collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Laptop com tuning  (Lida 4399 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Laptop com tuning
« em: 13 de Abril de 2017, 20:41 »
Declaro-me abananado.

Já alguém viu tuning feito a bafo de cola-quente?

https://goo.gl/photos/pgdTMPU4X6xmzNX36

Pensava eu que já tinha visto tudo.

Tirem-me deste filme.

SC


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Laptop com tuning
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2017, 20:45 »
Se fosse tunning a sério era cola quente com glitter, das de trabalhos manuais :D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Laptop com tuning
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2017, 21:18 »
É mesmo cola quente?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Laptop com tuning
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2017, 21:43 »
Parece-me cola quente. Está há meses a funcionar na minha mão (comprei em 2ª mão num a loja da "especialidade") apenas com uma intermitência, por vezes irritante, na parte gráfica.

Está neste momento completamente desmantelado e a funcionar na bancada. Amanhã vou comprar um teclado USB para lhe aplicar sem ter que ligar o teclado original (não dá jeito). A intermitência parece produzir-se muito mais frequentemente com o login feito (suponho que haja uma alteração nas resoluções/frequências, ou coisa que o valha. A maioria das vezes basta fazer [janela windows+L) e voltar a fazer login que o gajo acalma-se.

Depois vou torcer daqui e carregar ali para ver se percebo onde anda a intermitência que desaparece quando se carrega na zona do touchpad ou quando se lhe afinfa uma cacetadinha aos cantos.

Ocorreu-me que a cola poderá ter sido aplicada para resolver (isolar) "problemas de humidade", coisa que muita gente invoca como quem come tremoços.

SC

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Laptop com tuning
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2017, 13:40 »
eu parece-me que a cola quente foi aplicada precisamente para tentar resolver essa intermitencia por algum "tecnico desencartado".
Na reparaçao e manutençao de circuitos electronicos, sejam quais forem as funçoes que tenham, nunca vi usarem cola termofusivel ou qualquer outro tipo de cola.
Quando o problema do display é desse tipo pela minha experiencia pratica pode ser originado por alguma fissura numa pista relacionada com o display ou entao controladores da parte grafica em conflito com outros controladores.
Se souberes ir espreitar o gestor de dispositivos vê la se nao anda la nada com um triangulo amarelo de alarme, ou entao se o SO permitir tenta fazer uma recuperaçao de estado do sistema para uns meses antes, mas tem atençao aos programas que irãos er desinstalados com essa recuperaçao de sistema.
;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Laptop com tuning
« Responder #5 em: 14 de Abril de 2017, 20:48 »

Citar
Se souberes ir espreitar o gestor de dispositivos vê la se nao anda la nada com um triangulo amarelo de alarme, ou entao se o SO permitir tenta fazer uma recuperaçao de estado do sistema para uns meses antes, mas tem atençao aos programas que irãos er desinstalados com essa recuperaçao de sistema.

Quando ele entra em parafuso, uma boa parte das vezes passa instantaneamente a negro, a imagem reaparece mais ou menos de seguida com uma mensagem de erro no ícone do driver na barra inferior dizendo que acabou de recuperar o driver porque ele 'se estampou'. E fica neste vai e volta até que ao fim de meia dúzia de cambalhotas pendura o computador inteirinho. Uns 5 segundos de dedo no botão de Power ele desliga e depois mais butão para voltar a iniciar, etc, etc. Se durante o processo do vai e volta eu fizer WindowsKwy+L (lock) ele fica na janela de login mas a maioria das vezes pára de estrebuchar. Quando tento fazer de novo fazer login, ele volta às cambalhotas obrigando-me a voltar ao 'lock'. Nesta confusão, se eu carregar numa dada zona do bicho ele volta ao normal, embora nem sempre à primeira pisadela. Se na confusão ele ficar negro de vez, um ciclo de sleep, um aperto de calos e ele volta ao normal.

Bom, mas ele está neste momento com as tripas de fora ...

https://goo.gl/photos/3dSPVTNjju89Jk1T6

... e quando entra em parafuso e eu carrego no rectângulo (esponja dura) que está sobre o cobre do U23 ele volta, de imediato, ao normal.

Este bicho é, não mais que um Acer Aspire 5732Z. Segundo a especificação:

Mobile Intel® GL40 Express Chipset with integrated 3D graphics, featuring Intel® Graphics Media Accelerator 4500M (Intel® GMA 4500M) with up to 1759 MB of Intel® Dynamic Video Memory Technology 5.0 (64 MB of dedicated video memory, up to 1695 MB of shared system memory), supporting Microsoft® DirectX® 10

http://acersupport.com/acerpanam/notebook/2009/acer/aspire/Aspire5732Z/Aspire5732Zsp2.shtml

Eu suponho que o trambolho onde carrego é o processador gráfico. Será? E será que é de soldar ou de encosto? Se for de encosto aventuro-me a retirar o dissipador, limpar a coisa e reinstalar. Tenho uma seringa com boa pasta térmica (onde estará ela é que é outra conversa).

Em último caso tentarei encontrar forma de deixar mais força aplicada sobre a tal esponja cinzenta (que deve também ser anti-estática).

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Laptop com tuning
« Responder #6 em: 14 de Abril de 2017, 21:35 »
O parafuso 2 da chapa clara, não dará para resolver a questão?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Laptop com tuning
« Responder #7 em: 14 de Abril de 2017, 22:16 »
Estão todos bem apertados. Eu verifiquei. Eles estão levantados (embora apertados), porque, na verdade, eles apertam uma mola (que está no limite do aperto).

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Laptop com tuning
« Responder #8 em: 14 de Abril de 2017, 22:21 »
Não será solda fria algures?

Parece que a cola quente foi colocada por alguém com o objectivo de invalidar reparações, tipo selo de garantia!

Já vi cola quente aplicada em disco, nas baias, com o objectivo "de invalidar" substituições dos mesmos!  ??? Mundo esquisito destes "técnicos"!

A esponja que acho que falas funciona como dissipador. Vou ver se encontro o nome disso.

[UPDATE]

O nome é: thermal pad: http://www.ebay.com/bhp/thermal-pad
« Última modificação: 14 de Abril de 2017, 22:29 por edeweld »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Laptop com tuning
« Responder #9 em: 15 de Abril de 2017, 00:19 »
É o chipset com gráfica integrada. Além da gráfica trata de ligar o CPU ao mundo exterior (memória e periféricos).
Deve ser o habitual, por causa dos stresses térmicos uma das bolas de solda (é um BGA) deve ter partido, é a sina do ROHS e o Lead-Free que obriga. A única solução menos desenrasque é tirar fora, fazer um reballing e voltar a soldar, mas é um trabalho muito especializado, e nem assim é garantido que seja permanente, por vezes passados uns tempos voltam a dar problemas. Segundo o Louis Rossmann é porque não é só das bolas, os stresses térmicos também afetam as pistas da placa que liga as bolas ao silicio no package do BGA.

Essas esponjas são só para garantir o contacto elétrico entre o dissipador e a tampa do portátil, para garantir que está tudo ao mesmo potêncial, evitar EMI e contribuir com alguma rigidez mecânica.

Thermal-pads seriam sempre entre o dissipador e o chip, substituem a pastar térmica quando usados.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Laptop com tuning
« Responder #10 em: 15 de Abril de 2017, 09:47 »
É o chipset com gráfica integrada. Além da gráfica trata de ligar o CPU ao mundo exterior (memória e periféricos).
Deve ser o habitual, por causa dos stresses térmicos uma das bolas de solda (é um BGA) deve ter partido, é a sina do ROHS e o Lead-Free que obriga. A única solução menos desenrasque é tirar fora, fazer um reballing e voltar a soldar, mas é um trabalho muito especializado, e nem assim é garantido que seja permanente, por vezes passados uns tempos voltam a dar problemas. Segundo o Louis Rossmann é porque não é só das bolas, os stresses térmicos também afetam as pistas da placa que liga as bolas ao silicio no package do BGA.

Tambem ja tive um Acer com grafica externa com esse problema.
Experimentei "dar-lhe calor" e resolveu durante 1 dia ou 2... depois voltou a deixar de dar :/
Tambem li como diz o araujo que mesmo fazendo um "reballing profissional" so dura uns meses...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Laptop com tuning
« Responder #11 em: 15 de Abril de 2017, 22:36 »
Porque a doença está nas bolas de solda que ficam entre o die em si e o carrier e não nas bolas de solda que ficam entre o carrier e a pcb..
E metade desse problema deve-se aos portáteis nunca serem limpos nem levarem massa térmica nova DECENTE, não é a pasta de dentes que metem nas lojinhas de pc's..
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Laptop com tuning
« Responder #12 em: 17 de Abril de 2017, 21:55 »
Penso que encontrei forma de fazer alguma pressão sobre o processador gráfico onde a suspeita parece recair. Percebi que já alguém tinha levantado o dissipador e que o contacto térmico estava um bocado 'esburzinado' e em ambos os casos.

Na verdade não farei pressão sobre o processador mas sobre o PCB contra o processador (gráfico). Fazer pressão no dissipador contra o processador para que ele fique em pressão contra o PCB é inútil porque a elasticidade do braço de cobre do processador é inexistente. Farei, portanto, o contrário.

Limpei a pasta anterior e vou amanhã colocar alguma pasta da seringa (ver imagem abaixo).

https://goo.gl/photos/xF6e2R5qXSXpmDmU7

O site que está escrito na seringa é este:

http://www.titan-cd.com/

Não sei se é bom se é mau, talvez pelo contrário, mas o que lá falta foi colocado num outro que se mantém a trabalhar há anos.

No caso do processador propriamente dito (o central) o sistema está feito (uma espécie de abraçadeira-alicate) por forma a garantir um substancial pressão entre o CPU e o PCB.

Obrigado pelos comentários que têm feito.

SC
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, 21:57 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Laptop com tuning
« Responder #13 em: 17 de Abril de 2017, 22:01 »
Elaborando o raciocínio um pouco mais, parece-me que, na verdade, as forças de vibração fazem com que o PCB exerça uma força de estiramento nas soldaduras do processador gráfico, colado, pouco que seja, ao dissipador pela pasta térmica.