collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Berme REX C100  (Lida 18080 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Berme REX C100
« em: 07 de Junho de 2017, 02:54 »
Olá a todos,

Tenho um destes controladores avariados: http://www.fmfranklin.com.au/products/data/rkc/c100inst.pdf
Preciso do esquema da placa interna deste equipamento. O mesmo sofreu um curto-circuito e preciso de começar a fazer debug ao "bicho" :D

Já pesquisei pelo modelo + schematic ou circuit, e não aparece nada. Como sugerem pesquisar para encontrar o esquema da placa deste controlador?

Obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Berme REX C100
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2017, 07:42 »
nesse documento tens todos os dados especificos do "bicho". tudo o resto do debug é electronica pura.

uma boa forma de aprenderes a fazer "debug" de placas avariadas é começares com a informaçao que tens disponivel nesse "doc" e ires pesquisando datasheets dos diversos componentes mais intrinsecos ao circuito
e ires formando a "fotografia" de como funciona todo o circuito. :)
Sabes quais sao as entradas e saidas, quais as suas funçoes e formas de tratar os sinais, o resto é electronica geral por assim dizer.

Vai-te habituando a ter que reparar placas ou equipamentos que ja nao existem esquemas ou sequer informaçoes detalhadas onde quer que seja. Quanto a mim é uma forma muito boa de aprender a reparar equipamentos, ir descobrindo passo a passo aquilo que outras pessoas inventaram ha muito tempo atras. No fundo é um pouco de engenharia reversa. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Berme REX C100
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2017, 08:16 »
Vamos lá queimar dedos!  ::) :P hehe

Alguma sugestão sobre onde ir buscar 24V? O máximo que consigo arranjar é 12v, de fontes de CPU. Será que consigo somar 12V +12V? ::)

Obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Berme REX C100
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2017, 08:22 »
isso trabalha a 24 volts de certeza?
se calhar é so a alimentaçao de entrada por causa de alguns reles de saida.
ve lá se nao tem um regulador de 5 volts no circuito de alimentaçao.

nao tens nenhuma loja que venda transformadores daqueles tipo pc portatil?
alguns desses sao a 24 volts. mas tambem podes procurar uma loja que venda material electrico assim tipo rexel
que de certo ha-de vender fontes de alimentaçao de 24 volts para quadros electricos que tambem te servem. ;)

se tens curto circuito na placa como dizes, segue primeiro o procedimento que ja descrevi antes noutro lado. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Berme REX C100
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2017, 08:43 »
Já arranjei 24Volts. -12Ve +12V na fonte! a d.d.p. dá 24volts! Posso é ter problemas com a corrente!

Citar
se tens curto circuito na placa como dizes, segue primeiro o procedimento que ja descrevi antes noutro lado. ;)

O que queres dizer com isto?

Tenho é que acopolar um disjuntor entre a saída dos 24Volts e a fonte! Para o caso de o controlador dar curto não queimar a fonte! Talvez um fusível cumpra a função, certo?

Obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Berme REX C100
« Responder #5 em: 07 de Junho de 2017, 08:52 »
no outro lado onde tambem puseste este problema. ;)
pesquisa lá.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Berme REX C100
« Responder #6 em: 07 de Junho de 2017, 08:59 »
Citar


Tenho é que acopolar um disjuntor entre a saída dos 24Volts e a fonte! Para o caso de o controlador dar curto não queimar a fonte! Talvez um fusível cumpra a função, certo?

Obrigado

O que queres dizer com isto?

sabes para que serve um disjuntor?
nao é a fonte que te dá os 24Volts?

entao em que sitio vais por o "disjuntor"?

ligas é a fonte a uma tomada com interruptor, ou entao metes um interruptor simples daqueles pequenos e redondos, entre a saida da fonte e a entrada de alimentaçao da placa. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Berme REX C100
« Responder #7 em: 07 de Junho de 2017, 12:24 »
Citar
Tenho é que acoplar um disjuntor entre a saída dos 24Volts e a fonte!

Atenção que um disjuntor não é, necessariamente, aquilo que parece. Um disjuntor dos mais sensíveis só disparam rapidamente caso a intensidade ultrapasse o triplo da intensidade nominal do disjuntor. Nos menos sensíveis a curto-circuitos, a corrente terá que ser de 10x o nominal para ele disparar magneticamente.

E, atenção, se houver substanciais condensadores no circuito a testar a tendência é para haver disparo de disjuntor no momento em que se liga o circuito.

Tenho pena que o mundo real seja mais complicado do que parece, mas o que manda é a realidade.

Por isso se fazem fontes de alimentação de bancada com limitação de corrente (controlo chamado de corrente constante).

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Berme REX C100
« Responder #8 em: 07 de Junho de 2017, 12:32 »


Há aqui 3 exemplos de 3 tipos de disjuntor.

A curva corresponde às características do disparo por dispositivo térmico de detecção, neste caso das chamadas sobrecargas (normalmente um bi-metal).

A zona a cheio, corresponde às características do dispositivo magnético de detecção dos chamados curto-circuitos.

Sobrecargas são fenómenos que duram mais que um certo tempo mas podem ocorrer se forem curtos (no tempo). A 'sobrecarga' que resulta do arranque de tipo on-off de um motor é um exemplo de sobrecarga.

Curto-circuitos são fenómenos que devem ser interrompidos tão rapidamente quanto possível. Um curto-circuito é o que, por exemplo, resulta do encosto nos condutores de alimentação.


Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Berme REX C100
« Responder #9 em: 07 de Junho de 2017, 13:02 »
Obrgiado pelas explicações.

O objectivo é proteger a fonte de pc de qualquer curto circuito que provoque no momento em que ligo à placa de 24Volts.
Tenho que estudar melhor o propósito do disjuntor. Talvez seja um fusível para este objectivo?

Obrigado

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Berme REX C100
« Responder #10 em: 07 de Junho de 2017, 13:14 »
Depende da fonte. Se a fonte for comichosa, desliga-se ao primeiro aperto ... mesmo que seja apenas para o arranque.

Se for manhosa, estoira à primeira pisadela.

Se for esperta, limita a corrente até que a sobrecarga ou o curto circuito desapareça. Seria excelente se assim fosse porque imitaria o comportamento de uma fonte de bancada.

A porra é que não se sabe qual será a reacção da fonte.

Há outra hipótese ... usar um par de baterias de 12V em série e COM FUSÍVEL. As baterias com mais ou menos 1 palmo são relativamente baratas e são capazes de dar uns 10A. Neste caso haverá o problema de as recarregar.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Berme REX C100
« Responder #11 em: 07 de Junho de 2017, 13:31 »
Esta fonte que tenho desliga-se mal exista um curto circuito.  :P

Ela diz que dá 10A nos 12V. Não acredito que existam sempre os 12V, deve ser em função da carga.

O que acham de colocar um circuito com um varistor? (Não sei se é em paralelo ou em série) Mas assim iria proteger o circuito que tenho para trás, visto da perpectiva da placa que estou a testar, caso exista algum pico de tensão (ou corrente, já não me recordo em que modo o varistor protege).


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Berme REX C100
« Responder #12 em: 07 de Junho de 2017, 14:01 »
Antes de se aplicar voltagem deve-se inspecionar visualmente a placa e procurar curtos/abertos mais óbvios, a começar por fusiveis, polyfuses, diodos, transistores, triac's, mosfets, pontes retificadoras, alguma pista rebentada, condensadores eletroliticos rebentados, danos por liquidos, e por ai fora..
Num diagnóstico aplicar voltagem não é nem de perto o passo 1, nem sequer o passo 10...

É que normalmente o resultado de uma tentativa de reparação feita á sorte é ainda mais danos, muitas vezes a morte do equipamento acontece na primeira reparação falhada feita por sapateiros com martelos em vez de mãos..

Se não sabes nem fazes ideia por onde começar, e alguem quer esse PID a funcionar a melhor ideia será recorrer a alguem com algum calo na matéria..

Isto até porque o failure mode de pids com idade é +/- por ordem:
Fusiveis na entrada/saida dos 230/480v
Contactos dos relés em mau estado ou relés com os contactos soldados numa das posições.
Triac queimado devido aos relés terem soldado os contactos.
Triac queimado porque tem pouca ou nenhuma dissipação e os ciclos térmicos fazem das suas.
Soldas estaladas nos terminais de saida que levam a fusiveis rebentados.
EEPROM's que á muito fizeram 1 milhão de escritas, trocar as mesmas caso não tenham firmware, se tiverem, clonar e esperar que a zona afectada seja onde guarda parametros porque o firmware não é re-escrito por si próprio durante o funcionamento normal do PID.
Reguladores de tensão para a lógica queimados, tipicamente 7805's com dissipadores pequenos ou nenhuns, mais uma vez, idade e ciclos térmicos.
Condensadores eletroliticos queimados.

Quando o TRIAC e/ou os relés vão á vida é imperativo substituir os transistores/ULN/seja lá o que for que faz o controlo do relé assim como o(s) opto-isolador que comanda o relé assim como o opto-isolador que recebe AC para o micro ter o pulso dos 50/60Hz da rede.

NADA disto precisa que meta 5 ou 10 ou 24 ou 230 ou 480v AC ou DC na placa para diagnosticar, apenas um multimetro com teste de diodos..

« Última modificação: 07 de Junho de 2017, 14:08 por senso »
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Berme REX C100
« Responder #13 em: 07 de Junho de 2017, 14:14 »
O que me intriga é isso! Está tudo em boas condições. Partilho algumas fotos da menina: https://drive.google.com/drive/folders/0BzJ2AtyPGEWsYWhlMkRLTDlHZGs?usp=sharing

Estou a pensar começar por medir continuidades, de maneira a  ir vendo o circuito e talvez descobir algo de estranho que não esteja a ver de momento. O que sugerem mais?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Berme REX C100
« Responder #14 em: 07 de Junho de 2017, 14:16 »
Já tens ai uma valente lista no meu post.
Avr fanboy