collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: StarWars BB-8 teardown  (Lida 9356 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
StarWars BB-8 teardown
« em: 07 de Setembro de 2015, 18:48 »
Viva, ja por ai devem ter visto um robot do StarWars (que ira aparecer proximo filme?)

Acho interessante trazer para aqui um link / discussao do teardown ao bixo:
https://www.yahoo.com/tech/s/sphero-bb-8-teardown-reveals-203025262.html

IMO, este 'e um excelente exemplo de bom trabalho, tecnologia, marketing, funcionalidades (ate tem API de desenvolvimento), etc

Foi desenvolvido pela empresa http://www.sphero.com/ que ja tinha uma versao identica, mas com menos coisas.

Uma foto de uma placa de um prototipo de 2010:
http://photo.sh/photo-i1026473256791967925_25790385.html

E um artigo tecnico:
http://www.edn.com/electronics-blogs/designing-with-leds/4413812/Wi-Fi-with-LEDs-Bluetooth-for-iPhones-and-wireless-charging-all-in-one-random-walk-4413812

Um video do gajo que o fez:


have fun!

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #1 em: 07 de Setembro de 2015, 20:31 »
Boas referencias!
E acho engraçado que o xkcd (um dos melhores cartoons para geeks) já tinha dado a ideia em Abril de 2008:
http://xkcd.com/413/
Se a tivessem patenteado estavam cheios de pasta  ;D

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2015, 23:43 »
Pena o preço... o raio do robot é mesmo engraçado

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #3 em: 08 de Setembro de 2015, 00:23 »
tudo que é merchandise do starwars é dinheiro facil nas americas e os gaijos da sphero souberam bem aproveitar a coisa com um pequeno upgrade basico ao produto ja bem conhecido deles a "sphero".

Qdo vi o trailler, lembrei-me logo da sphero e qdo começaram a dizer que o boneco era real e nao apenas animaçao de computador, tive logo a certeza que era um sphero com um iman no topo pra segurar a cabeça e tudo em PTFE pra baixar o atrito ao maximo.. pode ser giro prá criançada, mas nem 20€ dava por ele. (n faço ideia qual o preço de venda..., mas ja o preço do sphero era e é mto caro, logo este sphero versao starwars deve ser o dobro!)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #4 em: 08 de Setembro de 2015, 07:53 »
Hugo,
as pessoas tendem a tentar maximizar os seus lucros e volume de negocio de modo a se sustentarem.. e terem lucros. Logo usam todas as tecnicas para o fazerem. O preco sao $149.99 e tera sido pensado naqueles que acham que este preco "eh uma pechincha" e se calhar sao muitos mesmo, os "engenheiros de marketing" nao iam meter um preco ao calhas.

Nao davas nem 20e 'e pq n te interessa?, ou porque conseguias fazer o mesmo por 3 vezes menos custo? Por 6 euros consegues desenvolver/produzir e divulgar o produto, vendendo unidades suficientes para sustentar tudo?

Ha tempos queixavas-te do "bota abaixo" aqui do pessoal, mas tb "botas a baixo" os projectos(comercais) q sao near perfect em todos os aspectos. :)

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #5 em: 08 de Setembro de 2015, 16:03 »
Achei giro  :)
Quanto maior o atrito exterior, melhor.
As únicas coisas que não gostei foi de ser controlado por um tablet/smartphone, alterações de cor e dimensões, creio de devia ser um bocadinho mais pequeno, como naqueles carros que vêm em latas já com comando.
Provavelmente até se conseguia fazer um com esses carritos, alguma mecânica e electrónica à mistura...

Também concordo que o preço está um bocadinho abusado, é um brinquedo pró caro, para isso há muitos gastos de desenvolvimento e divulgação, é uma questão de tempo até aparecerem clones.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #6 em: 08 de Setembro de 2015, 16:54 »
Eu tenho um (um sphero 2.0, não o start wars cenas). E é um brinquedo engraçado sim :)
Era algo que eu já tinha alguma curiosidade em experimentar há algum tempo desde que vi a versão 1.0 no kickstarter. E um brinquedo um bocado caro sim, mas está bastante bem conseguido.

Pessoalmente gosto de ter o comando pelo telemóvel, é mais pratico do que andar com mais um comando atrás.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2015, 20:25 »
Nao davas nem 20e 'e pq n te interessa?, ou porque conseguias fazer o mesmo por 3 vezes menos custo? Por 6 euros consegues desenvolver/produzir e divulgar o produto, vendendo unidades suficientes para sustentar tudo?

Ha tempos queixavas-te do "bota abaixo" aqui do pessoal, mas tb "botas a baixo" os projectos(comercais) q sao near perfect em todos os aspectos. :)
pois à tantas, se calhar é inveja! LOL  ::) mas até acho piada e ja estive pra comprar um, mas o preço é um abuso e por isso nem pensar..
as empresas n podem viver de apenas um produto, por isso teem de criar mais coisas pois a estes preços ha quem consiga fazer por bem menos que metade do preço e com menos alarido.. ok que com esta versao starwars eles devem pagar altos direitos de autor à disney e por isso ter um preço tao abusivo..

@tarquinio: tens filhos/crianças? ou foi pra ti? quantas horas brincas com ele? fora d ecasa ou só dentro? autonomia? ou usaste nos primeiros dias e depois foi parar à caixa e ficou até agora? :P
« Última modificação: 08 de Setembro de 2015, 20:27 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #8 em: 08 de Setembro de 2015, 20:53 »
Nao davas nem 20e 'e pq n te interessa?, ou porque conseguias fazer o mesmo por 3 vezes menos custo? Por 6 euros consegues desenvolver/produzir e divulgar o produto, vendendo unidades suficientes para sustentar tudo?

Ha tempos queixavas-te do "bota abaixo" aqui do pessoal, mas tb "botas a baixo" os projectos(comercais) q sao near perfect em todos os aspectos. :)
pois à tantas, se calhar é inveja! LOL  ::) mas até acho piada e ja estive pra comprar um, mas o preço é um abuso e por isso nem pensar..
as empresas n podem viver de apenas um produto, por isso teem de criar mais coisas pois a estes preços ha quem consiga fazer por bem menos que metade do preço e com menos alarido.. ok que com esta versao starwars eles devem pagar altos direitos de autor à disney e por isso ter um preço tao abusivo..

@tarquinio: tens filhos/crianças? ou foi pra ti? quantas horas brincas com ele? fora d ecasa ou só dentro? autonomia? ou usaste nos primeiros dias e depois foi parar à caixa e ficou até agora? :P

Citation needed!
Links, provas de que alguem faz igual por metade, primeiro fala mal de quem manda abaixo, depois vem por trás e manda abaixo tambem..
NINGUEM trabalha de graça, e se o faz, acredita, não ganha nada com isso, quantas empresas conheces que não vendem nada, mas dão coisas?
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #9 em: 08 de Setembro de 2015, 21:36 »
@hugu, não tenho filhos, o brinquedo é só meu! :P
A autonomia é de 1h e pouco, sempre a andar.
Usei mais nos primeiros dias obviamente, mas nunca voltou para a caixa... :) Aqui tem uma base para carregamento wireless, tá sempre na base e pronto a arrancar :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #10 em: 08 de Setembro de 2015, 21:47 »
Links, provas de que alguem faz igual por metade, primeiro fala mal de quem manda abaixo, depois vem por trás e manda abaixo tambem..
e calminha que eu nao falei mal de ninguem! qdo falei "inveja" falei de mim!.. "tvz seja inveja minha n ter sido o criador da sphero ou no sucesso deles" e tb disse que achava piada ao brinquedo e que ja estive pro comprar.. eu bem digo, qq coisa que diga levam pra maldade e depois sou eu que tenho a mania da perseguição

http://www.thegreenhead.com/2005/09/remote-control-trick-golf-ball.php

http://www.instructables.com/id/Remote-Controlled-Basket-Ball-Robot/

as perguntas ao tarquinio foi so pra saber/entender qual é o publico alvo e motivaçoes de quem o tenha comprado. Eu vejo-o como um brinquedo pra se brincar com crianças, e pra indor porque me parece fragil..
« Última modificação: 08 de Setembro de 2015, 22:03 por Hugu »

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #11 em: 08 de Setembro de 2015, 23:33 »
Acho que e o sonho de qualquer criança ou adulto que goste deste tipo de "gadget " (se nao se importam que o chame assim...) uma bola telecomandada quem nunca penso em fazer uma :p  Esta super bem conseguido o brinquedo ,sempre quiz ter um na mao mas tambem os acho um bocado caros , mas pelo qu tenho visto nao sao frageis e ate parecem ser bem bacanos para brincar com o cao pelo menos eles usam essa tematica na publicidade do 2.0 por isso deve ser minimamente resistente

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #12 em: 08 de Setembro de 2015, 23:46 »
Em relação aos cães e gatos, há uns que acham piada outros que não ligam nenhuma. :P
E parece ser bem resistente sim. Tambem é anfíbio, mas na água não é tão impressionante... :s

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #13 em: 09 de Setembro de 2015, 09:45 »
Os precos nao sao assim tao caros como podem parecer a primeira vista e se sao normalmente e' porque ha quem pague por eles!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: StarWars BB-8 teardown
« Responder #14 em: 25 de Dezembro de 2015, 18:01 »