collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PIC16F84A  (Lida 3721 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
PIC16F84A
« em: 12 de Março de 2019, 19:52 »
Ando a aprender a programar PICs, tenho visto vários vídeos no youtube e já fiz uns pequenos programas no micropascal para um PIC16F84A. Na simulação no proteus funcionam bem mas no circuito real não funcionam. Em princípio deverá ser alguma coisa mal configurada, mas não estou a ver o que seja. No circuito real estou a usar um cristal entre os pinos 15 e 16 e já experimentei com 4Mhz e 10Mhz mas não resulta. Como gravador estou utilizar o PICKIT3 o qual indica sempre que a gravação foi efetuada com sucesso, mas depois não dá nada. Alguém tem alguma dica?

 Obrigado.

 Bino.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: PIC16F84A
« Responder #1 em: 12 de Março de 2019, 20:56 »
1° ( sempre) verificar alimentação
2° partilha esquema e fotos da montagem, é melhor que dar tiros no escuro.

Tens os condensadores do cristal? Meteste os fuses do oscilador corretos?

Já não uso 16f84 quase desde quando ainda era 16c84 e programada com um jdm na porta paralela, mas eram quase à prova de bala e os problemas eram sempre do utilizador.
Hoje em dia já tens muito melhor, não há justificação para ir para um micro tão arcaico.

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: PIC16F84A
« Responder #2 em: 12 de Março de 2019, 23:20 »
Em primeiro lugar, obrigado pela resposta.
Estou a usar o PIC16F84 porque já cá o tenho há muito tempo. E como é só para treinar, fazer acender e apagar uns LEDs, ainda não comprei outro.
Quanto aos fuses, aí é que tenho as minhas dúvidas: já os tive em HS e em XT mas não resultou.
Estou com dúvidas se será preciso configurar alguma coisa, tal como: CMCON, ADCON, ANSEL, mas eu acho que este PIC é tão simples, não sei se tem estes registadores.
Já verifiquei a alimentação. Vou enviar o esquema de um circuito com 10 leds em que cada vez que pressiono o botão A acende um led da esquerda para a direita, e o botão B acende um led da direita para a esquerda.

Obrigado.

Bino.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: PIC16F84A
« Responder #3 em: 12 de Março de 2019, 23:44 »
Faltam-te condensadores de desacoplamento na alimentação. No datasheet tem de lá estar indicado, mas usa 100nF o mais perto possível do pin VDD do PIC. A alimentação vem de onde?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: PIC16F84A
« Responder #4 em: 13 de Março de 2019, 11:12 »
Fotografias da montagem ajudam bastante.

Estive a ver os Fuses, HS deve funcionar bem para 4MHz. O único bloqueante mais obscuro é o WDTEN, convém ficar desligado.


Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: PIC16F84A
« Responder #5 em: 13 de Março de 2019, 16:34 »
Boa tarde.
Já coloquei o condensador de desacoplamento de 100nF e estou a alimentar o circuito com uma fonte regulável com 5V. Os fuses estão todos desativados.
Fotografias não posso enviar, pois, ainda não modernizei o meu telemóvel que ainda é um nokia dos antigos. Estava à espera que ele avariasse para comprar um novo, mas está difícil. Estou a fazer a montagem na protoboard.
Apesar do pickit indicar que o pic foi gravado com sossesso, estou a desconfiar que qualquer coisa está a falhar na gravação, ou o pic está com problemas, visto que anda por aqui há muito tempo.

Bino.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: PIC16F84A
« Responder #6 em: 13 de Março de 2019, 17:15 »
Se a pic estivesse marada não passava na programação. Se não tens câmara no telemóvel, usa a webcam do portátil, do tablet, ou inventa uma desculpa melhor   ;D

Se o problema não é do HW, só sobra que o programa que fizeste tem qq coisa mal. Cria um programa básico no mplab em assembler tipo por um led a piscar (deve haver certamente exemplos na NET) e testa primeiro com ele.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: PIC16F84A
« Responder #7 em: 14 de Março de 2019, 11:57 »
Só por curiosidade, que PIC recomendarias para fazer uns testes inconsequentes... Alguma coisa equivalente ao ATtiny85 ou algo do estilo.
Tenho um programador PIC K150 que nunca usei (estava barato... não resisti... :-)
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: PIC16F84A
« Responder #8 em: 14 de Março de 2019, 15:03 »
12F1840 foi a última que usei. Era a de 8 pinos com mais memória (importante para o projeto que estava a fazer). Usei o MPLAB Xpress (online) como IDE para C,  e pickit3 (dos baratos do ebay) para programar.

De notar que a Microchip é mãos largas, as PICs que usei nesse projeto eram samples. Só precisam de um email com domínio privado para se registar (nada de google, hotmail e yahoo)


Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: PIC16F84A
« Responder #9 em: 14 de Março de 2019, 21:11 »
Boa noite.
Nunca me lembrei da Câmara do PC para tirar a foto. Aqui vai ela, embora eu pense que não vai ser muito elucidativa para ver os pormenores. Agora reparo que a mesma saiu invertida na horizontal.
Peço desculpa pela minha ignorância: as iniciais WDTEN que escreveu no tópico acima é o mesmo que watchdog timer dos fuses? Se assim for está desativada.
Hoje estive a ver se havia oscilação no cristal, com o osciloscópio. Para cristais de 3.5Mhz e 4Mhz o circuito oscila. Para 10Mhz não. Mas isso deve ser por causa da seleção dos fuses.

Bino.