collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O meu projecto  (Lida 3483 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Andre Jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
O meu projecto
« em: 24 de Outubro de 2011, 18:10 »
Boas

Eu sou novo nestas bandas de robótica tenho algumas bases de electricidade e queria fazer um robot do tipo Smalluino, mas com algumas alterações se possíveis é claro.

As minhas duvidas (algumas delas um bodado daahhh  ;D)
1- As pilhas por serem recarregáveis quer dizer que quando ligamos ao pc as pilhas tão a carregar?
2- Posso utilizar um painel solar daqueles pequenos que dão cerca de 4v?
3- O que é mais fácil para depois trabalhar os motos DC ou os servos? E também de depois poder fazer mais coisas?
4-Com Arduino Uno posso depois utilizar também para por sensores, por alguns led's e um lcd?


Por agora e tudo depois é possivel que me aparecem mais duvidas :)

Abraço, Obrigado

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: O meu projecto
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2011, 18:22 »
1- penso que não dá para carregar, podes é fazer tu a adaptação
2- podes caso consigas ter corrente suficiente para alimentar todo o robo
3- se for servos de rotação continua vai dar ao mesmo, teras sempre de utilizar uma ponte H
4- se tiveres entradas e saidas para o que pretendes sim.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O meu projecto
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2011, 18:33 »
Se forem pilhas recarregaveis terás de ter um carregador apropriado, carregar baterias/pilhas á sorte no melhor dos casos dá uma pilha inchada, no pior tens um incendio com explosões á mistura.
E não o Arduino não serve como carregador de pilhas até porque o limite máximo de corrente de uma porta USB são 500mA.

Painel solar pequeno e 4v não combinam na mesma frase e mesmo que tenha essa voltagem a corrente será muito pequenina, se for para ligar meia duzia de leds chega, para carregar baterias ou meter o robot a andar é preciso mais painéis e electrónica á mistura.

Um motor DC só é util se tiver caixa, para o usares precisas de uma ponte H, um servo já tem ponte H, é só modificar para rotação continua e podes controlar o servo á mesma só com um fio.

Um Arduino Uno tem 19 pinos que podes usar, portanto, se usar dois servos modificados para rotação contina são dois pinos para os motores, um LCD precisa no minimo de 6/7 pinos não tenho a certeza, led's será um pino para cada um, sensores, só depende de que tipo de sensor é, não esquecer que se queres ligar o Arduino ao pc para o programar ou para receber e enviar dados por serial tens de deixar os pinos digital 0 e 1 desligados.
Avr fanboy

Offline Andre Jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: O meu projecto
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2011, 18:48 »
Bem com isto tudo ja tao a surgir algumas duvidas ::)

Mas se ligar por exemplo o sensor de distancia da certo? tenho é de alterar os "codigos" certo?
Pelo que andei a ver mas lojas existem varios de arduino, qual a difrença entre eles tirando o valor €?
Normalmente para que posso utilizar um lcd?


com o painel solar posso fazer um circuito independente para os led's ao algo assim do genero? 

Obrigado
Abraço ;)

Offline Andre Jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: O meu projecto
« Responder #4 em: 26 de Outubro de 2011, 14:00 »
Alguma ajuda? :'(

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: O meu projecto
« Responder #5 em: 26 de Outubro de 2011, 14:17 »
Bem com isto tudo ja tao a surgir algumas duvidas ::)

Mas se ligar por exemplo o sensor de distancia da certo? tenho é de alterar os "codigos" certo?
Pelo que andei a ver mas lojas existem varios de arduino, qual a difrença entre eles tirando o valor €?
Normalmente para que posso utilizar um lcd?


com o painel solar posso fazer um circuito independente para os led's ao algo assim do genero? 

Obrigado
Abraço ;)

o lcd podes utilizar para o que quiseres, de mostrar valores de alguma coisa no robo como mensagens que lá queiras passar

com o painel solar podes ligar directamente ao leds, ou se preferires podes fazer uma coisa como se vendo na AKI que é  painel a carregar uma pilha durante o dia e a noite da luz

Offline Andre Jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: O meu projecto
« Responder #6 em: 26 de Outubro de 2011, 14:25 »


"Mas se ligar por exemplo o sensor de distancia da certo? tenho é de alterar os "codigos" certo?
Pelo que andei a ver mas lojas existem varios de arduino, qual a difrença entre eles tirando o valor €?"


E em relação a isto ao sensor e ao arduino.
Quais as diferenças dos arduino?
E os sensor a distancia funciona mais ou menos como?

Obrigado  ;)

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: O meu projecto
« Responder #7 em: 26 de Outubro de 2011, 14:30 »
6tens varios sensores de distancia IR ou Ultra sonicos, este ultimos sao melhores porque dao mais distancia e coisa e tal, normalmente o entre eles o que faz variar o preço é o tipo de comunicação que têm, presisão ao detectar e distancia e minima e maxima

Offline Andre Jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: O meu projecto
« Responder #8 em: 26 de Outubro de 2011, 18:39 »
Ok
E em relação ao arduino.Quais as suas diferenças de uns paras os outros tirando o €?



Obrigado pelas respostas  :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O meu projecto
« Responder #9 em: 26 de Outubro de 2011, 20:24 »
A diferença é que o Mega tem mais pinos, o Duemilanove e o Uno são a mesma coisa só muda o chip que faz a conversão USB serial, tirando isso é tudo o mesmo.
Avr fanboy

Offline Andre Jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: O meu projecto
« Responder #10 em: 26 de Outubro de 2011, 22:44 »
Ok então vou mesmo ficar pelo uno.

Sabem se existe alguma loja perto do Montijo que vendas estas coisas? Quem diz Montijo, Setúbal, Lisboa, Barreiro, aqui por esta zona, no Montijo que eu saiba não existe nenhum só de electrónica não de robótica.

Obrigado pelas respostas  :D

Abraço

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: O meu projecto
« Responder #11 em: 27 de Outubro de 2011, 13:33 »
Lojas onde possas comprar arduinos em mão nesta zona, só conheço esta: http://lusorobotica.com/index.php?topic=4055.msg44524#msg44524


No entanto, se preferires um motoruino (http://lusorobotica.com/index.php?topic=2104.0) também deves poder comprar na Artica, no campus da  FCT (http://artica.cc/).


 :)

Offline Andre Jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: O meu projecto
« Responder #12 em: 27 de Outubro de 2011, 18:36 »
Okay

Obrigado se alguem souber de mais alguma que diga.

Obrigado