collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v  (Lida 12007 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Como diz o tópico ando á procura de referências de amplificadores operacionais(op-amps) que tenham entrada e saida rail to rail, e que possam ser alimentados com 5v para usar como buffer/condicionador de sinal numa entrada analógica de um micro-controlador.
Se souberem referências digam!
E preferência por dips  ;)
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #1 em: 11 de Outubro de 2010, 10:15 »
Basta ires ao site de fabricantes que tens logo uma mão cheia à escolha, National, LT, TI, Maxim, se calhar até Microchip, etc.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #2 em: 11 de Outubro de 2010, 12:55 »
Não é assim tão mão cheia quanto isso, infelizmente a maior parte dos rail to rail não são dip, e são quase todos pico power e companhia, com capacidades de drive muito reduzidas, e quando se quer usar um adc overclocked, falta de corrente para carregar o circuito conversor não é nada bom, penso que já tenho alguns a caminho, terei de os testar.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #3 em: 11 de Outubro de 2010, 14:02 »
(...) com capacidades de drive muito reduzidas, e quando se quer usar um adc overclocked, falta de corrente para carregar o circuito conversor não é nada bom (...)

De quanta corrente precisas? É que se ainda não sabes, isso são suposições...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #4 em: 11 de Outubro de 2010, 17:22 »
Segundo o datasheet do atmega328p e de praticamente todos os outros avr's, a impedância tipica anda na casa dos 10kohms, com 5v no máximo, daria uma corrente de I=5/10k = 0,5 mA, muitos dos que encontro têm corrente de consumo total de 0,5mA ou menos, o que quer dizer que o op-amp consome isso, logo como ele é um sistema não ideial tambem consome alguma corrente para funcionar, acho que ficava feliz com algo que debita-se pelo menos 0.5mA, mas já pedi uns quantos samples para ir testar.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #5 em: 11 de Outubro de 2010, 17:57 »
Deves estar a olhar para o consumo do próprio ampop a funcionar, mas ele dá mais do que isso à saída. Por exemplo estes têm cerca de +/- 25mA de Iout, em DIP:

LM6142
MCP6231

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #6 em: 11 de Outubro de 2010, 19:33 »
Sim, esses foram dos poucos que vi, pensei que houvesse assim algum modelo tipicamente usado e que fosse facil de encontrar em qualquer loja de electrónica, mas já pedi samples desses dois modelos á uns dias, depois quanto estiver o projecto funcional eu mostro aqui no fórum.
Obrigado Njay ;)
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2010, 00:56 »
Têm mesmo que ser rail-to-rail? Senão um simples LM358 servia (ele acho que faz até muito perto do GND), ele também dá uns 20mA à saída.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2010, 01:06 »
As minhas primeiras opções foram mesmo o LM358, o TL072 ou 074 e o NE5532, mas nenhum deles é realmente rail to rail.
A aplicação é converter um sinal audio num sinal limitado a 0-5v e quanto mais puder explorar da gama 0-5v melhor, mas mesmo os 0-3.5v que é o que o lm368 oferece tipicamente com um Vdd de 5v não é mau, esperar pelos samples e ver no que dá, até por os primeiros 3 que referi compram-se em quantidades industriais a preços muito reduzidos no ebay, coisas tipo 20 ou 30 op-amps por 4€ já com portes..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #9 em: 12 de Outubro de 2010, 01:13 »
Mudas a tensão de referência do ADC para a de 1.1V e tens o problema quase resolvido. Talvez nem precises do ampop.
Mas ainda tens que converter o sinal AC que é o audio num sinal positivo para o ADC. Colocas à entrada do ADC um divisor de tensão que dê 505mV (metade da tua referência). Em "repouso" e sem audio tens o ADC a ler ~511, que é o centro da "gama dinâmica" do ADC.
Aí metes o sinal de audio através de um condensador. O condensador não deixa passar a componente DC do sinal, que é o mesmo que dizer que vai deixar passar apenas as variações do sinal. A entrada do ADC apenas vai ver o sinal que varia para cima e para baixo a partir do centro (511 -> 505mV).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #10 em: 12 de Outubro de 2010, 01:24 »
Nunca me ocorreu tal ideia :o
Já agora, na tua opinião qual seria a opção que usarias, a tua ideia, ou usar amplificadores operacionais para "processar" o sinal, a ideia é tambem dar-lhe um bocadinho de ganho e implementar um peak detector tambem.
Edit: E vendo bem usando a referência de 1.1v ainda ganho alguma precisão pelo caminho porque tenho muito menos variação de voltagem para representar com o mesmo numero de bits.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 01:28 por senso »
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #11 em: 12 de Outubro de 2010, 02:14 »
Para o detector de pico não precisas de usar um ampop, pois podes perfeitamente fazê-lo em sw!

Já para o ganho, depende da tua fonte de sinal. Experimenta 1º sem ampop e vê que valores lês no ADC, e só depois se vires que precisas mesmo de um AMPOP é que vale a pena usar um. E nesse caso um LM358 deve servir, não precisa de ser rail to rail; basta que amplifique a amplitude do sinal mesmo sem o valor de saída estar "assente" no GND. Por exemplo, se amplificar uma tensão entre -50mV e 50mV para uma tensão entre 1V a 2V (ganho de (2-1) / (0.05-(-0.05)) = 10) serve; o condensador à entrada do ADC encarrega-se depois de transformar as variações do sinal à saída do ampop (1V a 2V) em variações entre 0.05V e 1.05V que o ADC lê que é uma maravilha. Não sei se me estou a fazer entender...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #12 em: 12 de Outubro de 2010, 02:24 »
Sim, estás a fazer-te entender.
Um dos objectivos era ficar a perceber algo mais de filtros analógicos e de como/onde usar op-amps, como eles vêem de graça vou usar, mas experimento com e sem eles para ver as diferenças.
Obrigado por toda a tua ajuda ;)
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #13 em: 17 de Outubro de 2010, 09:28 »
Mais uma pergunta, referências de diodos schottky comuns?
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Procuro amplificadores operacionais rail to rail, com alimentação de 5v
« Responder #14 em: 17 de Outubro de 2010, 13:00 »
Até cerca de 1A: 1N5817 , 1N5818 e 1N5819. A diferença entre estes é que o 5817 (tenho este na minha loja a 0,19€) é o que tem a Vfw mais baixa e também o que aguenta menos tensão em "modo bloqueante" (acho que uns 20V), e o 5819 é o que tem a Vfw mais alta mas e aguenta mais tensão. Têm o tamanho dos 1N400x.

Depois para muito menos corrente tens também conhecido o BAT45, e para muito mais corrente tens N modelos, alguns em pacote TO220, é procurar por exemplo na Farnel.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2010, 13:02 por Njay »