collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web  (Lida 6684 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« em: 03 de Dezembro de 2012, 22:53 »
Boas noites a todos!

Antes de mais quero explicar o motivo de estar a escrever este tópico: a grande parte do que sei sobre arduino, electronica e parte de programaçao foi aprendida aqui e por isso aqui fica o meu Muito Obrigado a esta comunidade!

Recentemente recebi o meu RaspberryPi que encomendei apos alguma ponderaçao com o ethernet shield para o arduino.

A minha ideia para o meu projecto a longo prazo é ter o Rpi ligado a net a fazer de servidor, e a receber dados por usb atraves do arduino que eventualmente estará ligado a outro arduino atraves de um par de modulos RF.

Ou seja, uma pagina da net onde aparecem os dados lidos de sensores que estao ligados ao arduino e onde tenho alguns botoes e que cada click provoca o envio de dados do Rpi oara o arduino.

Agora vamos por partes... o codigo do lado do arduino nao é o que me preocupa de momento, a parte do web server e da comunicaçao web<->Rpi<->porta usb.

Existe por ai pessoal disposto a dar uma ajuda/criar partes de codigo? paginas de referencia/guias sobre a linguagem a utilizar, etc



Amanha já actualizo com algumas das paginas que tenho consultado e onde estou completamente à desorientado.



A ideia deste projecto é algo totalmente aberto a todo o pessoal e que gostava de ver alguma de comunidade a participar aqui e a criar algo útil e "que se veja"!



Abraço a todos!

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #1 em: 04 de Dezembro de 2012, 01:33 »
Boas.

Se o que queres fazer é apenas uma página simples para ler dados de sensores não ficaria mais simples usares apenas o arduino + ethernet?
Já tens libraries no arduino que permiter ter webservers (se bem que bastante simples) no arduino. Eu por acaso de momento até estou a desenvolver um webserver no Arduino que permita servir binary files de um SD card (que é ligado ao ethernet shield).

Agora se quiseres uma página mais complexa, ai talvez já justifique usar o Pi... ;)

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #2 em: 04 de Dezembro de 2012, 02:33 »
Sim, essa foi  minha duvida durante uns tempos... acabei por comprar o Rpi, em vez do ethernet shield, por uma questao de maior versatilidade (pelo menos na minha cabeça :p), já que o preço era basicamente o mesmo, mais coisa menos coisa. Assim, queria agora usar este material em vez de estar a comprar um ethernet shield agora.


Abraço

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #3 em: 04 de Dezembro de 2012, 02:57 »
Ah ok pois da tua mensagem inicial eu fiquei sem saber ao certo se já tinha um ethernet shield para o arduino ou não.
O Pi realmente dará para fazer coisas bastante mais complexas, mas imagino que tambem de um pouco mais de trabalho inicial para fazeres uma coisa mais simples. Mas nisso não poderei ajudar sorry :P

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #4 em: 04 de Dezembro de 2012, 08:39 »
Já pensaste em usar a rede também para transmitir os dados entre o arduino e a rpi?
O esquema que eu estou a usar é o seguinte:

Arduino com ethernet shield, em modo cliente.
Script PHP na rpi que recebe os dados na querystring.

Esta forma de fazer as coisas foi discutida neste tópico .


Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #5 em: 04 de Dezembro de 2012, 09:49 »
Sim, tambem tinha pensado nisso, mas para já a ideia era nao ter que comprar o ethernet shield para o arduino  :-\

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #6 em: 04 de Dezembro de 2012, 10:17 »
vais ter de desligar o autoreset do arduino, acho eu...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #7 em: 04 de Dezembro de 2012, 12:54 »
O RPi tem acesso directo a GPIO pelo que n precisas do Arduino e Shield para nada, basta-te o RPi.

Podes começar por ver umas coisas aqui --> www.tig.pt

Existem libs para RPi para acesso aos pins de forma tão simplificada como no arduino.

Vai-nos mantendo actualizados do projecto e quando tiveres dúvidas mais concretas, cá estaremos para ajudar como é habitual.

Obrigado por partilhares.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #8 em: 05 de Dezembro de 2012, 10:27 »
Muito Obrigado Tiago! Pensei que o acesso aos pinos nao fosse assim tao facil, pelo que me virei para o arduino. vou entao investigar na net projectos de webserver+GPIO e quando tiver nonidades posto!


Abraço

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #9 em: 17 de Dezembro de 2012, 21:59 »
Ora bem ,vamos lá actualizar...

Apesar do tempo ser muito pouco com a faculdade, ja consegui por o Rpi a fazer de web server. quando estou ligado dentro da rede consigo aceder atraver do ip do Rpi, o oproblema é para aceder a partir de qualquer local com net.
 tenho o router thomson tg787 do MEO, ligado a 3 boxes de tv e a um segundo router linksys, e é neste segundo router que tenho o Rpi ligado (pois no router meo tenho as 4 portas ocupadas).

No router meo, ja reencaminhei todos os pedidos feitos à porta 8004 para a porta 8080 e para o ip do router linksys, e no router linksys, reencaminhei todos os pedidos feitos à porta 8080 para o ip do Rpi, mas quando acedo a "meu ip":8004, o firefox indica que "O Firefox não consegue estabelecer uma ligação para o servidor em
"meu ip":8004.

sugestoes?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #10 em: 17 de Dezembro de 2012, 22:02 »
Acho que precisas de pagar para ter um IP estático, se não o teu IP muda ao longo do dia, porque os IP's são dinâmicos.
Avr fanboy

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #11 em: 17 de Dezembro de 2012, 22:07 »
ahh :s entao como posso ter forma de aceder a partir de qualquer local de forma free?

De qualquer forma,  mesmo acabando de ir ver o meu ip e tentando aceder, dá sempre erro... a lógica das portas está correcta?

Cumps

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #12 em: 17 de Dezembro de 2012, 22:30 »
podes usar a receita (no-ip) do tigpt para poderes aceder à rpi com ip dinâmico. No meu caso bastou por o meu router (Fonera 2.0) em modo bridge e o router do meo já encontrou a rpi pelo hostname que lhe atribui.



Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #13 em: 18 de Dezembro de 2012, 18:20 »
Exactamente, eu utilizo o no-ip para lhe aceder: http://tig.pt/raspberry-pi-no-ip-client/

No Thompson da meo coloquei portforward da porta 80 (webserver apache2) e 21(acho, ou 22) (ssh) de forma a conseguir pela web aceder a estes dois serviços.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Ajuda LusoRobótica - Arduino+Rpi+Web
« Responder #14 em: 19 de Dezembro de 2012, 18:47 »
Já agora, eu tambem uso o no-ip, mas o meu router (da ZON) permite ter automaticamente as settings do no-ip sem ter mais nada a correr. Não faco ideia se os do MEO tambem suportarão isso, mas não me admirava que sim. Sempre é menos uma coisa a ter a correr no raspberry pi, e ainda dá mais jeito ainda se fizeres projectos com o arduino. ;)