collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construir o próprio ampop - lm741  (Lida 2275 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Construir o próprio ampop - lm741
« em: 29 de Abril de 2017, 11:31 »
Olá,

Julgo que se enquadra bem nesta secção.

Recentemente, ao visualizar o datasheet do LM741 (http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm741.pdf), na página 7, tive a ideia de criar o meu próprio ampop  :)
Apenas por diversão e para efeitos acadêmicos.

Pesquisei sobre o assunto e encontrei este tutoriais:

http://www.instructables.com/id/LM741-Op-Amp-on-a-Breadboard/
http://www.electroschematics.com/9344/diy-operational-amplifier/

Uma coisa que me deixa confuso é que no datasheet não encontro indicação sobre quais modelos de transistor e díodos devo utilizar. Penso que isso deve ser dimensionado conforme a escolha de quem o faz, porque em ambos os tutorais eles optam por modelos diferentes!

Já alguém experimentou fazer isto? Conselhos serão bem vindos!
Antes de avançar para a montagem vou primeiro montar isto num simulador, para primeiro validar os circuitos!

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Construir o próprio ampop - lm741
« Responder #1 em: 29 de Abril de 2017, 13:16 »
Citar
Uma coisa que me deixa confuso é que no datasheet não encontro indicação sobre quais modelos de transistor e díodos devo utilizar.

Exactamente por isso, projectar um opamp decente é difícil. Montar partindo de um esquema já feito é como montar outra coisa qualquer.

Tanto quanto sei, os transistores dos OPAMPs são, em cada opamp e em cada transistor, um caso particular. Nunca vi um esquema de um opamp comercial que especifique cada transistor.

O esquema geral é facultado, regra geral como esquema equivalente, para poermitir que se perceba melhor o comportamento do modelo.

Para a tecnologia de hoje, um opamp tipo LM741 é coisa obsoleta. Na altura em que estes OPAMPs surgiram, apenas os transistor NPN lá incluidos eram transistors decentes, os PNP eram transistors mais de auxílio que de decente desempenho concreto.

Resumindo, a regra geral é que um OPAMP é um componente com determinado comportamento e em caso algum algum fabricante se preocupa em usar neles transistores de especificação oriunda do mundo dos transistores vendidos individualmente.