collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: 8000 Milhões para a Ciencia europeia  (Lida 3972 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
8000 Milhões para a Ciencia europeia
« em: 10 de Julho de 2012, 12:20 »
Li esta noticia agora e pareceu-me interessante.

Este é um dos maiores investimentos de sempre, e uma grande aposta na ciencia europeia.

Pode ser que esta seja uma resposta positiva á crise do euro e uma forma de invertermos a situação actual de fuga de conhecimento para fora da europa. Na noticia fala que 380M são para Portugal. A par com todos os outros incentivos que ha, pode ser que haja oportunidade para mais e melhor ciencia nacional e europeia.

http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/mais-de-8000-milhoes-de-euros-para-a-ciencia-europeia-1554186
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #1 em: 10 de Julho de 2012, 12:27 »
Quero é ver destes 380M quantos veem parar as Universidades para podermos usufruir dele...

metade dele fica pelo caminho....  :-\
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #2 em: 10 de Julho de 2012, 12:34 »
Quero é ver destes 380M quantos veem parar as Universidades para podermos usufruir dele...

metade dele fica pelo caminho....  :-\

Os que vão para projectos aceites tem mesmo de ir para esses ditos projectos, pelo menos do que eu conheço existe um controlo apertado na forma como é aplicado o dinheiro nos laboratorios.

Agora claro ha sempre "jogadas", mas penso que não são tão descaradas quanto isso.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #3 em: 10 de Julho de 2012, 13:44 »
Quero é ver destes 380M quantos veem parar as Universidades para podermos usufruir dele...

metade dele fica pelo caminho....  :-\

O dinheiro destinado aos projectos é única e exclusivamente destinado aos projectos (equipamento, inscrições e viagens a conferências, reuniões científicas). Logo, os alunos nunca usufruem dele a menos que façam parte de algum laboratório de investigação ou consigam alguma bolsa financiada por esses projectos (ou se um professor que pertença a um laboratório autorizar o aluno a trabalhar com o equipamento). Regra geral, todo o equipamento comprado, para os projectos, apesar de pertencer às universidades, fica reservado aos laboratórios de investigação que propuseram os projectos e não está disponível para os alunos, excepto nos casos que mencionei. Quando a união europeia dá o dinheiro, já está definido quanto dinheiro é para gastar em X, quanto é pa gastar em Y, quanto é para gastar em Z. Obviamente que equipar uma sala com material didático não se enquadra nos gastos de um projecto de investigação e, como tal, não se podem comprar tais coisas com esse dinheiro.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #4 em: 12 de Julho de 2012, 00:09 »
Boa iniciativa.

Tipicamente o dinheiro destes projectos é sempre "bem" atribuído.. pode não estar acessível a todo e qualquer estudante, mas independentemente de quem o uso, só o facto de existir e ser investido já é bom..;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #5 em: 12 de Julho de 2012, 00:35 »
Podem concorrer empresas, instituições de ensino e instituições sem fins lucrativos. Se não estou em erro, os projectos têm que envolver parceiros de vários países.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #6 em: 12 de Julho de 2012, 15:23 »
Não esquecer que em Portugal o estado (ainda) "dá" €€€ aos projectos/startups portuguesas, chama-se INOV CAPITAL. Ou melhor, reparei agora que fizeram um rebranding à coisa e mudaram o nome para Portugal Ventures. http://www.portugalventures.pt/en/news.html
O CEO actual é o Prof Epifanio da Franca (ex-Chipidea), portanto a sensibilidade para projectos tecnologicos está lá.
Não é novidade mas às vezes estas coisas passam um bocado despercebidas, vá-se la perceber porquê.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #7 em: 12 de Julho de 2012, 15:55 »
Ja conhecia o INOV, n estava a par do rebranding.

A experiencia que tenho com venture capitals não é a melhor, mas ainda este ano ou inicio do proximo volto a tentar e depois logo dou o feedback...

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #8 em: 12 de Julho de 2012, 15:57 »
Pois... this is not, A-me-rica...

O que é que a tua empresa faz mesmo?

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: 8000 Milhões para a Ciencia europeia
« Responder #9 em: 12 de Julho de 2012, 16:36 »
Pois... this is not, A-me-rica...

O que é que a tua empresa faz mesmo?

Sim não ha fundos perdidos... aqui os investimentos são tipo "emprestimos" e ás vezes somos avaliados pelas empresas concorrentes que ficam logo com acesso aos projectos e tem possibilidade de veto do investimento.

O produto principal da Dronetech são UVS (unmanned vehicle systems) estando neste momento focados numa plataforma UGV (ground) mas em breve vamos avançar para UAV (aereal) e por fim USV (sea).

Em paralelo estamos a desenvolver pequenos produtos para o mercado de hobby e DIY, como é o caso de breakouts e do extensor de servos que temos já a venda.

Para alem disso tambem fazemos R&D de prototipos para terceiros, e distribuição/produção em massa caso se tornem produtos finais.

Ainda estamos no inicio, daí "startup", e nesta altura os investimentos por pequenos que sejam ajudam, o mesmo se diz dos clientes. A nivel de recursos humanos tambem estamos bastante reduzidos por agora, tendo de recorrer a parcerias ou a freelancers quando existe algo fora das nossas competencias.
« Última modificação: 12 de Julho de 2012, 17:30 por Marvin »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek