collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Aplicação de IC TP4056 - dissipador  (Lida 4406 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« em: 16 de Janeiro de 2020, 14:42 »
Olá  a todos.

Preciso mandar fazer um impresso e preciso de nele aplicar o TP4056.

http://www.tp4056.com/d/tp4056.pdf

A pégada é esta (Kicad):

Package_SO:HSOP-8-1EP_3.9x4.9mm_P1.27mm_EP2.41x3.1mm_ThermalVias

Este integrado tem na barriga uma zona para aplicação de um dissipador muito embora o próprio impresso seja habitualmente suficiente. A porra é que ... para que a dissipação funcione razoavelmente bem parece-me que a barriga do gajo deve ser soldada ao impresso e esta hipótese aplicada manualmente parece-me ter boas hipóteses se vir a dar raia.

Estou a pensar deixar um buraco no PCB por debaixo do IC para lhe aplicar de alguma forma um dissipadorzeco em alumínio mesmo que eu tenha que fresar o dissipador. Coisa para prender com uma molita fazendo quase força nenhuma.

Ocorreu-me ainda a hipótese de o soldar de patas para o ar :)

Que vos parece?

Obrigado,
SC



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2020, 16:18 »
O IC (supostamente) tem proteção termica, se meteres uma dissipação anémica só demora mais a carregar.

Dissipação extra só é necessária se o fores usar perto dos limites. Para solar a barriga do mesmo, um truque que se pode usar se mandares fazer a PCB é meter uma boa dose de vias no pad, estanhar o mesmo e o IC, e depois dar calor do lado oposto da PCB com um ferro mais jeitoso enquanto  soldas o IC ao pad.
Olha aqui uma demonstração do género do que sugiro:



Se queres mesmo meter um dissipador, podes colocar por cima, que não sendo tão eficiente, para a maior parte dos casos que já vi é suficiente (é como se costuma fazer nos módulos driver de stepper com o A4988 ou DRV8825)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2020, 16:23 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2020, 16:21 »
Bem conhecido esse IC, e bem usado em carregadores de lithium  :)
Normalmente é acompanhado pelo D0W01x quando se inclui uma bateria e queremos protege-la de sobrecarga e descarga.



Se o teu circuito for apenas para carregar, então basta o TP4046.
Há duas formas de se soldar esse IC, ou colocando massa térmica entre o IC e o cobre onde pousa,
ou recorrendo a uma estação de ar quente, pistola de ar quente em último caso.

·Lead Temp.(Soldering, 10sec):260?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2020, 10:41 »
Se não tens ar quente, a solução caseira é mesmo uma via de 1.5-2mm no centro do pad térmico, ligado a um plano, soldas o bicho normalmente, viras ao contrário, fluxo, ferro e soldar para dentro da via durante uns 15-25 segundos, e fica resolvido.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #4 em: 20 de Janeiro de 2020, 22:37 »
Embora ainda esteja indeciso, eu já lá tinha colocado um footprint com 6 pads para esse efeito.

Entretanto estou a usar o Kicad e o FreeRouter e a coisa não parece indo mal.

Ainda não percebi como conseguir definir facilmente que determinado tipo de pistas (por função) sejam mais largas que as outras. Tenho-o conseguido no PCBnew mas tem que ser à pata procurando saber na salgalhada o nome das candidatas e fazer com que pertençam à classe que tem essas características.

Vou simpatizando mais com o Kicad. Espero dentro de poucos dias poder encomendar um impresso 10x10cm à JLCPCB.

Abraço
SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #5 em: 20 de Janeiro de 2020, 23:15 »
File->Board Setup->Design Rules->Net Classes

Defines uma classe com os parâmetros que queres e atribuis essa classe às nets que pretendes.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #6 em: 21 de Janeiro de 2020, 01:26 »
Isso é o que tenho feito. O que não parece possível é aplicar a classe seleccionando directamente nas nets. Mais, quando a tabela está aberta a janela do PCB fica inactiva não permitindo pescar mais nomes de nets.

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #7 em: 21 de Janeiro de 2020, 11:13 »
Descobri isto, vou investigar.

"Highlight a net by marking its wires and net labels with a different color. If KiCad runs in project mode then copper corresponding to the selected net will be highlighted in Pcbnew as well."

https://docs.kicad-pcb.org/5.1.5/en/eeschema/eeschema.html

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #8 em: 21 de Janeiro de 2020, 11:36 »
Ok.

Descobri esta coisa, funciona, e é uma boa ajuda:

"If you want to highlight a net in both by selecting it in one then you need to have the highlight tool active in both of them. (press the highlight button in both tools, click on the trace or wire belonging to the net you want to hightlight.)"

https://www.reddit.com/r/KiCad/comments/agxiow/highlight_nets_in_eeschema/

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #9 em: 21 de Janeiro de 2020, 14:24 »
[Vou corrigir, o pino 9 é V+]
[Coloquei posteriormente uma imagem]

Há mais um mistério.

Nalguns desenhos, nomeadamente num esquema que fui abarbatar algures, o TP4056 aparece com mais um 'pino', o 9, que corresponde ao corpo (dissipador) e que será também uma ligação a V+.



Aplicado no Kicad PCB, etc, o gajo liga, como é de esperar, o pino 4 ao dissipador.

A porra é que não encontro em lado algum algo que diga que o dissipador terá a mesma função que o pino 4 e/ou se deverá ser usado para algo mais que para a dissipação de calor.

Alguém sabe algo deste mistério? Estou inclinado, por causa das tosses, a deixar o tal pino 9 flutuante, usando-o apenas como dissipador.

Abraço
SC
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2020, 16:14 por SerraCabo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #10 em: 21 de Janeiro de 2020, 14:34 »
A olhar para fotos de breakout boards desse chip o pad térmico do encapsulamento é ligado ao Vcc, a datasheet não diz nada sobre o assunto, mas não é de espantar que esteja ligado a Vcc.

Em caso de duvida, mede a continuidade do pad ao pino 4 num chip..
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #11 em: 21 de Janeiro de 2020, 19:00 »
O pad inferior está ligado à massa e não ao Vcc.
Está na datasheet:
"Available Radiator in 8-Lead SOP Package, the Radiator need connect GND or impending"

(não descobri sozinho, o reddit deu uma ajuda: https://www.reddit.com/r/AskElectronics/comments/8x2ojb/tp4056_sop8_pad_where_to_connect/)



Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #12 em: 21 de Janeiro de 2020, 19:27 »
Estarei errado ao pensar que bastaria ver a continuidade ao pino de GND (ou ao VCC) para saber onde ligar o pad ???? Ou há situações onde isto não pode ser feito ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #13 em: 21 de Janeiro de 2020, 23:07 »
O dissipador do que aqui tenho está ligado ao pino 4 (Vcc). Se calhar o dissipador está internamente isolado, devendo eventualmente ficar ligado a qualquer coisa que em termos de acoplamento AC esteja à massa (pino 3 é massa e o 4 não estará longe disso) ... "or impending"?.

Estou a medir na placa (de um zingarelho que comprei feito). O pino 4 tem continuidade ao plano de cobre que tem as vias na zona do dissipador. Medindo nas vias, o plano de cobre ligado ao dissipador dá perto de zero Ohm ao pino 4 e não dá nada de relevante ao pino 3.

A impressão com que fico é que electricamente flutuante é que o dissipador não deve ficar.

Que bruxedo.
SC
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2020, 23:12 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Aplicação de IC TP4056 - dissipador
« Responder #14 em: 22 de Janeiro de 2020, 00:26 »
Não posso desmontar as plaquitas que aqui tenho (2), porque, por um lado preciso delas e por outro não sei se os ICs sobreviveriam à extracção.

Estou à espera que chegue um saco desses ICs mas ainda demora tempo e, entretanto, queria encomendar o impresso.

Amanhã vou ver se investigo novamente algo mais sobre isso. Não tenho conseguido encontrar nada de substantivo. O link do jm_araujo é capaz de ajudar.

SC