collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Porta USB - Funcionamento  (Lida 3443 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Porta USB - Funcionamento
« em: 03 de Abril de 2012, 17:05 »
Olá..

Preciso de um esclarecimento se alguém souber, fiz um circuito num PC e devido a isso o computador não vai para modo Sleep, assim que entra neste modo volta logo a ligar. Esta situação acontece devido a ter ligado um componente na porta USB:

Tenho um LCD 16x2 que apenas liga à porta USB nos pinos D+ e D-, a nível de alimentação vai buscar os +5 diretamente a uma molex da fonte e o - (ground) a um ciruito, este circuito é um transistor e um ATMega que liga/desliga. O objectivo é Ligar/Desligar o LCD através de software e que está tudo a funcionar neste campo.

O que descobri ontem é que, se o LCD estiver desligado, ao meter o PC em sleep ele assim que entra nesse modo volta logo a acordar com 1 erro de componente não identificado na porta USB, ou seja, o LCD está a 'acordar' o PC assim que este entra em sleep.. não faço ideia pq.

Se eu tiver o LCD ligado e meter o PC em sleep a situação já não ocorre.

Eu pensava que este 'acordar' era só se ligasse os pinos + e - da porta USB ao equipamento/LCD, ligando apenas o D+ e D- pensava que era apenas para troca de dados e que a board não detectava nada.

Portanto, tendo o LCD desligado e colocando o PC em Sleep.. qdo a board desliga todos os equipamentos existe alguma alteração que faz com que ela acorde.. alguma ideia de como resolver? 

Já verifiquei uma opção no windows com a gestão de energia da USB e desativar a opção de 'wake' daquela usb mas não resultou.. no entanto vou ver melhor pode ter-me passado alguma coisa ao lado..















Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Porta USB - Funcionamento
« Responder #1 em: 03 de Abril de 2012, 21:58 »
Tipicamente existe pelo menos uma porta usb que mantem alimentação mesmo com o pc em stand-by, como estás a usar o usb de modo errado, ou seja só dados e sem alimentação estás a violar pelo menos uma duzia de regras do usb, dai dar esse erro.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Porta USB - Funcionamento
« Responder #2 em: 03 de Abril de 2012, 23:02 »
:) sou o estripador das portas USB :) Ok, nesse caso não faz mal pq funciona o que quero.. era só para perceber pq acontecia isto

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Porta USB - Funcionamento
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2012, 00:51 »
vai ao gestor de dispositivos, propriedades do "gadget" ligado à porta usb e no tab "gestão de energia" tira o visto em "permitir que este dispositivo reactive o computador"

deve resolver  ;)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Porta USB - Funcionamento
« Responder #4 em: 15 de Maio de 2012, 11:53 »
Bom.. tinha isto a funcionar mas tive de formatar o PC e devo ter alterado alguma configuração e agora não consigo meter isto como estava  :P, ou seja, a meter o PC a dormir  ::)

Basicamente a ligação que tenho é esta:



Se tiver o D+ e D- ligados à USB interna o PC não vai para modo Sleep, ou seja, entra em modo sleep mas meio segundo depois acorda!! Se desligar o D+ e D- ele já adormece sem problemas..

Estando eu a violar as regras da comunicação USB como referiu o senso, não será possível dar a volta a isto? Será que tenho de ligar o + do LCD ao + da USB e deixar o negativo como está?

A ligação tem como objectivo controlar o LCD (ligado/desligado) e esta foi a maneira que arranjei de o fazer, mas enerva o facto da board acordar por causa disto


P.S.: Já tirei o visto em todas as Hubs\roots USBs no gestor de dispositivos da gestão do power..

« Última modificação: 15 de Maio de 2012, 11:56 por almamater »