collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Corrente constante  (Lida 7489 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Corrente constante
« em: 04 de Abril de 2013, 21:48 »
Viva

Estou aqui a testar o circuito corrente constante, este aqui: http://www.hqew.net/files/Images/Article/Circuit_Diagram/current-source.png e tenho ligado neste momento 3 led's em serie.

características dos led's :
4V 20mA

calculando segundo a formula que dada no circuito I = 0.7/R e se quero ter no maximo 20mA deu-me :
R = 0.7/0.2 <=> R = 3.5 Ohm, isto está correcto ? terei que utilizar uma resistência de 3.5 Ohm para ter uma corrente a 20mA ?
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 21:55 por Bony »

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Corrente constante
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2013, 22:12 »
Boas.
Em relação ao circuito, não percebo disso o suficiente para saber se as formulas estão bem ou não...
Mas nos teus valores usaste I=0.2, que são 200mA, n não 20 ;)

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Corrente constante
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2013, 22:13 »
Boas.
Em relação ao circuito, não percebo disso o suficiente para saber se as formulas estão bem ou não...
Mas nos teus valores usaste I=0.2, que são 200mA, n não 20 ;)


txiiiiiiiiiiiiiiiii tens toda a razão.. nem reparei neste lapso enorme.
obrigadissimo

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Corrente constante
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2013, 22:24 »
mas o curioso é que os led s  não se queimaram... tiveram quase 1h a funcionar com a resistencia de 3.5Ohms, portanto com quase 200mA e não se queimaram... alias cheguei a ligar directamente o circuito sem qualquer resistência a limitar a corrente, no multímetro marcava quase 200mA e não se queimaram... porque ?

ficaram apenas os led s ligeiramente quentes.

isto a funcionar com uma bateria de chumbo 12V 7.2A

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Corrente constante
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2013, 22:25 »
Não queimam logo, mas estás-lhe a tirar anos de vida, e luminosidade.
E que voltagem estavas a usar?
Avr fanboy

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Corrente constante
« Responder #5 em: 04 de Abril de 2013, 22:31 »
por falar em voltagem... aqui tb me surgiu uma duvida, e já agora aproveito para a tirar...
Então é assim, os cada led funcina a 4V como liguei 3 em serie será 4x3 = 12V, certo ?
sendo assim os leds precisam de alguma resistência ? eles já tem o valor de tensão certo. eu liguei directamente os 12V da bateria apenas meti uma resistência de 1 Ohm.

que diferença de potencial vai existir nesta situação ? 12 V (da fonte) - 12V (dos 3 led's) = 0V

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Corrente constante
« Responder #6 em: 04 de Abril de 2013, 22:37 »
Tens de ter margem de voltagem, os leds querem é corrente controlada, se não puff.
Não queimaram, porque estás com menos voltagem, mas vão queimar se tiverem excesso de corrente.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Corrente constante
« Responder #7 em: 04 de Abril de 2013, 22:44 »
eu uso esse circuito para leds de 1w ou mais. não é tao bom como se fosse comprado mas serve. e para de 20mA serve perfeitamente.

a voltagem fornecida tem de ser a soma da queda de tensão dos leds (12v neste caso) + a queda de tensão necessária para ligar a base do transistor. nesse caso parece que consideras-te 0.7
por isso vai dar 12.7 minimo senão a corrente não regula bem. e os leds se derem uma queda de tensão um pouco maior já não resulta. tens de dar uma margem. mas considerar 4v por led deve dar

a tensão que ficar a mais é "queimada" pelo transistor BC547. os leds tem a corrente controlada. é o que interessa.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 22:49 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Corrente constante
« Responder #8 em: 04 de Abril de 2013, 22:50 »
Tens de ter margem de voltagem, os leds querem é corrente controlada, se não puff.
Não queimaram, porque estás com menos voltagem, mas vão queimar se tiverem excesso de corrente.

como assim menos voltagem ? nao percebi...

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Corrente constante
« Responder #9 em: 04 de Abril de 2013, 22:58 »
eu uso esse circuito para leds de 1w ou mais. não é tao bom como se fosse comprado mas serve. e para de 20mA serve perfeitamente.

a voltagem fornecida tem de ser a soma da queda de tensão dos leds (12v neste caso) + a queda de tensão necessária para ligar a base do transistor. nesse caso parece que consideras-te 0.7
por isso vai dar 12.7 minimo senão a corrente não regula bem. e os leds se derem uma queda de tensão um pouco maior já não resulta. tens de dar uma margem. mas considerar 4v por led deve dar

a tensão que ficar a mais é "queimada" pelo transistor BC547. os leds tem a corrente controlada. é o que interessa.

entao o ideal seria ter uma fonte com 13.5V ? eu nao tinha feito as contas para os transistores

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Corrente constante
« Responder #10 em: 04 de Abril de 2013, 23:06 »
o transistor que está mais a baixo. com a base ligada à resistencia. esse está em serie com os leds e é necessário +-0.7V para o ligar.
por isso é que a conta é 0.7/R para a corrente. 3.5ohm*0.2A=0.7V. Mal a corrente chega a 0.2A a voltagem no transistor é 0.7V e esse transistor desliga um pouco a base do primeiro transistor(mais acima) descendo a corrente.
a corrente é controlada assim +- explicado como sei.

4V para um led parece mais que suficiente. normalmente não passam dos 3.6V acho
o primeiro transistor, mais acima, não precisa de entrar na conta. não há queda de tensão colector-emissor (se há não sei ou é minúscula)
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 23:09 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Corrente constante
« Responder #11 em: 04 de Abril de 2013, 23:28 »
o primeiro transistor, mais acima, não precisa de entrar na conta. não há queda de tensão colector-emissor (se há não sei ou é minúscula)

acho que é 0.4
:-S ja nao tenho a certeza se é para o bjt ou mosfet

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente constante
« Responder #12 em: 05 de Abril de 2013, 01:57 »
Tipicamente considera-se 0.2V para a queda de tensão colector-emissor (VCE) dum transistor bipolar de pequeno sinal (como esses BC), mas na prática essa queda depende do transistor e da corrente.

(...) por isso é que a conta é 0.7/R para a corrente. 3.5ohm*0.2A=0.7V. Mal a corrente chega a 0.2A a voltagem no transistor é 0.7V e esse transistor desliga um pouco a base do primeiro transistor(mais acima) descendo a corrente. (...)
0.02A

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Corrente constante
« Responder #13 em: 05 de Abril de 2013, 13:59 »
Tipicamente considera-se 0.2V para a queda de tensão colector-emissor (VCE) dum transistor bipolar de pequeno sinal (como esses BC), mas na prática essa queda depende do transistor e da corrente.

(...) por isso é que a conta é 0.7/R para a corrente. 3.5ohm*0.2A=0.7V. Mal a corrente chega a 0.2A a voltagem no transistor é 0.7V e esse transistor desliga um pouco a base do primeiro transistor(mais acima) descendo a corrente. (...)
0.02A

tava a dar uma conta exemplo para 0.2A, 200ma

para 0.02A, 200ma é uma resistencia de 35ohm
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente constante
« Responder #14 em: 05 de Abril de 2013, 15:05 »
para 0.02A, 200ma é uma resistencia de 35ohm

20mA