collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Cubot - Minisumo  (Lida 5268 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Cubot - Minisumo
« em: 02 de Setembro de 2010, 13:26 »
Boas

Venho aqui apresentar o meu novo projecto.
Este robo vai ser um robo para a categoria Minisumo (espero eu), visto que pelo menos tem as dimensões para o efeito, só falta confirmar o peso pois ainda estou em fase de projecto.

Já Agora o material que estou a pensar utilizar é:

2 - Mini servos ES-05 JR da Modelcraft alterados para rotação continua
1 - Sensor Sharp GP2D120 para detectar o adversário, que estou à espera que chegue da loja lusorobotica.
2 - Sensores QRD1114 para detectar o limite do ringue. Possivelmente poderei colocar mais mas por enquanto a ideia é só colocar 2 à frente.
1 - Pololu Ball caster 3/8'' à frente.
2 - Rodas que tirei de um carro do meu filho (ainda hoje me pergunta por ele).
1 - Placa Pcb personalizada, com a utilização de um PIC16F84. Mais uma vez não sei se irá dar com este Pic mas acho que sim.
Em relação a alimentação ainda não sei como vou fazer, mas assim de inicio estava a pensar em duas pilhas de 9V, e neste aspecto, como nos outros, aceito sugestões, criticas, etc.

O andamento do robo é o seguinte:

Projecto - 100%
Esquema eléctrico - 100% (mas pode sofrer alterações) e ainda não resolvi o problema da placa pcb que está neste topico http://lusorobotica.com/index.php?topic=2727.msg27280#msg27280
Construção - 10% (já tenho o acrilico 3mm)
Programação - 0%

Fiz o projecto no Sketchup e deixo aqui umas imagens para o pessoal ver.


Esta é uma imagem mais artistica :P e o robo todo desmontado.


Esta imagem com mais detalhe.


Nesta imagem podem ver do lado esquerdo o miolo do robo que vai ser introduzido no esqueleto (Cubo Branco). Na imagem da direita é o robo todo montado.



Nesta imagem podem o robo visto por baixo.

Agora vou passar à fase de construção e sempre que der vou dando noticias.
Mais uma vez aceito de bom grado as vossas sugestões.

Abraços e espero que gostem
Visitem os Açores vale a pena.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Cubot - Minisumo
« Responder #1 em: 02 de Setembro de 2010, 14:23 »
Gostei dos modelos 3D, o que usaste para a primeira imagem? photoshop ou algum plug in para o sketch up?
Boa sorte com o projecto, vai postando  :)

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Cubot - Minisumo
« Responder #2 em: 02 de Setembro de 2010, 14:25 »
tambem achei engraçado..

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re: Cubot - Minisumo
« Responder #3 em: 02 de Setembro de 2010, 15:25 »
Boas

Foi no sketchup tem lá a opção de styles e tem imensos estilos. Em todas as imagens tem estilos do sketchup.
Obrigado pelos comentários.
Já comecei a cortar peças, eu depois vou colocando fotos.
Já agora amando96, já viste a placa pcb? conseguiste fazer melhor do que 80% das pistas?
Andei um pouco ocupado com o projecto do cubot que não volte a pegar no esquema.

Abraços
Visitem os Açores vale a pena.

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re: Cubot - Minisumo
« Responder #4 em: 16 de Setembro de 2010, 16:47 »
Boas

Trago novidades em relação ao Cubot:

A construção está a 99%, isto porque poderá a ser necessário alguns ajustes.

Deixo aqui fotos para compararem com os modelos 3D e verem o resultado final da construção do Cubot.










Agora só falta esperar que o material em falta chegue para começar a realizar testes para depois fazer o pcb.

Entretanto com o esquema que já fiz, e que penso que agora não vá sofrer mais alterações fiz esta placa no sprit layout, já que não consegui fazer no eagle.



Esta pcb foi feita através do esquema deixo em anexo e que sofreu algumas alterações em relação ao que está neste tópico http://lusorobotica.com/index.php?topic=2727.msg27280#msg27280.

Também vou começar a pensar num código para pôr o bicho a rolar, nada de muito complexo, pois só tenho 3 sensores, e aqui é que irei vos chatear mais, pois é onde tenho mais dificuldades. Por isso se alguém sabe de como me orientar neste aspecto eu agradecia.

Mais uma vez conto com o vosso espírito critico para levar a cabo este projecto.
Visitem os Açores vale a pena.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Cubot - Minisumo
« Responder #5 em: 17 de Setembro de 2010, 00:19 »
está muito bonito...está praticamente igual ao modelo do projecto! :D

Esses "mini servos" é que me parecem algo frageis para o tipo de robô que é, mas são perfeitos em tamanho...


off-topic: ainda vou ter de conseguir tirar 1 cm ao meu mini sumo para ficar com 10cm :D

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re: Cubot - Minisumo
« Responder #6 em: 17 de Setembro de 2010, 10:49 »

Obrigado, não sofreu quase nenhumas alterações em relação ao modelo , a única coisa que mudou foi uns cúbitos de acrílico para reforçar o cubo. O facto de ter criado primeiro o modelo 3D fez com que eu corrigisse alguns erros antes da construção e facilitou em muito a construção, por isso aconselho a criação de um modelos 3D antes da criação de algum robo, porque nem é difícil trabalhar no Sketchup, perde-se algum tempo na concepção mas ganha-se em tempo na construção e se calhar dinheiro porque comete-se menos erros.
Em relação aos servos ainda não os testei para ver como se portam. Estou a preparar um tutorial para os alterar para rotação continua e como ainda não tive tempo, um deles ainda é normal. Mas acho que estes servos têm uma força de +/- 1kg/cm.
Assim que o servo esteja modificado posto um vídeo dele a andar.

Citar
off-topic: ainda vou ter de conseguir tirar 1 cm ao meu mini sumo para ficar com 10cm :D
Recomendo a utilização de um serrote :P.
Visitem os Açores vale a pena.