collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: As minhas compras no Ebay  (Lida 29965 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #45 em: 12 de Agosto de 2015, 20:47 »
co sabes que é gravado a laser ou a tinta?!?
Gravado a laser fica um cinza escuro da resina queimadas. Ficam com o aspeto que tem parte superior dos chips.
Se reparares na foto da parte inferior, o da esquerda também está em cinza escuro, mas o da direita está em branco, que é tinta.
Mesmo que tenha aprendido mal e não seja laser, não há nenhuma explicação razoável para uma fábrica usar dois processos diferentes para marcar o mesmo chip, pelo que levanta sérias dúvidas sobre a sua autenticidade.

Um documento com exemplos de falsificações:
http://www.cti-us.com/pdf/CCAP-101InspectExamplesA6.pdf
Página 24 e 25 mostra a diferença entre laser e tinta.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #46 em: 12 de Agosto de 2015, 21:09 »
ok, de facto a 4ª foto as letras sao mais brancas... mas o que distingue uma contrafacçao duma produçao com defeitos?...hj em dia existem maquinas laser pra gravar mais baratas que maquinas pra pintar...por isso la por haver ics pintados é meio coiso...os antigos eram todos pintados...
Depois, ha processos e processos e nem todos sao perfeitos, e num ic, duvido que rejeitem lotes só por causa da resina menos bonita qdo o importante é o que está la dentro.. e depois tb ha contrafaçoes funcionais e as nao funcionais.. porque vender um produto bom/funcional com uma marca de nome, dá mais dinheiro caso fosse vendido sem marca ou com marca pouco conhecida..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #47 em: 12 de Agosto de 2015, 22:07 »
ok, de facto a 4ª foto as letras sao mais brancas... mas o que distingue uma contrafacçao duma produçao com defeitos?...hj em dia existem maquinas laser pra gravar mais baratas que maquinas pra pintar...por isso la por haver ics pintados é meio coiso...os antigos eram todos pintados...
Depois, ha processos e processos e nem todos sao perfeitos, e num ic, duvido que rejeitem lotes só por causa da resina menos bonita qdo o importante é o que está la dentro.. e depois tb ha contrafaçoes funcionais e as nao funcionais.. porque vender um produto bom/funcional com uma marca de nome, dá mais dinheiro caso fosse vendido sem marca ou com marca pouco conhecida..
::) Ya, whatever... 
Lê o PDF.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #48 em: 12 de Agosto de 2015, 22:11 »
Quais antigos?
Tenho aqui ic's de 1980 gravados a laser  ::)
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #49 em: 13 de Agosto de 2015, 00:05 »
Quais antigos?
Tenho aqui ic's de 1980 gravados a laser  ::)
ok, falei em tons de comentario, n estou mto dentro do assunto porque tb n é minha area, mas entao todos os ics pintados sao fakes?..

Qto ao pdf, aquilo pareceu-me mais um trabalho duma tese de algum estudante qq.. onde procura defeitos em exemplos cuja a falsidade ou contrafaçao nao foi provada... metdade das fotos podem ser simplesmente defeitos de processo, ou processos diferentes em equipamentos diferentes é natural que façam produtos nao igualzinhos (iguaizinhos? :P)..

Tb ja vi copias melhores que os originais..mas co em tudo, ha excepções :P
« Última modificação: 13 de Agosto de 2015, 00:13 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #50 em: 13 de Agosto de 2015, 00:09 »
 ::)
Avr fanboy

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #51 em: 13 de Agosto de 2015, 15:48 »
A qualidade dos componentes e questionavel pelas fotos,mas se for para uso domestico acho que basta ,se funcionarem (durante 6 ou 7 meses) ja me dava por satisfeito ao fim desse tempo se nao estiveres satisfeito mandas vir mais..
Da mais trabalho mas mesmo assim aquilo que gastares vai sempre compensar mais do que adquirires em portugal ou na marca .




Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #52 em: 13 de Agosto de 2015, 16:34 »
A qualidade dos componentes e questionavel pelas fotos,mas se for para uso domestico acho que basta ,se funcionarem (durante 6 ou 7 meses) ja me dava por satisfeito ao fim desse tempo se nao estiveres satisfeito mandas vir mais..
Da mais trabalho mas mesmo assim aquilo que gastares vai sempre compensar mais do que adquirires em portugal ou na marca .

Estás noutra frequencia: o problema dos fakes nos ICs não é funcionarem marginalmente ou controlo de qualidade, mas o facto de não terem nada que ver com a etiqueta. Apagam a designação original de um chip qualquer com a mesma package, e imprimem/gravam uma que esteja a vender bem. Nesses casos não há "6 ou 7 meses", não funciona nem nunca vai funcionar, e não tens como saber o que era originalmente, pode ser um controlador de autorádio, pode ser um descodificador de TV, qualquer coisa.
Olha o belo exemplo dos gajos da Sparkfun com ATMega328:
Começaram por julgar que eram só um bocado de cobre: https://www.sparkfun.com/news/350
Mas afinal por baixo tinha silício: https://www.sparkfun.com/news/364
Com um decap descobriram que era da OnSemi: https://www.sparkfun.com/news/384
E afinal era um regulador para fontes comutadas de topologia Buck para processadores Intel: https://www.sparkfun.com/news/395
E acaba com um comentário muito fixe da OnSemi:
Citar
it looks like that die in the picture is pre-release engineering material. Where the hell did you find that?
A resposta? Um Chinês encontrou num caixote do lixo e decidiu ganhar uns cobres (faz as contas de quanto vale uma reel de 1500 ATMega328)
« Última modificação: 13 de Agosto de 2015, 16:39 por jm_araujo »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #53 em: 13 de Agosto de 2015, 18:44 »
sim claro, pode ser um chip até vazio.. mas um gaijo ao comprar tb tem de saber onde comprar e avaliar os vendedores, e depois testar os itens, se n derem é reclamar e pedir o refund.
Até nos multibancos dos bancos "verdadeiros" tb saem notas falsas, por isso n é de admirar que haja produtos falsos e n funcionais de produtos de marca ou que se vendam mais.

Qto aos da sparkfun de certeza que n viram o dinheiro a arder! e tb n foram comprar ali na esquina a um gaijo qq sem qq explicaçao.. e até revendedores podem tb ter sido enganados e estarem a vender coisas co sendo verdadeiras/legitimas.

Agora pra se tirar as duvidas, o senhor dos dois atmegas devia testar os mesmos e verificar se funcionam ou nao! Bora fazer umas apostas enqto e nao?!  ;D


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #54 em: 13 de Agosto de 2015, 18:57 »
Ao estarem a comprar só estão a perpetuar a cadeia de contra-feitos.
Sim um atmega é caro que dói, se calhar vale mais aprender uma arquitectura nova, compra-se devboard por meia duzia de €'s, o resto é "lucro" no sentido em que vamos aprender algo novo e diferente, com a vantagem de saltares para coisas mais baratas, os Atmegas são caros por duas razões, processo antigo, 5v.
Avr fanboy

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #55 em: 14 de Agosto de 2015, 16:26 »
A qualidade do vendedor e um dos grandes fatores que leva a que façamos compras no ebay , se ele vendeu 800 e tem 99,5% de fiabilidade  ( numeros aleatorios, nao confirmei...) acho que de tantos alguns ja tinham notado que eram ic's falços e ja tinham tomado uma atitude penso eu ...
Eu tambem tou curioso para saber , porque estou a falar mas no final vou te dar razao quase de certeza ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #56 em: 14 de Agosto de 2015, 21:17 »
Eles até podem funcionar, mas acredita que não são novos, são retirados de boards velhas..
Avr fanboy

Offline xmatias

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #57 em: 11 de Setembro de 2015, 02:38 »
Finalmente tive oportunidade de experimentar um dos atmega128 (o que tinha o texto na parte de baixo gravado a laser) e para já está a funcionar.
Gostava de testar o outro mas tinha de desoldar o que ja estou a usar e nao nao trouxe hot air station para esta casa de ferias. :p

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #58 em: 19 de Setembro de 2015, 03:33 »
Bom tópico, deu jeito para descobrir algumas coisas interessantes.

EDIT: motivado também por este tópico, adicionei um post sobre um potenciómetro multivolta - http://lusorobotica.com/index.php?topic=8280.msg94291#msg94291
« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, 16:06 por samc »

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: As minhas compras no Ebay
« Responder #59 em: 21 de Setembro de 2015, 15:35 »
http://m.ebay.com/itm/USB-SP300U-Programmer-for-51-AVR-ATMEL-MICROCHIP-SST-STC-93-24-25-29-39-49-chips-/221072206528



Boas pessoal alguem ja deu uma olhadela no programador sp300u ? dava me jeito para os sst ,obrigado :D