collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: duvida na alimentaçao do 328p  (Lida 10979 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #15 em: 28 de Novembro de 2012, 22:18 »
Se puder mesmo ser deixado a flutuar, então ainda mais simples, podes remover R2.

nao estou a perceber como? tiro a resistencia e ligo directamente?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #16 em: 28 de Novembro de 2012, 23:09 »
Esquece o que eu disse, isso era se o regulador com o pino a flutuar estivesse OFF, mas tá ON :/ (aí bastaria o circuito que deixei mas sem R2).

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #17 em: 02 de Dezembro de 2012, 20:24 »
Ao fazer o desenho da pcb verifiquei que esta com pouco espaço para tantos componentes e entao a soluçao vai ser tirar o switching regulator e por um linear,porque o inductor ocupa mt espaço

vou afinal utilizar um l7805 com shutdown

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #18 em: 02 de Dezembro de 2012, 21:04 »
A série LM2595 leva inductores menores.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #19 em: 02 de Dezembro de 2012, 21:05 »
Estás a pensar fazer uma placa de face simples?
Se sim, se calhar até te compensa mudar para face dupla e china com elas.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #20 em: 02 de Dezembro de 2012, 21:11 »
Isso não me parece que funcione com um 530 (N-MOS), além de que tás a usar o MOSFET no limite da tensão de gate, que é sempre mau...

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #21 em: 02 de Dezembro de 2012, 22:55 »
A série LM2595 leva inductores menores.

o inductor que usei foi PE-53818NL, que era o recomendado pelo datasheet para a corrente que suspeitava (100ma)

Estás a pensar fazer uma placa de face simples?
Se sim, se calhar até te compensa mudar para face dupla e china com elas.

Estou a fazer com dois planos



Isso não me parece que funcione com um 530 (N-MOS), além de que tás a usar o MOSFET no limite da tensão de gate, que é sempre mau...

estou a pensar em usar o bs270, o 530 so esta la, pk era o que estava no simulador

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #22 em: 02 de Dezembro de 2012, 23:28 »
Tens ai metros quadrados de espaço livre..
Com jeito metes dois circuitos iguais ao que tens, nessa pcb.
Avr fanboy

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #23 em: 02 de Dezembro de 2012, 23:37 »
Tens ai metros quadrados de espaço livre..
Com jeito metes dois circuitos iguais ao que tens, nessa pcb.

acho que nao tenho assim tanto espaço... mandando arrumar os componentes ficava assim

e quando corro o auto-placing de componete o programa dá me um erro a dizer que nao consegue por todos
e o inductor ocupava ainda 11mm x 11mm

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #24 em: 03 de Dezembro de 2012, 00:43 »
o inductor que usei foi PE-53818NL, que era o recomendado pelo datasheet para a corrente que suspeitava (100ma)
A série LM2595 não é a série LM2575. A 2575 usa frequências na ordem dos 50KHz, a 95 na ordem dos 150KHz, portanto esta última tem inductores menores para fazer DC.DC com as mesmas características.

Citar
Isso não me parece que funcione com um 530 (N-MOS), além de que tás a usar o MOSFET no limite da tensão de gate, que é sempre mau...

estou a pensar em usar o bs270, o 530 so esta la, pk era o que estava no simulador
Irrelevante. Um N-MOS não funciona nesse circuito - carregar no botão é garantir que ele desliga. E continuas com o "problema" de estar a usar Vgs à pele.

Se usares as resistências e condensadores <1uF em SMD ganhas logo bué espaço, mesmo que não sejam todas.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #25 em: 03 de Dezembro de 2012, 02:32 »
o inductor que usei foi PE-53818NL, que era o recomendado pelo datasheet para a corrente que suspeitava (100ma)
A série LM2595 não é a série LM2575. A 2575 usa frequências na ordem dos 50KHz, a 95 na ordem dos 150KHz, portanto esta última tem inductores menores para fazer DC.DC com as mesmas características.

Citar
Isso não me parece que funcione com um 530 (N-MOS), além de que tás a usar o MOSFET no limite da tensão de gate, que é sempre mau...

estou a pensar em usar o bs270, o 530 so esta la, pk era o que estava no simulador
Irrelevante. Um N-MOS não funciona nesse circuito - carregar no botão é garantir que ele desliga. E continuas com o "problema" de estar a usar Vgs à pele.

Se usares as resistências e condensadores <1uF em SMD ganhas logo bué espaço, mesmo que não sejam todas.

Eu quando escolhi o inductor, escolhi o recomendado pelo datasheet do lm2595, e escolhi o lm2595 em vez do lm2575 por funcionar em maior frequencia e nao ser necessario um indutor tao grande
Se usar SMD ganho mt espaço, pode ser verdade, mas se estou a usar componentes como estou a usar é por algum motivo:
         porque tenho acesso a eles mt barato, e para comprar smd deve sair caro
         o meu ferro de soldar nao costou mais de 10€ e nao solda mt bem, por isso smd nao iria dar e nao tenho forno nem nd parecido para usar pasta para soldar
         nao tenho a tal 3mao para segurar na board
         e ja comprei uma boa parte do que vou usar e quero reduzir os custos do projecto

Amanha vou testar o circuito e ver se funciona ou na na realidade

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #26 em: 03 de Dezembro de 2012, 10:31 »
Tá bem, tens razão, ainda tinha na ideia q tavas a usar o 2575 mas já tinhas dito q tinhas ido pó 2595.

Resistências SMD e condensadores de 22pF/100nF não são assim tão caros, e se usares meia dúzia já ganhas muito espaço. Não é preciso um grande ferro. É que com o 7805 vais precisar dum bom dissipador.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #27 em: 03 de Dezembro de 2012, 14:48 »
Tá bem, tens razão, ainda tinha na ideia q tavas a usar o 2575 mas já tinhas dito q tinhas ido pó 2595.

Resistências SMD e condensadores de 22pF/100nF não são assim tão caros, e se usares meia dúzia já ganhas muito espaço. Não é preciso um grande ferro. É que com o 7805 vais precisar dum bom dissipador.

De qualquer maneira vou ter de usar sempre 3 dissipadores para fazer a fonte de corrente para alimentar as leds

Sim eu percebo que os smd sao mais vantajosos, e se calhar ao mandar fazer a pcb  ate saía mais barato pk iriam ser menos buracos a fazer

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #28 em: 03 de Dezembro de 2012, 17:40 »
Componentes SMD, se comprares na Mouser 1 resistência de valor comum, são 4 centimos, se comprares logo 100 fica-te a 1 centimo cada uma, o mesmo para condensadores ceramicos.
Eu tambem não tenho nenhum ferro de soldar especial, nem tenho essa 3ª mão, a placa segura-se na mesa, no pior dos casos com fita-cola, e para soldar, é meter uma gota de solda num pad, depois agarrar a resistencia, encostar ao pad, encostar o ferro de soldar para derreter a soldar, empurrar a resistencia, e esta feito, depois é só meter um bocadinho de solda do outro lado e esta feito, é mais rápido que soldar componentes com patas e tudo.
Avr fanboy

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: duvida na alimentaçao do 328p
« Responder #29 em: 06 de Dezembro de 2012, 04:27 »
Componentes SMD, se comprares na Mouser 1 resistência de valor comum, são 4 centimos, se comprares logo 100 fica-te a 1 centimo cada uma, o mesmo para condensadores ceramicos.
Eu tambem não tenho nenhum ferro de soldar especial, nem tenho essa 3ª mão, a placa segura-se na mesa, no pior dos casos com fita-cola, e para soldar, é meter uma gota de solda num pad, depois agarrar a resistencia, encostar ao pad, encostar o ferro de soldar para derreter a soldar, empurrar a resistencia, e esta feito, depois é só meter um bocadinho de solda do outro lado e esta feito, é mais rápido que soldar componentes com patas e tudo.

Era mais interessante um pack com varios valores de resistencia e condensadores