collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlo de motor de passo sem PC  (Lida 4114 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Flávio S.N.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Controlo de motor de passo sem PC
« em: 15 de Março de 2012, 16:44 »
Boas Tardes.
Espero não me estar a enganar no local para postar isto.

Eu ando com 1 projecto entre maos ao qual tenciono controlar romotamente um motor de passo num modelo RC (barco)
A ideia é manobrar uma grua no conves e queria fazer isso a partir do receptor de 4 canais utilizando as saidas para os servos.

Arranjei apos alguma pesquisa um esquema com o nosso amigo 555 para conseguir controlar o motor de passo sem ajuda de 1 Pc
[/img]

Ou
http://www.google.pt/imgres?q=controle+de+motor+de+passo&um=1&hl=pt-PT&sa=N&biw=1280&bih=628&tbm=isch&tbnid=ZFrLBhQCxAx-UM:&imgrefurl=http://www2.eletronica.org/forum-de-discussoes/geral/526096426/&docid=d7AKdwvXB9RwxM&imgurl=http://www.jonasbairros.xpg.com.br/controlador%252520de%252520motor%252520de%252520passo%252520n.gif&w=1421&h=1000&ei=vxtiT7SXLqGj0QWB5v27CA&zoom=1&iact=rc&dur=63&sig=102021780674356665543&page=1&tbnh=121&tbnw=172&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=59&ty=84

Agora a dificuldade começa em S1 e S2. a ideia seria controlar esses "interruptores" com a saida do receptor que se utiliza para controlar os servos.
se conseguir fazer isso fico com o control do motor de passo à distancia.
Tenho feio uma pesquisa segundo me vou lembrando do que aprendi e ja li que os mosfet e o transistores conseguem fazer de interruptores mas ainda não estou a ver como o fazer.
A dificuldade tambem passa pelo facto de que o motor de passo ser alimentado com 12V por uma bateria a parte do receptor.

Será que alguem me consegue dar uma ajuda nisto, ou entao ja ter um esquema feito para este tipo de efeito?
Agradeço imenso a ajuda que me possam vir a dar

Cump Flávio C.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Controlo de motor de passo sem PC
« Responder #1 em: 21 de Março de 2012, 17:30 »
Tem de ser mesmo um motor de passo?

Porque nao usas um servo, por exemplo?

Offline Flávio S.N.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Controlo de motor de passo sem PC
« Responder #2 em: 22 de Março de 2012, 11:15 »
Boas, esta necessidade de usar motores de passo apareceu porque grande parte dos modelistas que criam os seus barcos de raiz andam sempre a cata de peças e as impressoras sao muito desejadas pelas suas correias e motores e apanha-se muitos motores de passo e o pessoal não sabe o que lhes fazer "ficam de parte" eu como gosto de electronica e percebo um pouco estou a tentar arranjar uma solução com componentes "usuais" sem ter de recorrer a microcontroladores programados porque o pessoal não os sabe programar, tal como eu não sei.
Ja arranjei um esquema que faz o controlo do motor de passo sem ser preciso o PC como ja referi e recentemente consegui com 2 reles e 2 diodos criar 2 interruptores para acionar S1 ou S2 e fazer o motor rodar a Esq ou à Drt, agora eu queria era conseguir trocar a polaridade dos terminais à entrada dos relés para conseguir os controlar.
A minha grande dificuldade é arranjar algo que faça isso sem recorrer a microcontroladores.
este problema podia ser resolvido com um servo a pressionar S1 ou S2, mas ter 1 servo a controlar 1 motor parece 1 solução de desenrrasca e eu queria mesmo algo com fundamento.

À entrada temos um sinal PWM positivo que é constante e varia entre os 1ms e os 2ms sendo que em 1,5ms o servo esta na sua posição central e parado, 1ms volta à Esq e 2ms volta à Drt.
Com estes dados de entrada, o ideal seria arranjar um chip tipo 555 que le-se a onda de entrada descodificar o sinal e criar 2 interruptores.

Espero me ter explicado bem.

Cumprimento Flávio Correia

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de motor de passo sem PC
« Responder #3 em: 22 de Março de 2012, 11:41 »
Mas um motor de passo consome quantidades monstruosas de energia, um servo é mais leve, controlo directo e consome muito menos.
Avr fanboy

Offline Flávio S.N.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Controlo de motor de passo sem PC
« Responder #4 em: 22 de Março de 2012, 13:28 »
Pois, essa parte ja não sabia porque nunca tive nenhum ligado a 1 bateria e ver quanto tempo dura.
Se o consumo for muito então é para por de parte essa hipotese de o colocar a funcionar com baterias.
Hum...
então e não ha nenhuma maneira de transformar 1 motor de passo para 1 motor normal?