collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como funciona um Arduino?  (Lida 16207 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Como funciona um Arduino?
« em: 24 de Fevereiro de 2015, 15:17 »
Como é?...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2015, 15:20 »
Com eletricidade.  ;D

É mais fácil dar uma boa resposta se fizeres uma boa pergunta.

Sê mais explicito. Que queres saber? Hardware, Software, Plataforma, Instituição? O quê?
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 15:23 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro de 2015, 16:02 »
:)

Quando compras um recebes uma "cena" que vem dentro duma caixa. Como funciona essa cena?
Pensa num carro. Como funciona um carro?

Vão até ao nível de detalhe que conseguirem.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2015, 16:20 »
Cabo USB.
Programa Arduino IDE v1.....
Exemplos - Basics - Blink
Ligar cabo USB.
Selecionar board- Ferramentas - Placa.
Selecionar porta com - Port - COM....
Carregar no botão Upload.
Ver o led designado por L13 a piscar de 1 em 1 segundo.
Fácil.  :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro de 2015, 16:38 »
Tudo começou á 13.8 biliões de anos...

EDIT: correção temporal
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2015, 17:08 »
13.8 mil milhões ... bilião Português = 1 milhão de milhões... bilião "Inglês" = mil milhões

Mas na verdade ainda não se sabe "como era" antes do big bang :P.
E não perguntei onde começou mas sim como funciona :P

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2015, 17:29 »
Muito resumido:

Houve uns gajos espertos (mais tipo "chico esperto" do que "o meu cão é esperto", se disser que eram italianos ninguém estranha...) que repararam que havia um grupo de hipsters que nem soldar sabiam mas queriam parecer cool porque punham leds a piscar e percebiam bués de cut&paste mas não sabiam como mostrar esse conhecimento.
Espertos como eram, montaram uma placas por 5€ e venderam-nas por 25€ a esses mesmos hipsters, outros espertos juntaram-se à festa (porque até fazerem os "shields" para fazer coisas mais complicadas como mexer motores obrigava a soldar porque a m*rd* dos pinos nem sequer alinham com uma breadboard), e depois de embalado a negócio outros não tão hipsters mas que também não sabiam soldar juntaram-se à festa e começaram a fazer coisas menos bonitas que leds a piscar mas mais fixes.

Acho que basicamente é isso...


Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro de 2015, 18:27 »
Muito resumido:

Houve uns gajos espertos (mais tipo "chico esperto" do que "o meu cão é esperto", se disser que eram italianos ninguém estranha...) que repararam que havia um grupo de hipsters que nem soldar sabiam mas queriam parecer cool porque punham leds a piscar e percebiam bués de cut&paste mas não sabiam como mostrar esse conhecimento.
Espertos como eram, montaram uma placas por 5€ e venderam-nas por 25€ a esses mesmos hipsters, outros espertos juntaram-se à festa (porque até fazerem os "shields" para fazer coisas mais complicadas como mexer motores obrigava a soldar porque a m*rd* dos pinos nem sequer alinham com uma breadboard), e depois de embalado a negócio outros não tão hipsters mas que também não sabiam soldar juntaram-se à festa e começaram a fazer coisas menos bonitas que leds a piscar mas mais fixes.

Acho que basicamente é isso...



Melhor explicação de sempre

StarRider

  • Visitante
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #8 em: 24 de Fevereiro de 2015, 18:30 »
Como é?...

Com "copy past"    :D   :D   :D  :D


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #9 em: 24 de Fevereiro de 2015, 18:52 »
Tens um macaco muito pequeno dentro da placa que faz o que tu lhe mandas! Supondo que a tua ideia seja explicar isto a pessoas que não percebem nada de electrónica!

Não concordo em nada com algumas das ideias de que o Arduino e' para hipsters etc... Quando comecei com micro-controladores não me estava agradar nada a ideia de ter que andar a montar um micro numa breadboard pois se aquilo não funcionasse, no limite, como já me aconteceu, podia ser porque a breadboard estava estragada entre mil e uma outra coisas que não meu o problema. Nessa altura tinhas 2 alternativas, ou arriscavas fazer uma pcb sem experiência nenhuma ou pagavas umas centenas de euros por uma placa de desenvolvimento e por essa mesma altura saiu o Arduino, ainda com porta serie, provavelmente foi a placa de desenvolvimento mais barata do mercado e isto foi uma grande vantagem! Prefiro pagar 20E que perder umas horas a volta de uma breadboard!

A parte ma e' que depois o pessoal acha que sabe mais que o que realmente sabe e faz asneiras, fora isso não vejo mal nenhum o pessoal de artes usar o Arduino para piscar leds desde que depois não se lembre de que se calhar também dão uma perninha de electrónica!


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #10 em: 24 de Fevereiro de 2015, 20:34 »
Tcchhhhhh... isto tá pior do que eu pensava; só me dizem como é que apareceu e como é que se utiliza, pelos vistos ninguém sabe como é que funciona um Arduino...

... excepto o metRo_ que acredita que há lá um macaco lol :P, fizeste-me lembrar que na makerfaire disse isso a uma chavala pequenita que me perguntou como funcionava a CNC :) (claro que depois da piada expliquei-lhe o melhor possível como era).

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #11 em: 24 de Fevereiro de 2015, 21:02 »
Guardado dentro do chip tem um fumo mágico azul que o faz funcionar, se libertares o fumo azul ele deixa de funcionar...
:-)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #12 em: 25 de Fevereiro de 2015, 11:04 »
Quando compras um recebes uma "cena" que vem dentro duma caixa. Como funciona essa cena?
Pensa num carro. Como funciona um carro?
Continuas a não saber fazer perguntas:
Que carro?Gasolina (ciclo 4 tempos, 2 tempos, wankel?), Diesel, elétrico ou hibrido? Motor aspirado, com turbo ou compressor?  Carburadores( flat slide ou CV) ou  injeção ( monoponto, multiponto ou direta)? Quantos cilindros, e em que disposição (linha, V (que ângulo?) ou opostos)? Automático(caixa planetária, sequencial, dupla-embraiagem?) ou manual? Tração à frente, tração a trás, 4x4 ou integral? e por aí fora...

Além disso e como sabes Arduino não é uma placa específica mas sim um conceito integrado.

E "detalhe até ao nível que conseguir" com o "meta-conhecimento" de quem passa o tempo ligado à net dá para escrever vários livros (microcontroladores, semicondutores, programação, interfaces, etc) e não estou para isso :P

Se calhar queres algo do género:
"É um microcontrolador ATMEGA com o mínimo de circuitos de suporte(regulador/oscilador) e uma interfaçe USB-Série, programada através de um IDE muito básico(sem debuging, capacidades de edição limitadas e suporte para projetos mais complexos inexistente, todas as coisas boas que quem trabalha na área está habituado e uma das principais motivos de animosidade em relação ao Arduino). A linguagem de programação é um C++ estupidificado, com bibliotecas escritas com uma qualidade de código pavorosa (lentas e consumo de memória excessivo, e não me perguntes sobre o código em headers  >:( ). As portas do ATMEGA estão ligadas a conetores que permitem encaixar diretamente fios ou modulos prontos chamados shields, e que infelizmente não respeitam o espaçamento de uma breadboard, dificultando o trabalho a quem o utiliza.
O original é vendido a preços excessivos, mas felizmente criou-se uma saudável industria de clones chineses, com formatos muito mais interessantes que cabem em breadboards e ocupam muito menos espaço (os nano e pro), e graças à popularidade da plataforma ficam mais baratos que o conjunto dos componentes que os compõe se comprados no mercado ocidental, sendo ótimos para projetos simples e desenrrascanços. "

Estás  mais contente?


(Nem sei porque me dou ao trabalho, claramente andas à caça de gambuzinos, burro sou eu que te dou trela...)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #13 em: 25 de Fevereiro de 2015, 12:50 »
É mais um possivel pseudo concurso.
Ou uma daquelas iniciativas do vamos pór o fórum a mexer.

PS.: Esqueceste-te das caixas CVT(correia metálica ou de borracha? lol)
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Como funciona um Arduino?
« Responder #14 em: 25 de Fevereiro de 2015, 15:09 »
Resumindo:

Arduino -> Chip Atmega -> Cheio de Transistors e cenas microscopicas -> Bootloader -> Faz cenas e coisas -> Podes carregar código -> Faz um Led piscar e cenas...  :D

Cumprimentos,
André Carvalho.