collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sistema Rotativo  (Lida 6544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kikokiko

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Sistema Rotativo
« em: 04 de Março de 2010, 19:31 »
   A minha escola, Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, está a promover um projecto chamado "Fisicartes", uma junção de Física com Artes.
   Eu tive a ideia de apresentar um projecto em combina ambas as disciplinas fazendo um sistema rotativo baseado neste jogo --> http://www.kongregate.com/games/Denial_Designs/geosketch
 


   Ainda está em fase de iniciação mas assim que começar irei postar imagens e actualizações.
 
   Mas ainda tenho uma questão à qual pedia a ajuda da comunidade:
   -Eu pretendia usar um arduino e três servos mas tenho um problema...Com os servos em constante movimento poderão prender o mecanismo enrolando os fios no sistema. O que eu queria saber era alternativas ou soluções para esse problema.
Actualização- 24/03/10

    Equipa de trabalho:





    Esboço do projecto:





« Última modificação: 24 de Março de 2010, 09:35 por kikokiko »

Offline katuki

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 11
Re: Sistema Rotativo
« Responder #1 em: 04 de Março de 2010, 20:36 »
sabes como funciona um motor "brush"? Neste caso podias fazer uma coisa parecida. As placas que seguram os servos teriam que ser revestidas de circunferências de metal (condutor), e depois tinhas que adaptar (nao sei se da para comprar) uma espécie de escovas (com as pontas também condutoras). Assim conducias electricidade, no entanto os fios nao se enrolavam pois nao estariam directamente ligados ao servo. Percebeste? xD
Katuki - Katukados@gmail.com

Offline kikokiko

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Sistema Rotativo
« Responder #2 em: 04 de Março de 2010, 20:55 »
Na verdade ...nao percebi ainda sou um pouco noob XD mas gostaria de saber se isso solucionaria o problema dos cabos

Offline kikokiko

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Sistema Rotativo
« Responder #3 em: 04 de Março de 2010, 20:59 »
Alias li melhor e ja percebi mais ou menos mas ajudava muito um pequeno esquema...  :-\

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Sistema Rotativo
« Responder #4 em: 04 de Março de 2010, 21:02 »
sabes como funciona um motor "brush"? Neste caso podias fazer uma coisa parecida. As placas que seguram os servos teriam que ser revestidas de circunferências de metal (condutor), e depois tinhas que adaptar (nao sei se da para comprar) uma espécie de escovas (com as pontas também condutoras). Assim conducias electricidade, no entanto os fios nao se enrolavam pois nao estariam directamente ligados ao servo. Percebeste? xD

Isto para a parte da alimentação serve agora para sinais não é nada bom :S mas tenta. Eu ja tentei com um jack 3.5mm de audio macho e femea e o ruido era bastante mas experimenta nesse caso.

Offline kikokiko

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Sistema Rotativo
« Responder #5 em: 04 de Março de 2010, 21:04 »
E por quanto me ia ficar 3 desses?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema Rotativo
« Responder #6 em: 04 de Março de 2010, 21:19 »
Fazer isso funcionar bem, tem de ficar tudo no eixo de rotação de cada servo coisa que vai levar á necessidade de criar uns apoios/suportes entre cada braço e cada servo, e são muitos fios e sinais, para o primeiro servo têm de passar 2 fios para a alimentação que vão ser comuns a todos os servos mais 3 fios para o sinal de cada servo, ou seja 5 fios, logo um jack áudio não serve, nem estou a ver nada assim que seja facilmente adaptável que permita ligar 5 sinais, já vi um sistema para ligar led's numa ventoinha em que pegaram em duas moedas, imaginemos uma de 2 cêntimos e outra de 2 euros, da moeda de 2 euros usaram só o anel de fora e depois montaram a de 2 cêntimos dentro do anel da de 2 euros e alinharam tudo para terem o mesmo centro, e depois com clips fizeram umas mini-escovas, para levar energia como já disseram é naquela, mas para sinais, para mais servos que precisam de sinais com timings específicos não me parece que consigas fazer isso funcionar bem.
Avr fanboy

Offline kikokiko

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Sistema Rotativo
« Responder #7 em: 04 de Março de 2010, 21:22 »
E seu usasse outro tipo de motores e apenas mudasse a coltagem que por eles passam do tipo em cada placa  ter o motor pilhas e resistências o unico problema seria o peso...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema Rotativo
« Responder #8 em: 04 de Março de 2010, 21:27 »
Isso assim iria ficar bastante pesado...
Bem acabei de ter um momento de revelação lol, só que só dá para 4 cabos, ainda te fica a faltar um, chama-se um anti-tangle/anti twist e é tipicamente usado em telefones para não se enrolar o fio do auscultador.
Aqui está, com portes gratuitos e tudo:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.3215
Avr fanboy

Offline kikokiko

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Sistema Rotativo
« Responder #9 em: 04 de Março de 2010, 21:34 »
Fantástico! Mas acho que há aqui um promenor em falta, os servos vão estar em movimento em direcçoes diferentes´e a velocidades diferentes... mesmo assim dará?

Offline kikokiko

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Sistema Rotativo
« Responder #10 em: 05 de Março de 2010, 17:13 »
 ??? ??? ???

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Sistema Rotativo
« Responder #11 em: 05 de Março de 2010, 19:29 »
e se cada "placa" tivesse um attiny e alimentação própria e a comunicação com o arduino fosse feita com esses módulos RF baratos??? já não tinhas problemas com fios enrolados...

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema Rotativo
« Responder #12 em: 06 de Março de 2010, 20:44 »
Sim, não há problema em teres uns para cada lados, mas esse coiso só chega para 2 servos, se tiver um microcontrolador em cada braço vai acrecentar peso aos braços e para usar um attiny não existe o bootloader arduino como há para o atmega 168 e 328 que é o mais usado nos arduinos e ai ele teria de programar realmente em c e configurar tudo via registos e tal
Avr fanboy

Offline kikokiko

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Sistema Rotativo
« Responder #13 em: 07 de Março de 2010, 11:21 »
coisa que eu n entendo nada. Percebo picaxe e arduino. E muito limitado quanto ao arduino... :-[

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Sistema Rotativo
« Responder #14 em: 07 de Março de 2010, 13:06 »
Se fores usar servos de rotação continua, só pecisas de um 555 timer, e um potenciometro para o rodar em qualquer direcção e a qualquer velocidade, o arduino nem seria necessário...