collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Qual a razão deste díodo?  (Lida 12472 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Qual a razão deste díodo?
« em: 12 de Fevereiro de 2017, 08:07 »
Olá a todos,

Estou a estudar uma montagem não inversora com o LM741. O exercício pede que seja colocada um díodo, 1N4007, polarizado directamente entre a tensão de alimentação simétrica e o respectivo terminal, que neste caso será o terminal 7 para +VCC ou 4 para -VCC.

Não consigo perceber a razão desse díodo. Agradeço a ajuda.

Nota: A minha máquina é demasiado lenta para instalar o proteus. Existe algum site onde possa montar o circuito e ver a forma de onda, com um osciloscópio digital?

Obrigado

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2017, 12:14 »
"Tensão de alimentação simétrica" ?? "Respectivo terminal" ?? Tens que explicar melhor que nós do circuito são esses, ou melhor, esquema.

O LTspice é leve e muito bom.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #2 em: 12 de Fevereiro de 2017, 14:04 »
Nota: A minha máquina é demasiado lenta para instalar o proteus. Existe algum site onde possa montar o circuito e ver a forma de onda, com um osciloscópio digital?

Simulador online:
http://www.falstad.com/circuit/circuitjs.html

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro de 2017, 18:23 »
o 1N4007 costuma substituir em muitos casos o 1N4001 diodo de uso geral de silicio...
normalmente na empresa onde trabalhei punha-se um diodo desses ou o 1 ou o 7 em paralelo com as alimentaçoes dos reles nas placas, ou entao quando o circuito impunha sub-circuito de carga de baterias, ficava a servir de "tampao" entre a alimentaçao da bateria e a da fonte...

para estar nesse sitio deve ser para ter a certeza que a corrente nao volta para tras...

ou entao nao serve para nada e é so para enganar os mais distraidos... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro de 2017, 19:57 »
Olá a todos,

Estou a estudar uma montagem não inversora com o LM741. O exercício pede que seja colocada um díodo, 1N4007, polarizado directamente entre a tensão de alimentação simétrica e o respectivo terminal, que neste caso será o terminal 7 para +VCC ou 4 para -VCC.

Não consigo perceber a razão desse díodo. Agradeço a ajuda.

Nota: A minha máquina é demasiado lenta para instalar o proteus. Existe algum site onde possa montar o circuito e ver a forma de onda, com um osciloscópio digital?

Obrigado



Anodo na linha de alimetnacao e o Catodo no pino ?

Se for este o caso, soh vejo q esteja a baixar em 0.7V a tensao de alimentacao do OpAmp. Sem saber o q estah ah volta do circuito, nao dah p dizer mais.

Se colocares aqui o esquema, vais ter mais respostas.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2017, 03:49 »
Olá a todos,

Antes de mais muito obrigado pelas v/ respostas  :D E desculpem pela falta de esquema. Mas cá vai: http://imgur.com/a/deJ4f

No guião, é um trabalho para a faculdade, apenas pede para colocar o díodo na entrada de +Vcc, que está a ser alimentado por uma fonte de alimentação simétrica de +15 e -15V (DC). Não percebo a razão. Ainda por cima estamos na presença de uma montagem não inversora.

Obrigado



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2017, 04:08 »
Esse esquema nem sequer tem um diodo  ???
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #7 em: 13 de Fevereiro de 2017, 05:08 »
Esse esquema nem sequer tem um diodo  ???

Mas o guião manda adicionar o díodo entre a tensão de alimentação +15V(DC). O mesmo deve estar directamente polarizado.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #8 em: 13 de Fevereiro de 2017, 09:32 »
Citar
uma fonte de alimentação simétrica de +15 e -15V (DC). Não percebo a razão. Ainda por cima estamos na presença de uma montagem não inversora.

Uma coisa não está relacionada à outra.

Citar
Mas o guião manda adicionar o díodo entre a tensão de alimentação +15V(DC).

O díodo tem dois terminais. Liga aos +15VDC e onde mais?

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #9 em: 13 de Fevereiro de 2017, 09:40 »
Uma boa parte dos OpAmps não suporta que as entradas possam ficar mais positivas ou mais negativas que a alimentação. Nesse caso colocam-se díodos entre a entrada e as alimentações. Entretanto, a capacitância de entrada aumenta, razão por que não vêm, em muitos casos, instalados dentro do OpAmp.



SC
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2017, 09:42 por SerraCabo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #10 em: 13 de Fevereiro de 2017, 09:40 »
O exercício pede que seja colocada um díodo, 1N4007, polarizado directamente entre a tensão de alimentação simétrica e o respectivo terminal, que neste caso será o terminal 7 para +VCC ou 4 para -VCC.

Eu agora que acabei a universidade, tenho nocao (porque voltei a ver exemplos actuais) de quao mal os profs na universidade se explicao.

Acho que ainda aqui ninguem levantou a suspeita, mas isso parece-me so com o proposito de proteccao de corrente/tensao inversa de alimentacao usando dois diodos.

Se for esse o caso a funcao é: proteccao de corrente / tensao inversa do circuito. (na pratica é para nao ligares mal a alimentacao do opamp e nao largar fumo ou funcionar da maneira correcta)

Como diz o SerraCabo, esta proteccao nao esta relacionada com a funcao do circuito.

Fala com o professor, exige que te expliquem ou que expliquem / pecam as coisas de forma clara.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #11 em: 13 de Fevereiro de 2017, 10:03 »
Sendo num curso universitário, ou é para evitar opamps queimados por quem nunca mais na vida vai tocar num componente, ou para trollar os alunos que nem sequer sabem a polaridade de um díodo (os profs são muito mais trolls do que se gosta de admitir).

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #12 em: 13 de Fevereiro de 2017, 10:43 »
Sendo num curso universitário, ou é para evitar opamps queimados por quem nunca mais na vida vai tocar num componente, ou para trollar os alunos que nem sequer sabem a polaridade de um díodo (os profs são muito mais trolls do que se gosta de admitir).

trolls.. oks "chama-os assim se preferires"!

Quase toda a minha universidade foi feita nesse genero "ligue um diodo directamente polarizado entre a tensao do terminal coiso" - mas para que? para que é que isso serve? Nao ha nenhuma explicacao pratica das coisas :/ Isto nao se traduz em nenhum futuro requisito da vida pratica.

Devia ser ao contrario, dar o requisito e sugerir aplicar uma solucao.

Ou mesmo qd se estuda "configuracoes", eg: "conf. inversora" nao ha nenhuma nocao associada à necessidade de usar aquela ou outra configuracao.

Por outro lado, voltando ao meu anterior post e à parte do "trolling" quase todas as perguntas de exame eram "trolling". Nós tinhamos de estudar para responder "aquela (tipo de) pergunta" mesmo quando a pergunta nao fizesse sentido, aprendiamos (macacamente) que para aquela pergunta, a resposta era daquele tipo.


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #13 em: 13 de Fevereiro de 2017, 12:18 »
Esse mecanismo de protecção de um "pino" (diodo da entrada para V+ e de V- para a entrada) existe em todos os microcontroladores que já vi.

Este esquema simples tem detalhes que escapam a quem nunca reflectiu sobre ele nem o analisou, dos quais posso evidenciar dois:

1) a resistência em série com o pino é essencial para o mecanismo de protecção, e ainda define o intervalo de tensão de em que há protecção (esquecendo limites de tensão dos componentes);

2) a protecção depende do consumo total de corrente dos dispositivos ligados aos rails de alimentação (descubram lá porquê :)! ).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual a razão deste díodo?
« Responder #14 em: 13 de Fevereiro de 2017, 12:30 »
2) a protecção depende do consumo total de corrente dos dispositivos ligados aos rails de alimentação (descubram lá porquê :)! ).
Talvez pela mesma razão que não é má ideia meter um clamp (por exemplo zenner 5.1V em 5V de alimentação) no circuito de alimentação quando se pretende fazer uso desta proteção?  ;)