collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: mp3 shield com problema ao jogar som  (Lida 2934 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
mp3 shield com problema ao jogar som
« em: 14 de Outubro de 2013, 21:34 »
tenho um shield MP3    https://www.sparkfun.com/products/10628 e quando tento ouvir os ficheiros de som (mp3) não funciona bem.
para os mesmos ficheiros, já consegui ouvir bem, mas na maior parte das vezes ele dá o som muito rápido e não perceptivel (ex: ficheiros de 5 segundos toca em 1 segundo).
o erro que dá tem a ver com Valores fora do padrão no registrador SCI_MODE.
já pesquisei e alguem com um problema similar (não tocava mais rapido mas sim mais longo) apantava para um problema no multiplicador do clock, e sugeria que numa das livrarias SFEMP3Shield pusesse em comentario uma linha de codigo, mas ao faze-lo dáva-me erro relacionado com o clock e  a saida do som continuou igual.
agradecia mesmo muito que alguém que tenha uma ideia de por onde eu me possa virar, a partilhe comigo.

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: mp3 shield com problema ao jogar som
« Responder #1 em: 17 de Outubro de 2013, 21:29 »
estou mesmo a precisar de ideias vossas, pois as minhas já se esgotaram.
já utilizei i shiel com um outro arduino uno, e o problema persiste, já desinstalei o programa arduino, saquei de novo as livrarias que utiliza (SFEMP3Shield e SdFat) e coloquei-as na pasta (C:\Program Files\Arduino\libraries), e tudo igual. Usei o comando para fazer o teste de som e ouvia nos auscutadores um beep continuo.
eu realmente agradecia opinioes, estou mesmo a precisar. Qualquer opinião é bem vinda.
desde já obrigada pela vossa disponibilidade e atenção.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: mp3 shield com problema ao jogar som
« Responder #2 em: 17 de Outubro de 2013, 21:33 »
Já experimentas-te com outro cartão SD e tem a certeza que o formatas e metes o sistema de ficheiros em formato FAT(evita FAT32 tambem).
De resto, existem mais umas bibliotecas alternativas para esse shield, experimenta outras.
Avr fanboy

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: mp3 shield com problema ao jogar som
« Responder #3 em: 18 de Outubro de 2013, 18:29 »
Obrigado senso pela tua atenção.
já experimentei com 3 cartoes SD diferentes ( dois de 2GB e um de 4GB), um dos cartoes de 2GB formatei-o com o recurso da biblioteca SdFat, e naquilo que me apercebi esta biblioteca por defeito formata os cartões até 2G em fat16.
penso que o proximo passo seria utilizar outras livrarias, se alguem me desse ideias de outras livrarias e (onde as encontrar) que funcionem com este shield ficava agradecido.
Só outra coisa, quando com esta livraria ponho a tocar uma musica, no serial monitor dá as informações da musica , isso não quer dizer que o shield tem comunicação com o SD?.

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: mp3 shield com problema ao jogar som
« Responder #4 em: 19 de Outubro de 2013, 16:50 »
Bem, não fui feliz na procura de uma outra biblioteca que trabalhe com este shild, mas depois de mais pesquisa encontrei o seguinte:
"The VS1053 has no non-volatile memory for you to alter. So it was nothing you did via software. The Error 4 and MemTest = 0×0 indicates a chip failure or at least a failure to communicate with the chip. I would also expect this to manifest in the Midi, but it may not be testing the CHIP’s ID. The Error code 4 is additionally in the library returning the begin() function before it can complete initializing the VS1053. Since it is not recognizing the CHIP. So other items may not work, properly. It appears it will basically will work with load volume.

I am not clear on the sequence of events. Is it playing but also issuing the errors? or was it that it was playing and now it is not, and issuing the errors, after the supposed MIDI experience?

Does the MIDI still work?

In the SFEMP3Shield::vs_init()  function un-comment the debug prints. (may need to fix them) and then what is the MP3mode register? It should be  0×4800. I suspect it is 0×0 like the Mem test. Which in turn would indicate you are not talking to the chip.

You can comment out the test checks of “if(MP3Mode != (SM_LINE1 | SM_SDINEW)) return 4;” and “if(MP3Clock != 0×6000) return 5;”  in the vs_init() and see what happens.

issuing the “i” command should result in the following:

Received command: i

HDAT1HDAT0VOLModeStatusClockFpversion[Bytes/S][KBits/S]PlaySpeedDECODE_TIMECurrentPos
0x00x00x28280x48000x400x60000x300000
Enter 1-9,f,F,s,d,+,-,i,>,<,p,r,R,t,m,M,g,k,h,O,o,D,S,V :"

comentei as linhas sugeridas e o resultado do monitor foi este:
"Received command: m
Memory Test Results = 0
Result should be 0x83FF.
Reset is needed to recover to normal operation
Enter 1-9,f,F,s,d,+,-,i,>,<,p,r,R,t,m,M,g,k,h,O,o,D,S,V :
Received command: i
HDAT1   HDAT0   VOL   Mode   Status   ClockF   pversion   [Bytes/S]   [KBits/S]   PlaySpeed   DECODE_TIME   CurrentPos
0x0   0x0   0x0   0x0   0x0   0x0   0x0      0      0      0      0      0
Enter 1-9,f,F,s,d,+,-,i,>,<,p,r,R,t,m,M,g,k,h,O,o,D,S,V :"

alguma ideia de como resolver????????

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: mp3 shield com problema ao jogar som
« Responder #5 em: 10 de Novembro de 2013, 13:46 »
Para quem tem o mesmo problema, e daquilo que pesquisei o erro que me dá não tem a ver com o cartão SD mas prende-se com o chip VS1053, durante a configuração inicial é feita uma verificação nos registos do VS1053 para verificar se este está a funcionar correctamente, e o que acontece com o meu caso é que o mesmo não está a acontecer.
não quero com isto dizer que o chip estourou, até porque não o sei, poderá ser qualquer definição mal feita a nivel de software, não faço ideia, mas no meu caso e neste momento também não me interessa, pois optei por comprar o WaveShild, que para além de jogar som também me permite gravar audio.