collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: preciso de opiniões sobre universidades  (Lida 26688 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #15 em: 14 de Julho de 2013, 18:59 »
Eu tambem estou na mesma situaçao que tu e estou a pensar ir para coimbra devido a ficar perto de onde vivo e conhecer bem a cidade e conhecer lá pessoal. Mas agora opinioes nao sei.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #16 em: 14 de Julho de 2013, 19:08 »
Ao ver o plano de estudos parece que o de Lisboa é mais parecido com o curso de electrónica e telemática de Aveiro. O de Coimbra parece ser mais perto dos cursos de electrotécnica
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #17 em: 14 de Julho de 2013, 20:16 »
Boas Pessoal,

Vou aqui deixar a minha opinião que vale o que vale, e antes de mais respeito todo o tipo de estabelecimento.

A minha opinião é a seguinte, primeiro quando vamos para uma universidade temos de ter em conta o seguinte, a localização da mesma referente á nossa casa, quero dizer com isto, se é perto/longe do sitio onde vivemos. Na minha opinião, e sei do que falo, quanto mais longe de casa melhor, e enganam-se os que pensam que é por causa de festas e etc, não nada disso, simplesmente porque quanto mais longe estiverem de casa mais autónomos passam a ser, em todos os aspectos, fazer comida, gerir os €, arrumar a casa, ir as compras, e a lista continua, acho que mais que ir para uma universidade esta experiência é muito enriquecedora para a vida.

E em segundo em relação a escolha da universidade, e dizendo mais uma vez que respeito todos os estabelecimentos de ensino superior senão ainda me vão cair em cima por isto que vou dizer, é o seguinte, recorram a Politécnicos, e porque? Simplesmente porque os mesmos vos preparam muito melhor para o mundo la fora (Do trabalho), e em termos de taxa de empregabilidade os Politécnicos tem uma taxa muito maior.

Espero ter ajudado, e se precisarem de qualquer coisa é só dizerem.

Os Melhores Cumprimentos
AndréD.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #18 em: 14 de Julho de 2013, 20:22 »
Boas Pessoal,

Vou aqui deixar a minha opinião que vale o que vale, e antes de mais respeito todo o tipo de estabelecimento.

A minha opinião é a seguinte, primeiro quando vamos para uma universidade temos de ter em conta o seguinte, a localização da mesma referente á nossa casa, quero dizer com isto, se é perto/longe do sitio onde vivemos. Na minha opinião, e sei do que falo, quanto mais longe de casa melhor, e enganam-se os que pensam que é por causa de festas e etc, não nada disso, simplesmente porque quanto mais longe estiverem de casa mais autónomos passam a ser, em todos os aspectos, fazer comida, gerir os €, arrumar a casa, ir as compras, e a lista continua, acho que mais que ir para uma universidade esta experiência é muito enriquecedora para a vida.

E em segundo em relação a escolha da universidade, e dizendo mais uma vez que respeito todos os estabelecimentos de ensino superior senão ainda me vão cair em cima por isto que vou dizer, é o seguinte, recorram a Politécnicos, e porque? Simplesmente porque os mesmos vos preparam muito melhor para o mundo la fora (Do trabalho), e em termos de taxa de empregabilidade os Politécnicos tem uma taxa muito maior.

Espero ter ajudado, e se precisarem de qualquer coisa é só dizerem.

Os Melhores Cumprimentos
AndréD.

Concordo plenamente. Se não quiserem seguir investigação é melhor os politécnicos.
Eu quero tirar mestrado, e de preferência mestrado integrado pois este curso é de 5 anos, agora é que com estas coisas os cursos são obrigados a ser de 3 anos. Por isso decidi que vou para um universidade.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #19 em: 14 de Julho de 2013, 20:48 »
Boas,

Concordo plenamente. Se não quiserem seguir investigação é melhor os politécnicos.
Eu quero tirar mestrado, e de preferência mestrado integrado pois este curso é de 5 anos, agora é que com estas coisas os cursos são obrigados a ser de 3 anos. Por isso decidi que vou para um universidade.

Em relação ao mestrado todo e qualquer aluno de um politécnico também pode tirar mestrado na mesma instituição, ou noutra à escolha. Peço desculpa estar a defender os politécnicos (não tirando o mérito das outras instituições como é óbvio), mas acho que traz mais vantagens. Uma das grandes vantagens a meu ver é a grande taxa de empregabilidade que os politécnicos têm não só no espaço nacional como pelo mundo fora, visto que hoje em dia na minha opinião torna-se muito mais importante conseguir um trabalho fora que aqui, e como é óbvio é com muita pena que digo isto, mas é a realidade.

Os Melhores Cumprimentos
AndréD.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #20 em: 14 de Julho de 2013, 21:03 »
André, não discordando do que disseste, mas tens algum dado concreto (factual) que comprove isso?
Isto porque há uns tempos vi uma reportagem da sic e os cursos com mais empregabilidade eram de universidades, o que não significa que as universidades tenham mais ou menos empregabilidade que os politécnicos.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #21 em: 14 de Julho de 2013, 21:04 »
André, não discordando do que disseste, mas tens algum dado concreto (factual) que comprove isso?
Isto porque há uns tempos vi uma reportagem da sic e os cursos com mais empregabilidade eram de universidades, o que não significa que as universidades tenham mais ou menos empregabilidade que os politécnicos.

Nesse aspecto acho que é +- igual. Cada tipo trás diferentes licenciados com diferentes tipos de competências (não graus).
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #22 em: 14 de Julho de 2013, 21:20 »
O que oiço falar de politécnicos é que o curso é mais prático e depois no fundo os alunos acabam a licenciatura com um maior "saber fazer".
Talvez por causa disso as empresas acabem por preferir os que vêm dos politécnicos.
Mas o objectivo de um curso superior não deve ser dotar os alunos de conhecimentos só, mas sim dotar os alunos de conhecimentos, de vontade e de capacidade de "sair da caixa" e de aprender o que não foi aprendido. Portanto penso que vou conseguir fazer o prático que não vou fazer no curso em casa  :)

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #23 em: 14 de Julho de 2013, 21:29 »
Boas,

André, não discordando do que disseste, mas tens algum dado concreto (factual) que comprove isso?
Isto porque há uns tempos vi uma reportagem da sic e os cursos com mais empregabilidade eram de universidades, o que não significa que as universidades tenham mais ou menos empregabilidade que os politécnicos.

Penso existem documentos nos politécnicos/universidades onde está comprovado isso mesmo, quando digo isso mesmo, falo em relação à grande taxa de empregabilidade.

Conheço bastante pessoal de universidades e politécnicos, e pelo que os mesmos me dão a entender é que através de politécnicos torna-se mais fácil de arranjar trabalho, visto que e cito palavras de um amigo que esteve no ISCTE "O pessoal dos Politécnicos em regra geral sai melhor preparado para trabalhar numa empresa da sua área do que um que saia de uma universidade".
Mas lá está eu também sou da opinião que por vezes a falta de trabalho também se deve ás pessoas, se é que me faço entender.

Os Melhores Cumprimentos
AndréD.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #24 em: 14 de Julho de 2013, 21:31 »
Exato, penso que o nome da universidade é o menos importante. O mais importante é a personalidade da pessoa e os seus conhecimentos.

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #25 em: 14 de Julho de 2013, 21:41 »
Exato, penso que o nome da universidade é o menos importante. O mais importante é a personalidade da pessoa e os seus conhecimentos.

Tudo dito. Em ambos os lados existem vantagens e desvantagens, no entanto na minha opinião as pessoas é que têm de ser activas e ir à luta.

Os Melhores Cumprimentos
AndréD.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #26 em: 15 de Julho de 2013, 01:02 »
Agora que já sei a minha média e já tenho de fazer a candidatura volto aqui a perguntar.
Já falei com um professor da área da electrónica da universidade de Aveiro e disse-me que electrotécnica mesmo é melhor não ir para la. É tudo muito ligado a informática e telecomunicações dai nem ter mesmo esse nome o curso.

Surge-me a duvida entre a universidade Nova de Lisboa e a universidade de Coimbra. O problema é que dava-me jeito ir para a de Lisboa mas ao contrario da de Coimbra não sei se é indicado para o que quero.
Sem que Coimbra tem o instituto de robótica instituto de robótica e tambem tem a área de especialização de automação.
Da de lisboa não sei muito e gostava de saber mais

Em lisboa há isto:
Mestrado
licenciatura com mestrado integrado
Estes não percebo bem porque há um mestrado à parte quando já há integrado

Em coimbra há tambem mestrado integrado e à direita estão as especializações: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Poderias dizer o nome do Prof?

Na universidade de Aveiro no curso ET
Tens no primeiro ano Tecnicas labatorias de electronica
no segundo ano tens Analise de Circuitos
no terceiro tens Electronica 1 e 2
no quarto tens Electronica 3 e 4 e de potencia

se me dizes que isto tem pouca electronica, nao sei onde vais ter mais

Boas Pessoal,

Vou aqui deixar a minha opinião que vale o que vale, e antes de mais respeito todo o tipo de estabelecimento.

A minha opinião é a seguinte, primeiro quando vamos para uma universidade temos de ter em conta o seguinte, a localização da mesma referente á nossa casa, quero dizer com isto, se é perto/longe do sitio onde vivemos. Na minha opinião, e sei do que falo, quanto mais longe de casa melhor, e enganam-se os que pensam que é por causa de festas e etc, não nada disso, simplesmente porque quanto mais longe estiverem de casa mais autónomos passam a ser, em todos os aspectos, fazer comida, gerir os €, arrumar a casa, ir as compras, e a lista continua, acho que mais que ir para uma universidade esta experiência é muito enriquecedora para a vida.

E em segundo em relação a escolha da universidade, e dizendo mais uma vez que respeito todos os estabelecimentos de ensino superior senão ainda me vão cair em cima por isto que vou dizer, é o seguinte, recorram a Politécnicos, e porque? Simplesmente porque os mesmos vos preparam muito melhor para o mundo la fora (Do trabalho), e em termos de taxa de empregabilidade os Politécnicos tem uma taxa muito maior.

Espero ter ajudado, e se precisarem de qualquer coisa é só dizerem.

Os Melhores Cumprimentos
AndréD.

nao digo que sim nem que nao
Dentro do meu curso(ET) tenho ouvido falar que a empregabilidade é 100%, não tenho é dados para provar, mas todas as semanas recebo  propostas de emprego no mail para quem terminou


Quando acabei o 12ano, e foi altura de escolher uma univ para ir, pus logo de fora as hipóteses do politécnico.
Apesar de ser uma pessoa mais virada para a prática, acho importante preceber a teorica por de tras, e ter a capacidade de evoluir que uma univ é capaz de proporcionar. Não quero só aprender a tecnologia mais recente, mas sim estar preparado e ter a capacidade de adaptação para todo o que vir do futuro e talvez construi-lo
« Última modificação: 15 de Julho de 2013, 01:17 por pmj_pedro »

StarRider

  • Visitante
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #27 em: 15 de Julho de 2013, 01:33 »
Quando acabei o 12ano, e foi altura de escolher uma univ para ir, pus logo de fora as hipóteses do politécnico.
Apesar de ser uma pessoa mais virada para a prática, acho importante preceber a teorica por de tras, e ter a capacidade de evoluir que uma univ é capaz de proporcionar. Não quero só aprender a tecnologia mais recente, mas sim estar preparado e ter a capacidade de adaptação para todo o que vir do futuro e talvez construi-lo

??? ???

Desculpe lá mas acho que existem aqui afirmações que podem ser mal interpretadas, e que exigem um esclarecimento.

Mas porque razão é que uma universidade oferece mais capacidade de evoluir ?? Mas porque raio é que os alunos do
politécnico não podem também "aprender a teoria por detrás" ?? E por que carga de água é que um aluno de uma
universidade está mais preparado para o futuro ??

Para ser sincero, acho até ofensivo tal comparação !!

PA


« Última modificação: 15 de Julho de 2013, 01:41 por StarRider »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #28 em: 15 de Julho de 2013, 02:09 »
O curso de Aveiro tem imensa electrónica.
É diference de electrotecnica que normalmente se centra em outros aspectos mais mecânicos, da física de força. Mas o curso de electrotécnica e computadores ainda é diferente de eletromecanica
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline R.S.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 108
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #29 em: 15 de Julho de 2013, 03:29 »
Boa noite, vou também este ano ingressar no ensino superior. não consegui ter fisica e quimica como prova de ingresso e como tal vou-me candidatar ao curso de engenharia informática. Também não sei se devo optar pelo politécnico (isep) ou por uma universidade (minho, coimbra e beira interior). Gostava de saber qual o curso de informática que me prepara melhor para exercer funçoes no ramo da robótica, estou a pensar em seguir inteligência artificial quando chegar a hora de fazer o mestrado.
cumprimentos R.S.