, 22:11 »
Essa resistência era precisa nas fontes muito antigas, porque não funcionavam sem carga, ou melhor não conseguiam regular a voltagem sem uma carga, tipicamente nos 5v porque só a saida de 5v dos transformadores é que era usada para feedback, sendo os 12v obtidos de outro enrolamento e confiando que o rácio de voltas de fio garante que com 5v estáveis se obtém 12v estáveis.
Mas a fonte atx do meu antigo pc que tem quase 10 anos funciona perfeitamente sem carga, assim como outra fonte que comprei á uns meses.
Avr fanboy

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #35 em: 14 de Abril de 2012, 17:18 »
Essa resistência era precisa nas fontes muito antigas, porque não funcionavam sem carga, ou melhor não conseguiam regular a voltagem sem uma carga, tipicamente nos 5v porque só a saida de 5v dos transformadores é que era usada para feedback, sendo os 12v obtidos de outro enrolamento e confiando que o rácio de voltas de fio garante que com 5v estáveis se obtém 12v estáveis.
Mas a fonte atx do meu antigo pc que tem quase 10 anos funciona perfeitamente sem carga, assim como outra fonte que comprei á uns meses.
Pensei que todas as ATX's precisavam de uma carga para poder abrir o circuito...Pensei alias que isso era uma das coisas que todas as ATX partilhavam, para ser sincero ( POsso estar errado). Mesmo assim, esta explicacao nao deixa de ser viavel ja que depois de ter aberto tantas fontes ATX, ainda nao encontrei uma que nao precisasse de uma carga.  E nao era nos 5 V...Era apenas uma maneira de ter stand by atraves dos fios power on e o stand by. Apens referi a resistencia de 10 Ohms no de 5V porque e o que transporta mais amperagem ! Uma questao de seguranca !
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #36 em: 14 de Abril de 2012, 18:25 »
sendo as fontes atx comutadas precisam sempre de ter uma carga no output, se procurares deve estar por lá um IC a fazer essa carga, possivelmente em TO-92

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #37 em: 15 de Abril de 2012, 02:15 »
sendo as fontes atx comutadas precisam sempre de ter uma carga no output, se procurares deve estar por lá um IC a fazer essa carga, possivelmente em TO-92
Que so e activada aquando o botao de stand by e premido correcto ?!
Estou bem ciente disso, ja que utilizei o mesmo truque em varios projectos, atraves de uma voltagem de referencia( normalmente atraves de um chip dedicado) para entregar essa carga. E por isso que achei estranho dizerem que nao precisava !
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #38 em: 04 de Julho de 2012, 10:02 »
Boas, já agora deixo aqui a minha......



Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #39 em: 04 de Julho de 2012, 12:35 »
O pessoal do dangerous prototypes facilitou um bocado o processo: http://dangerousprototypes.com/docs/ATX_Breakout_Board :) Não é que seja difícil, é mais para quem seja preguiçoso :p

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #40 em: 04 de Julho de 2012, 12:53 »
O pessoal do dangerous prototypes facilitou um bocado o processo: http://dangerousprototypes.com/docs/ATX_Breakout_Board :) Não é que seja difícil, é mais para quem seja preguiçoso :p

Atenção que esta breakout tb tem fusiveis e outros circuitos de protecção, ou seja, não é só para preguiçosos é tambem para teres mais segurança e mais qualidade.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #41 em: 04 de Julho de 2012, 13:29 »
Sim parece jeitoso....mas so vai ate aos 1,25A, para esses ampreres e pelo preço tenho os transformadores variáveis tipo do chineses mas estabilizados.

Ainda assim preferia voltar a fazer tudo de novo hehehehehe isto para ter 15A e uma tensão regulada de 0~12V, a próxima( mas nao para ja nem tão depressa) irei fazer com mais Amperes, talvez para os 60 ou ate mais.

Abraço.
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 13:35 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #42 em: 04 de Julho de 2012, 14:12 »
15A já é uma corrente jeitosa, e então 60A só com uma fonte comutada.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #43 em: 04 de Julho de 2012, 14:17 »
Pertendo fazer como fiz essa, mas a ver ;)

....a de 60 ou mais é para usar em CB com alfa. nao como bancada, esqueci-me de referir isso sry.

Abraço
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 14:28 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Fonte de bancada com fonte de pc
« Responder #44 em: 04 de Julho de 2012, 22:13 »
tambem estou a pensar em adaptar a minha atx
e pelo o que li, podemos controlar a fonte pelo power ON, e nao só, que quando esta nao esta activo(atençao que é em logica negativa) da para ter alguma corrente no 5v, suficiente para alimentar o ardunio(por ex).Penso que uma boa opçao é por um switch ou se for um projecto com um microcontrolador, liga-lo com esse quando for preciso
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 22:14 por pmj_pedro »