collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Labview Arduino Controlo de Temperatura  (Lida 17781 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #15 em: 25 de Janeiro de 2012, 19:53 »
Boa boa nao sabia que o triac so liga quando passo por zero. O que queres dizer com interrupções do arduino??? Sao entradas/saidas digitais?

Sim prefiro fazer o mini circuito do que usar a moc... Acho que assim, a lidar com as coisas directamente, aprendo mais e nao deve ser muito complicado. Alem disso como tu dizes, com a moc nao sei quando passa por 0.

O opto isolador vai servir para comunicar ao arduino quando a onda quadrada é 0 ou 1 certo?

Bem entao primeiro passo é criar uma onda quadrada :D

Abraços...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #16 em: 25 de Janeiro de 2012, 19:58 »
Interrupções são pinos especiais, que quando configurados de uma certa maneira em código chamam uma função quando mudam de 0 para 1 ou de 1 para 0, o mais simples de usar para isso é os pinos digital 2 e 3 do Arduino que são respectivamente o Int0 e o Int1, para mais leitura tens isto:
http://arduino.cc/it/Reference/AttachInterrupt

A onda quadrada é derivada dos 250vAC da tomada, por isso usa um transformador e cuidado.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #17 em: 25 de Janeiro de 2012, 20:10 »
Rigth ja percebi...

Agora tenho umas duvidas... Preciso de um transformador que vai converter a corrente alternada em continua, sem o circuito de rectificação, para a onda se manter sinusoidal certo?

Com essa corrente continua, imaginando que sao 12v, basta fazer um divisor de tensão para alimentar o led do opto-isolador + resistencia para limitar a corrente para o led nao queimar? Ou como a corrente nao é rectificada, não é bem assim?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #18 em: 25 de Janeiro de 2012, 20:13 »
Não, um transformador só baixa(ou aumenta) a voltagem ac que tens da tomada, quem transforma isso numa tensão continua seria uma ponte rectificadora e um condensador ou dois, usas um transformador para baixar a tensão ai para 5v DC, para ser relativamente seguro, mas AC é sempre AC, e depois baseia-te nisto por exemplo:
http://www.mcselec.com/index.php?option=com_content&task=view&id=89&Itemid=57
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #19 em: 25 de Janeiro de 2012, 20:37 »
Oh nao ligues... claro que sim dei isso a electronica 1 e tudo... Nao tou é habituado a falar de electronica com o pessoal e depois escapa-se sempre permonores ou digo coisas sem jeito nenhum... E depois vêm os termos que vos vejo falar no forum e nem faço a minima... Por exemplo quando falaste em PID, nao fazia a minima do que estavas a dizer... Depois fui pesquisar, ho ta claro é aquilo que o prof me explicou loool

O importante é que tou a curtir bue a aprender muito... Sempre curti electronica mas nunca pus maos ao trabalho a nao ser à uns mesitos... :D

Entao é o que queria dizer... transformar a alta corrente em baixa, em torno dos 12v ou dos 5v, divisor de corrente, resistencia e tenho a alimentação do led feita... O led acende e apaga conforme a onda sinusoidal... Os diodos (que nem me lembrei) vao permitir que a corrente flua sempre no mesmo sentido em torno do led, quando a onda tem valor negativo bem como quando a onda tem valor positivo...

Edit: Bem o opto acoplador ja ca canta... Tava aqui uma pcb com um CI mesmo a olhar para mim a dizer, eu sou um optoacoplador :P EL817
Tambem tem um transformador, mas encontrar info na net sobre ele, nem pensar...
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 20:58 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #20 em: 26 de Janeiro de 2012, 18:52 »
Bem mudança de planos... Este projecto vai ficar em stand by. O semestre começa daqui a uma semana e vou começar a trabalhar no projecto final de curso, ou seja, a cnc. Obirgado pelo vossa ajuda neste meu projecto. De qualquer maneira so nao fiz o controlo inteligente PID, mas la pa setembro ja volto a este projecto que parece-me bastante util para a minha carreira profissional, em termos de bases. É pena na cadeira de controlo e automação, que fiz a uns anos, nao ter tado com mais atenção :P

Abraços e muito obrigado pela vossa ajuda...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline carlos_augusto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #21 em: 29 de Maio de 2012, 01:15 »
Isso dos gastos nada como agarrar na tralha toda e fazer uns testes, medir a voltagem e a corrente, integrar isso ao longo do tempo e ver se poupa ou gastas mais energia.
Um termostato com histerese é um controlo on-off, ou seja forneces um pouco mais de energia que o precisas para atingir o set-point, depois desligas e não consomes nada, passas abaixo do set-point+histere e voltas a ligar a todo o vapor, e assim sucessivamente, o que o pwm(que não é pwm, mas já lá vamos) te permite fazer conjuntamente com um bocadinho de PI/PD/PID é atingir o set-point, sem overshot ou undershot do mesmo, e manter depois no set-point ao controlar a quantidade de energia que é fornecida á resistência.
Esse controlo em AC não se chama pwm mas sim controlo de fase, convem que tenhas um método para detectar a passagem por 0 da onda AC que é para puderes ligar o Triac e depois consoante a energia que queres fornecer á resistência desligas o triac, integrando os dois valores ao longo do tempo é provavel que tenhas ganhos minimos com controlo de fase se o sistema estiver bem afinado e calibrado, porque o over e undershot do termostato não vão fazer com que haja um consumo de energia assim tão massivo quanto isso.
Olá pessoal, terei de implementar um controlador de  temperatura  PID e irei utilizar labview ou matlab com arduino e este vai controlar um triac via tca. Eu verifiquei que o labview possui biblioteca PID. é por ai?

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #22 em: 30 de Maio de 2012, 04:01 »
Deve ser por ai... Por acaso nao faço a minima. Mas é uma materia que mais tarde estudarei.

Sempre podes fazer sem a biblioteca. Procura por PDI control que tens boa info por ai.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #23 em: 30 de Maio de 2012, 04:05 »
Isso dos gastos nada como agarrar na tralha toda e fazer uns testes, medir a voltagem e a corrente, integrar isso ao longo do tempo e ver se poupa ou gastas mais energia.
Um termostato com histerese é um controlo on-off, ou seja forneces um pouco mais de energia que o precisas para atingir o set-point, depois desligas e não consomes nada, passas abaixo do set-point+histere e voltas a ligar a todo o vapor, e assim sucessivamente, o que o pwm(que não é pwm, mas já lá vamos) te permite fazer conjuntamente com um bocadinho de PI/PD/PID é atingir o set-point, sem overshot ou undershot do mesmo, e manter depois no set-point ao controlar a quantidade de energia que é fornecida á resistência.
Esse controlo em AC não se chama pwm mas sim controlo de fase, convem que tenhas um método para detectar a passagem por 0 da onda AC que é para puderes ligar o Triac e depois consoante a energia que queres fornecer á resistência desligas o triac, integrando os dois valores ao longo do tempo é provavel que tenhas ganhos minimos com controlo de fase se o sistema estiver bem afinado e calibrado, porque o over e undershot do termostato não vão fazer com que haja um consumo de energia assim tão massivo quanto isso.
Olá pessoal, terei de implementar um controlador de  temperatura  PID e irei utilizar labview ou matlab com arduino e este vai controlar um triac via tca. Eu verifiquei que o labview possui biblioteca PID. é por ai?

Eu faria todo o controlo de baixo nivel no Arduino, e simplesmente recebia e enviada valores de tensão/duty-cycles e coisas assim por serial, fazer pid no pc e mandar para o arduino é pedir para que isso funcione muito lentamente ou oscile.
Avr fanboy

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #24 em: 30 de Maio de 2012, 12:16 »
Viva pessoal, tenho andado por fora do forum, mas gostaria de contribuir neste post.

@Senso:
Tens de saber quando a onda passa por zero, pois o TRIAC só liga quando a voltagem AC é 0v, se o tentares ligar noutra altura ele não liga.

creio que não está correcto, o Triac liga noutras alturas, regra geral liga-se quando a tensão é 0V porque é mais facil controlar o Ton da onda e também  para diminuir distorções harmónicas.

O Triac só desliga quando a corrente (e não a tensão) que o atravessa é zero (ou perto de zero, chamada corrente de manutenção) por acaso quando a carga é resistiva a corrente anula-se em simultâneo com a tensão.

A questão do controlo de temperatura não é assim tão trivial, um simples on/off vai dar resultados pobres, mas um controlador PI/PID também necessita de ter em conta algumas considerações. Devido à inercia termina da resistencia este sistema tem um atraso na resposta. Isto significa que dado um setpoint, o controlador vai dar uma saida (duty cycle) e espera pela proxima amostra, como o sistema é lento o setpoint e a temperatura da resistencia ainda nao vao ser iguais, entao o controlador ira produzir novo valor de duty cycle ainda maior (devido à componente integral). Quando a resistencia chega por fim ao valor desejado tem a inercia termica mais uma vez e vai continuar a aquecer causando overshoots de temperatura.

Cumprimentos, Mauro.

 

Offline carlos_augusto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #25 em: 30 de Maio de 2012, 18:12 »
Isso dos gastos nada como agarrar na tralha toda e fazer uns testes, medir a voltagem e a corrente, integrar isso ao longo do tempo e ver se poupa ou gastas mais energia.
Um termostato com histerese é um controlo on-off, ou seja forneces um pouco mais de energia que o precisas para atingir o set-point, depois desligas e não consomes nada, passas abaixo do set-point+histere e voltas a ligar a todo o vapor, e assim sucessivamente, o que o pwm(que não é pwm, mas já lá vamos) te permite fazer conjuntamente com um bocadinho de PI/PD/PID é atingir o set-point, sem overshot ou undershot do mesmo, e manter depois no set-point ao controlar a quantidade de energia que é fornecida á resistência.
Esse controlo em AC não se chama pwm mas sim controlo de fase, convem que tenhas um método para detectar a passagem por 0 da onda AC que é para puderes ligar o Triac e depois consoante a energia que queres fornecer á resistência desligas o triac, integrando os dois valores ao longo do tempo é provavel que tenhas ganhos minimos com controlo de fase se o sistema estiver bem afinado e calibrado, porque o over e undershot do termostato não vão fazer com que haja um consumo de energia assim tão massivo quanto isso.
Olá pessoal, terei de implementar um controlador de  temperatura  PID e irei utilizar labview ou matlab com arduino e este vai controlar um triac via tca. Eu verifiquei que o labview possui biblioteca PID. é por ai?

Eu faria todo o controlo de baixo nivel no Arduino, e simplesmente recebia e enviada valores de tensão/duty-cycles e coisas assim por serial, fazer pid no pc e mandar para o arduino é pedir para que isso funcione muito lentamente ou oscile.
A minha primeira ideia, inclusive na parte do arduino já está assim, é seguir esta lógica, mas o requisito do sistema é existir interação com matlab por exemplo. A comunicação com o matlab ta sendo o problema!

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #26 em: 30 de Maio de 2012, 20:43 »
Eu com o matlab so experimentei a ligar um led... Por acaso nunca fiz mais nada.

Mas ya o senso tem razão. E eu que o diga com a minha cnc. A programação base no micro é muito mais eficiente.

Eu nunca percebi uma coisa. Nós é que criamos as funções para o controlo P, I e D ou elas ja são conhecidas? Temos de criar a função transferencia ne? Arrependo-me de nao ter estado com atenção nas aulas de controlo  :-\

Cumps

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #27 em: 30 de Maio de 2012, 22:51 »
Não leves a mal dar-te um link para leres, mas aconselho a leitura dos 8 ou 9 posts que compõe este fantástico tutorial sobre PID:
http://brettbeauregard.com/blog/2011/04/improving-the-beginners-pid-introduction/
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Labview Arduino Controlo de Temperatura
« Responder #28 em: 31 de Maio de 2012, 00:24 »
Senso fiquei mt ofendido eheh  ;D

Tenho depois de ver isso. É que isto do PID parece-me bastante util para vários projectos. E eu tou a zeros :P

Ainda tenho este projecto para acabar...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke