collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.  (Lida 19450 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #15 em: 26 de Maio de 2014, 15:41 »
Concordo que se deve ler os folhetos técnicos e medir e calcular valores.

Um pouco de redução no brilho com a redução da corrente sem levar a lâmpada aos limites é bom para o material: as lâmpadas, bem como para a placa com L298.

Estamos nos limites com só uma placa, é aconselhável o uso para cada conjunto de 5 lâmpadas.

Os FETs de potência são também caros! Fica aqui uma nota que não tenho nenhuma rivalidade ou desprezo pelos conhecimentos técnicos de qualquer um dos membros do espaço. O conhecimento adquire-se e nem todos sabemos tudo. A nossa relação neste espaço deteriorou-se quando o Starrider esteve a publicar um trabalho seu de forno. Coninuo a pensar que controlar um forno com PC não é boa ideia.



« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 15:45 por Tayeb »

StarRider

  • Visitante
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #16 em: 26 de Maio de 2014, 15:43 »
Concordo que se deve ler os folhetos técnicos e medir e calcular valores.

Um pouco de redução no brilho com a redução da corrente sem levar a lâmpada aos limites é bom para o material: as lâmapdas, bem como para a placa com L298.

Estamos nos limites com só uma placa, é aconselhável o uso para cada conjunto de 5 lâmpadas.

Os FETs de potência são também caros!

Ok, assim já nos estamos a entender. Tenho que dar os parabéns por ter recolhido o seu erro, todos
nós num momento ou outro erramos, afinal somos humanos.

Abraços,
PA

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #17 em: 26 de Maio de 2014, 15:50 »
Concordo que se deve ler os folhetos técnicos e medir e calcular valores.

Um pouco de redução no brilho com a redução da corrente sem levar a lâmpada aos limites é bom para o material: as lâmapdas, bem como para a placa com L298.

Estamos nos limites com só uma placa, é aconselhável o uso para cada conjunto de 5 lâmpadas.

Os FETs de potência são também caros!

Ok, assim já nos estamos a entender. Tenho que dar os parabéns por ter recolhido o seu erro, todos
nós num momento ou outro erramos, afinal somos humanos.

Abraços,
PA

Não errei ,um lapso sim (se não concordar). Tenho muito mais anos que o Starrider. E acredite que não comprei o meu diploma universitário.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #18 em: 26 de Maio de 2014, 17:00 »
Os FETs de potência são também caros!

Nem por isso.
Os últimos que comprei foram IRLZ44N, o RDS(on) é especificado para VGS a 5V (comuta em pleno com níveis lógicos).

Com VGS=5V (RDS=0.025Ohm) e ID=6A contínuos, dissipa cerca de 1W, que num TO-220 quase nem precisa de dissipador.

Estão na Mouser a 1.57€ a unidade, 0.79€ para 10.
É só juntar uma resistência de gate (uns cêntimos), e controla todas as lâmpadas em paralelo.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #19 em: 26 de Maio de 2014, 17:22 »
é mais fácil e simples usar o mosfet do que essa placa com LM298.

Depende o que queiras fazer com os mosfet é mais fácil controlar as lâmpadas individualmente.


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #20 em: 26 de Maio de 2014, 17:29 »
LOL mas quem é que se lembrou de controlar lâmpadas com pontes H, deve ser para elas acenderem nos sentidos, real e convencional...
MOSFETs nisso, o sinal PWM é através das portas OC, no arduino até tem descriminado e o que não faltam são exemplos.
Não esquecer as resistências entre o micro e os mosfets.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #21 em: 26 de Maio de 2014, 17:31 »
E porque não pensar em algo mais 1980 e usar reguladores comutados?
http://www.instructables.com/id/Poormans-Buck/?ALLSTEPS
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #22 em: 26 de Maio de 2014, 17:45 »
LOL mas quem é que se lembrou de controlar lâmpadas com pontes H, deve ser para elas acenderem nos sentidos, real e convencional...
MOSFETs nisso, o sinal PWM é através das portas OC, no arduino até tem descriminado e o que não faltam são exemplos.
Não esquecer as resistências entre o micro e os mosfets.

Não sei se sabe como funcionam as pontes H. Se quiser debruçar-se sobre o que envolve leia por favor o artigo bem explicado:

http://edn.com/design/led/4418299/H-bridge-paves-new-ways-for-LED-lighting

Para Arduino + Ponte H + LEDs:

http://www.instructables.com/id/Build-an-LED-Driver-Board-for-Arduino-and-other-M/

o SN754410 é utilizado por alguns dos meus clientes não como driver como explicado, e para não soar comercial não apresento o link do integrado disponível na Aliatron. Depende daquilo que Justin quer fazer.
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 18:28 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #23 em: 26 de Maio de 2014, 19:02 »
PWM sendo usado para controlar o brilho dos LEDs, como será o que Justin quer fazer, a ponte-H não serve mesmo como Dropes escreveu.

A ponte-H pode ser usada mas conforme as descrições técnicas no meu último post directamente da alimentação eléctrica, um projeto que para Justin não será fácil de implementar. Como Dropes disse no Arduino as saídas PWM são OC. A solução reside mesmo em usar FET para alimentar todos os LED já que as saídas de Arduino não podem fornecer mais do que 20mA.

O 2º exemplo com Arduino utiliza ponte-H como uma espécie de relé para alimentar os LEDs a 12V.
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 19:05 por Tayeb »

StarRider

  • Visitante
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #24 em: 26 de Maio de 2014, 20:02 »
Não errei ,um lapso sim (se não concordar). Tenho muito mais anos que o Starrider. E acredite que não comprei o meu diploma universitário.

Peço desculpa mas não vou descer a esse nível, pelo que dou por terminada a conversa.

Cumprimentos,
PA

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #25 em: 26 de Maio de 2014, 20:11 »
Acho curioso esta discussão (quase aleatória, que ja vai quase em 3 paginas) relativa ao primeiro post do autor, que não voltou a postar novamente nem a fornecer qualquer detalhe sobre o que pretendia nem detalhes técnicos do material que tem em sua posse.

Independentemente de saber o sistema e proposito do post original do autor, relativo `a discussão sobre LEDs aqui iniciada apos o post inicial e parecendo-me haver alguma confusão aqui, venho lembrar o seguinte:

A maneira correcta de fazer drive a um LED 'e por controlo constante de corrente (e nao tensao).
Normalmente, a variacao do brilho, faz-se com aplicacao de PWM (tipicamente 150hz) ao controlo do driver de corrente regulada, causando assim uma variacao da corrente media no LEDs, variando o brilho.

http://en.wikipedia.org/wiki/LED_circuit
"It is therefore important that the power source gives the right current. LEDs should only be connected to constant-current sources."

Sendo possivel fornecer corrente a um LED de qualquer maneira mal ou bem (h-bridge, transistor, fet.. resistencia tensao..etc), 'e errado estar a falar do assunto sem falar em especificar/saber a corrente a fornecer ao LED.

Falando em corrente, 'e errado pensar que por exemplo uma montagem tensao - resistencia polarizacao - LED e' uma montagem correcta. A maneira correcta seria usar um drive especifico para LED e sera' sempre necessario haver feedback da corrente, pois o LED (e os restantes componentes electronicos) vao mudando as suas caracteristicas, fazendo com que os valores das condicoes iniciais se vao alterando, originando mudanca na corrente, logo o feedback corrige. (exemplos temperatura, idade dos LEDs, etc)

Voltando ao post inicial,
nao 'e possivel saber os detalhes do circuito: se 'e um circuito de LEDs ja feito com drive, se e' apenas um LED, se 'e uma string de LEDs, se 'e um circuito ser'a possivel aplicar pwm?onde?.. etc logo qualquer sugestao sera especulativa.

IMO.

... Olha o que me deu agora para fazer posts destes?!  :o  8)
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 20:14 por KammutierSpule »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #26 em: 26 de Maio de 2014, 20:27 »
Bom post KammutierSpule. Na verdade foi muito especulativo tudo que se discutiu... A sua primeira intervenção pôs as questões certas e explicou o que é óbvio. O autor do primeiro post deve ser claro no que pretende fazer e depois deve investigar!

Visitei um dos links de sua assinatura, e gostei, e a carapuça até servirá alguns aqui ocasionalmente (talvez eu também!):

"...azeiteiro é alguém que costuma usar,fazer, mostra algo fora do normal para se exibir. Vamos a exemplos: Fazer tunning ao carro quando não se percebe nada daquilo e fica tudo mal, é ser azeiteiro. Ouvir musica muito alta no carro tunning com muitos graves, é azeiteiro. Andar vestido com cores amarelas é ser azeiteiro. Ouvir/fazer musica pimba ou considerada de má qualidade é ser azeiteiro. Fazer qualquer coisa de ridicula quando ninguém está a achar piada é ser azeiteiro. Perturbar o bom funcionamento de alguma coisa é ser azeiteiro."

"...Parece que percebem muito de PIC's e microcontroladores. Eu tenho um trabalho para fazer para a escola ou universidade para entregar para a semana. Enviei-te o enunciado para ver se me podias resolver ou dar ideias. Achas que me podes resolver a coisa? Pago-te se for preciso...

Não faço nada! Não tenho tempo! Posso te dar um link que te vai ajudar: www.google.pt mas espera... pagas??? uhmm deixa pensar outra vez então.... Não!"
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 20:43 por Tayeb »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #27 em: 26 de Maio de 2014, 20:54 »
Visitei um dos links de sua assinatura, e gostei, e a carapuça até servirá alguns aqui ocasionalmente (talvez eu também!):

Isso ja foi escrito `a mais de 10 anos :O .. parece que continua actual ..
A minha maneira de escrever de `a 10 anos (e actual) e' muito "azeiteira"  ;D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #28 em: 26 de Maio de 2014, 21:34 »
Acho que deviamo-nos juntar todos na Maker Faire e beber umas bejecas, queimar umas pontes H e fazer fogo de artifício com uns LEDs :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #29 em: 26 de Maio de 2014, 21:38 »
Avr fanboy