collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto - Registo de percurso e batimento cardíaco durante uma corrida  (Lida 2691 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Akh608

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Boas.
Eu odeio quando me perguntam as coisas neste tom, mas sinceramente nem sei por onde começar a procurar sequer o que preciso, o que usar...

A minha ideia vem de ter visto na ja dois componentes que me chamaram a atenção: receptores GPS e interface de cardiofrequencímetros... meti-me a pensar se não seria interessantíssimo juntar os dois para ir correr.
Assim, meti-me a imaginar um aparelho que registasse o percurso e os batimentos cardíacos... sei que existem desses comerciais, mas tinha mais piada fazer um... e ficava mais barato, claro.

Agora, isso é, de longe, areia a mais para a minha camioneta, porque nem sei por onde começar. Assim, quaisquer dicas sobre os materiais necessários, sistemas, material de leitura, etc. Tudo seria bem vindo.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, 02:13 por metRo_ »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto para apoio a corrida
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2010, 21:59 »
Para começar, um arduino que é uma plataforma de desenvolvimento de micro-controladores, no caso do arduino é um atmega328p da Atmel, é extremamente simples de se usar e programar e já tens milhares de exemplos e de projectos feitos por outras pessoas na internet, e sim tens muitos sobre como usar GPS ligado ao arduino.
Aconselho a começar por adquirir um, uns leds, umas resistências, uma breadboard, ou melhor ainda, comprar um kit de iniciante(starter kit) e começar por piscar um led, e depois é ir crescendo, devagar devagarinho se vai ao longe.
Avr fanboy

Offline Akh608

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto para apoio a corrida
« Responder #2 em: 13 de Novembro de 2010, 00:22 »
Lá está... numa coisa que para ti é tão simples, já me deste imenso para trabalhar.
Obrigado. Vou então começar a perceber o que é o arduino e seguir o teu conselho do kit de iniciante.

Na verdade, já tinha ouvido falar de arduino, só precisava que alguém me dissesse que se adequava ao que pretendo.

Obrigado, então... vou aproveitar o Natal para dar o primeiro passo, que ummas férias dão jeito para isso mesmo.

Offline Akh608

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto para apoio a corrida
« Responder #3 em: 13 de Novembro de 2010, 00:32 »
Então para primeira compra, chegará:
1x Beginner Parts Kit http://loja.lusorobotica.com/82-beginner-parts-kit.html
1x Kit de Resistências (aconselhado no Beginner parts) http://loja.lusorobotica.com/componentes/42-kit-resistencias-1-4w.html

...será necessário comprar o arduino?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto para apoio a corrida
« Responder #4 em: 13 de Novembro de 2010, 00:33 »
A leitura deste pequeno texto vai-te ajudar a perceber um pouco o mundo dos microprocessadores http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcontrolador depois partes para o Arduino. Vais perceber melhor o que é o Arduino!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto para apoio a corrida
« Responder #5 em: 13 de Novembro de 2010, 00:39 »
Antes de partires para a compra lê alguns textos sobre o que sao micrcontroladores para perceberes minimamente o para que servem. Se simplesmente queres fazer o projecto basicamente um microcontrolador permite-te que o programes para que este execute um conjunto de instruções como por exemplo ligar um led através da colocação de uma tensão na saída, etc...

Para começares aprender se calhar acho mais interessante isto: http://loja.lusorobotica.com/arduino/30-kit-workshop-base-level-without-arduino.html em vez dos dois que indicas-te.

Vais necessitar sempre de um Arduino para fazer alguma coisa de interessante. E mais cedo ou mais tarde vais necessitar do Arduino!

Offline Akh608

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Projecto para apoio a corrida
« Responder #6 em: 13 de Novembro de 2010, 00:58 »
Sim, que isto é uma pancada forte, mas não sou de me mandar logo de cabeça :)

Para já, lá está... queria ler imenso, e estou a pegar em imensas palavras do que estão a dizer para procurar no google.
De facto, este kit já vem pronto para o arduino... só uma questão - o outro kit fazia referência a uns tutoriais no SparkFun, achas que vale a pena segui-los? (neste momento já li uma boa parte)
Como tb falam do ATmega328 (arduino?), penso que no fundo vá tudo dar ao mesmo?
« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, 01:01 por Akh608 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto para apoio a corrida
« Responder #7 em: 13 de Novembro de 2010, 01:28 »
Arduino é o nome da placa e do IDE, que se baseia numa linguagem de programação meio proprietária do Arduino que se chama wiring, mas que é no fundo C/C++, presumo que tens alguma experiencia de programação, o cérebro do arduino em si é um atmega328p no caso da placa arduino uno ou arduino duemilanove, nos tutoriais que encontrares pela internet a maior parte será para o duemilave, mas são precisamente a mesma coisa, só muda o nome(não é bem assim, mas para um iniciante é verdade porque o que muda é o chip que mete o arduino a falar com o computador).
Fazes muito bem em seguir os tutoriais da Sparkfun, vai tambem ao site do arduino, que é www.arduino.cc e vai ao reference e começa a ler por lá umas coisas e regista-te no forum do arduino tambem.
Avr fanboy