collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)  (Lida 5869 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« em: 15 de Maio de 2013, 15:01 »
Boas, gostava de pedir a vossa ajuda para um projeto que estou a realizar na universidade mas que está a ficar "emperrado" por falta de conhecimentos e por falta de alguns componentes para testar a hipótese teórica. O objectivo é realizar uma espécie de separador electrostático, sendo que para isso é necessária uma fonte de alta tensão regulável e com uma baixa corrente constante. Essa fonte irá alimentar um fio de corona. Esta fonte idealmente deveria ser regulável e com uma saída de pelo menos 30000 V e 20 mA. Enquanto estava a escrever este post encontrei este link:
http://www.diyphysics.com/2012/02/09/d-i-y-250-kv-high-voltage-dc-power-supply-with-neat-trick-for-switching-polarity/

Alguém é conhecedor deste assunto? Conhecem algum esquema recomendado para o projeto?

Desde já o meu obrigado.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #1 em: 15 de Maio de 2013, 15:18 »
30000V*20mA=600W.
E 30000V é capaz de estabelecer arco com 1cm de distância no ar.
Não vai ser um projeto simples...




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #2 em: 15 de Maio de 2013, 15:56 »
Não existe nenhuma solução comercial?
É que só um transformador para essa voltagem é caro como tudo, 30kV é um valor respeitavel capaz de produzir raios X por exemplo..
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #3 em: 15 de Maio de 2013, 16:26 »
Existem aparentemente soluções comerciais, mas são inviáveis para o projeto por não haver investimento :(
http://www.thinksrs.com/products/PS300.htm (ainda são bastante caros os equipamentos de laboratório).

Um dos objetivos de se procurar uma fonte regulável, será esse mesmo de procurar um "setting" ideal para não ocorrer a descarga de corona sem ter de se apenas variar a distância do fio.


Para os interessados, o princípio base é o que se utiliza em algumas impressoras a laser:

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #4 em: 15 de Maio de 2013, 16:33 »
Essas só vão até 20Kv, mas para o que é, são ultra baratas!
Diria que só um transformador te fica em pelo menos 500-600€, depois ou tens um conformal coating de 5cm nas pcb's para não ter arcos por todo o lado ou tens de maquinar uma caixa estanque e ter toda a eletrónica(praticamente toda, tudo o que tenha HV) de molho em óleo mineral, tanto para refrigeração como para evitar faiscas por todo o lado), 1500€ é uma pechincha!
Mais que isso custa uma fonte de bancada de precisão que vai até 30v.

Tens meia duzia de fontes de 30Kv no eBay, mas tirando uma ou outra nenhuma vai até 20mA.
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #5 em: 15 de Maio de 2013, 17:22 »
Pois a questão do que é barato e o que é caro deve ser das coisas mais relativas que existem  ;)
Para o projeto em questão será impensável numa fase inicial tal investimento.
O primeiro link que coloquei utiliza essa mesma sugestão que deste senso. A utilização do óleo mineral e da silicone deve ser o método mais económico.
Esse projeto usa o príncipio do gerador Cockroft-Walton (existe até uma calculadora online interessante aqui: http://www.extremeelectronics.co.uk/index.php?page=cwvoltage ). A tensão poderá ser regulada de "salto em salto" através do comprimento da "cadeia". Agora não faço ideia de como controlar a corrente (os meus conhecimentos são mesmo muito limitados)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2013, 17:41 »
A questão é que um multiplicador de voltagem precisa de AC, ou pelo menos DC pulsado e a corrente que podes tirar de uma coisa dessas é muito reduzida.
O Dave do EEVBlog lançou agora mesmo um filme precisamente sobre isso, aconselho a veres.
Para 30Kv tens de começar ai com uns quantos Kv pelo menos, e a regulação será possivelmente muito má..
http://www.eevblog.com/2013/05/10/eevblog-469-cockcroft-walton-multiplier/

Sim, é caro, mas para o que a fonte oferece é "barato", não o fazes em casa por muito menos, se é que fazes por menos.
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #7 em: 15 de Maio de 2013, 19:44 »
não o fazes em casa por muito menos, se é que fazes por menos.
Ou se é se chego a fazer... não conseguia desenvolver uma fonte de perto similar a essas de compra...
Mas muito obrigado senso por o vídeo, não conhecia o blog e aprendi bastante nesses 20 minutos. Terei de estudar os problemas que uma fonte com essa falta de regulação irá causar

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #8 em: 15 de Maio de 2013, 19:52 »
(...) Tens meia duzia de fontes de 30Kv no eBay, mas tirando uma ou outra nenhuma vai até 20mA.
10mA a passar pelo coração matam uma pessoa. 30kV devem passar por onde quiserem.

(os meus conhecimentos são mesmo muito limitados)
Ora aí está a razão pela qual não te deves meter nisso sem adquirir esses conhecimentos primeiro ou arranjar alguém com eles para tratar dessa parte do projecto. Se pensas que vais ser bué cuidadoso e nunca vais apanhar um esticão por acidente, garanto-te que estás muito bem enganado :)
« Última modificação: 15 de Maio de 2013, 23:15 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #9 em: 15 de Maio de 2013, 20:05 »
Sim, eu sei perfeitamente disso, á uns tempos levei com 400v de um condensador de 0.5uF e fiquei 5 minutos sem sentir o braço, por muito cuidado que se tenha, um pequeno deslize e já está..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #10 em: 15 de Maio de 2013, 23:19 »
Tenho uns amigos que estão a desenvolver uma fonte dessas para demonstrações. Estão a fazer o transformador, e fizeram umas bobinas enroladas numa estrutura de plástico de quase 1mm de espessura. O core do transformador é relativamente condutor, e a tensão já fez furos na estrutura de plástico para saltarem faíscas da bobina para o core e por aí para a outra ponta da bobina. E são só uns 20KV.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #11 em: 15 de Maio de 2013, 23:30 »
Eu qualquer coisa acima de 30v DC é sempre mão esquerda no bolso, cheira-me que mesmo com aqueles 400v se tem sido pelo peito tinha-me mandado ao chão.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #12 em: 15 de Maio de 2013, 23:56 »
0.5uF a 400V então Senso, não davas para reparar TVs, distrações são muitas e acidentes acontecem, por vezes atordoam mas não passa disso, servem para nos acordar  :o

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #13 em: 16 de Maio de 2013, 00:49 »
Como é que ainda ninguem se lembrou disso? Em vez daquele botão para calar o desgraçado deviam começar a por umas chapas para acordar o pessoal.


BIP BIP BIP BIP BUUMM  8)

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Fonte de alta tensão regulável (electrostática)
« Responder #14 em: 16 de Maio de 2013, 02:06 »
O dave no video usa um gerador de sinais para atacar o circuito?