collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Windows ou linux  (Lida 17939 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #15 em: 30 de Novembro de 2015, 15:45 »
E.....
chegaram os fanboys  ::)

LOL

Lol.. agora vai ser dificil.. enquanto este topico estiver aqui no topo :O ... com este titulo no assunto 'e um "call to war"

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Windows ou linux
« Responder #16 em: 30 de Novembro de 2015, 20:22 »
Quais bichos?
Sim, uso software ilegal, e não sei o que é um virus á mais de 5 anos, e uso simplesmente o antivirus da Microsoft.

Sim, porque em linux não existem drivers, nope, é tudo mágico e funciona, ou não...
O Linux faz uma péssima gestão dos P e C States do processador, não sabe usar a gráfica dedicada e a integrada, Optimus para ele não existe, come muito mais bateria, martela mais o disco e usa mais RAM.

Sinceramente, serve para programar e mal, porque não existe um IDE decente em Linux, não, Eclipse para mim é a maior anormalidade á face da terra, escapa Qt, mesmo assim Visual Studio é na minha opinião superior.
Correr Solidworks em linux é para esquecer.

Produção de audio com aquela stack horrivel é outro tiro nos pés, sim, tens jack e ASIO, mas entre um tiro num pé ou nos dois, não sei qual é o pior, á pala disso tem o Android mais de 20ms de latência nos Nexus, de resto é dos 100ms para cima.

Como tudo na vida, tem bugs, muitos deles mission critical, mas o defensor do GNU vai sempre dizer que o código é aberto e toda a gente pode ler, yah, somos todos kernel programmers.
Essa analogia pode ser aplicada para tudo, sabes usar uma faca podes fazer neuro-cirurgia com sucesso..

Não existem live cd's, existem leve pen's, a coisa é a exactamente a mesma, é ir buscar imagem Universal USB Installer e siga, se usares uma pen USB3.0 o mais certo é ter mais velocidade de leitura que o HDD que estás a usar no Windows..
E com 1TB a custar 50€ tambem é complicado não se ter 10-15GB para uma partição, se não gostar volta a juntar á partição do Windows.
E maior parte dos processadores suportam V-Pro e mais umas coisas de virtualização em que o SO corre bare metal no CPU, não tens grandes barreiras pelo meio.

Let le party begin.
Avr fanboy

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Windows ou linux
« Responder #17 em: 30 de Novembro de 2015, 20:31 »
Boas :)

- No que diz respeito a projectos mais simples:  placas como a Raspberry Pi vão ser cada vez mais parte integrante dos mais diversos projectos robóticos. Ter noções de linux vai abrir bastantes possibilidades e facilitar muita coisa
- No que diz respeito a projectos mais complexos: o ROS (Robot Operating System) corre em linux e é certamente aquilo que se quer e deve usar em sistemas robóticos mais complexos.

Aprender a usar linux não invalida usar outro SO que se goste mais para todas as outras coisas que não são projectos de robótica. No entanto, para se aprender a usar linux a sério recomendo que se faça um esforço de tentar sobreviver sem outros sistemas operativos durante algum tempo e evitar seguir o caminho mais fácil (i.e. ir ao windows fazer tarefa X e voltar ao linux). Às vezes o caminho mais rápido no momento não leva a lado nenhum.

Fui aconselhado por varias pessoas a aprender Linux vou fazer esse esforço, não quer dizer que não seja possível desenvolver sistemas robóticos com windows ou outro SO.
Há muita informação dispersa, penso que quando conhecemos dois caminhos temos sempre alternativa de escolher o melhor para as nossas necessidades, dei uma espreitadela no mercado todas as grandes lojas só vendem PCs com o windows.
Ser free não significa ser mau na minha opinião.

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Windows ou linux
« Responder #18 em: 30 de Novembro de 2015, 21:22 »


Não existem live cd's, existem leve pen's, a coisa é a exactamente a mesma, é ir buscar imagem Universal USB Installer e siga, se usares uma pen USB3.0 o mais certo é ter mais velocidade de leitura que o HDD que estás a usar no Windows..
E com 1TB a custar 50€ tambem é complicado não se ter 10-15GB para uma partição, se não gostar volta a juntar á partição do Windows.
E maior parte dos processadores suportam V-Pro e mais umas coisas de virtualização em que o SO corre bare metal no CPU, não tens grandes barreiras pelo meio.



É mais uma opção, melhor que VM ou maquina dedicada.
 

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #19 em: 30 de Novembro de 2015, 21:31 »
Quais bichos?
Sim, uso software ilegal, e não sei o que é um virus á mais de 5 anos, e uso simplesmente o antivirus da Microsoft.

Sim, porque em linux não existem drivers, nope, é tudo mágico e funciona, ou não...
O Linux faz uma péssima gestão dos P e C States do processador, não sabe usar a gráfica dedicada e a integrada, Optimus para ele não existe, come muito mais bateria, martela mais o disco e usa mais RAM.

Let le party begin.

Oh Senso..e entras logo a matar ah facada tambem!  :-\
Era suposto isto estar a comecar calmo :)

Hardware: para mim 'e um problema dos fabricantes como ja referi. Ou quem tem contribuido para o Linux decidiu "epah.. nao vamos suportar isso.. nao e' importante.." ?
Muitos dos drivers feitos em Linux sao desenvolvidos por "reverse engineering"
Ha empresas graficas (ex: intel) que trabalham directamente com empresas de sistemas operativos (i.e: microsoft) para desenvolverem um driver especifico para uma versao de OS. (*ver explicacao no fim.)
O Linux so tem duas grandes fontes de ajuda de desenvolvimento, os g33ks da comunidade e as empresas que usam Linux para os seus servicos.
So havera melhorias quando crescerem mais empresas que usem o Linux como servico (e assim suportarem o seu desenvolvimento) e as empresas de hardware tiverem darem mais suporte ao hardware. (para que outras possam usar tambem mais a plataforma)


Eu acho que as pessoas tem de usar o que precisam.
Eu felizmente desde ah uns anos descobri que ja nao precisava mais de usar o Windows, assim posso tirar as vantagens de usar linux e nao ter as dores de cabeca do windows (ex: todos os anos ter de formatar o PC.. etc)

Senso:
- existem assim tantos IDEs que nao tem suporte para Linux? O que consideras "IDEs" ? ou falas de editores?
- O solidworks existe para linux?

*explicacao da Intel:
Faltam-me referencias, mas segundo li, a Intel criou uma grafica para suportar o Windows X(n m lembro se eh o 7.. e/ou tb o 8 ). Mas as especificacoes da grafica fisicamente (ou seja, o hardware) nao suportam o que o Windows pedia. Entao, a Intel criou um driver que emula por software as funcionalidades que faltam (pedidas pelo windows) para a grafica deles poder correr nesses windows.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Windows ou linux
« Responder #20 em: 30 de Novembro de 2015, 22:00 »
Eu uso Windows porque já não tenho paciencia para lidar com o OS. É instalar e andar.
Muitos desses comentários parecem-me de quem o último Windows que usou foi antes do 7. E mesmo com XP nunca reformatei passado um ano (ou 2 ou 3 ou 5...).

Há uma duvida que tenho para o pessoal do linux: Como lidam com a fragmentação do "ecosistema"? vejo uma carrada de distros diiferentes, uns é Ubuntu, outros Debian/OpenSuse/Slackware/Mint/Arch/Fedora/etc (http://distrowatch.com tem 250 distros como ativas), e de tempos a tempos parece que as recomendações da "melhor" vão mudando. E como é que isso não é pior que Windows? Para mudar de distro não tem de formatar o PC?

Faço a pergunta sem qualquer intenção de trolar ou inflamar e se alguem me souber esclarecer era fixe! (se fosse para trolar começava uma guerra KDE/GNOME/Unity >:D )

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #21 em: 30 de Novembro de 2015, 22:25 »
Eu uso Windows porque já não tenho paciencia para lidar com o OS. É instalar e andar.
Muitos desses comentários parecem-me de quem o último Windows que usou foi antes do 7. E mesmo com XP nunca reformatei passado um ano (ou 2 ou 3 ou 5...).

Há uma duvida que tenho para o pessoal do linux: Como lidam com a fragmentação do "ecosistema"? vejo uma carrada de distros diiferentes, uns é Ubuntu, outros Debian/OpenSuse/Slackware/Mint/Arch/Fedora/etc (http://distrowatch.com tem 250 distros como ativas), e de tempos a tempos parece que as recomendações da "melhor" vão mudando. E como é que isso não é pior que Windows? Para mudar de distro não tem de formatar o PC?

Faço a pergunta sem qualquer intenção de trolar ou inflamar e se alguem me souber esclarecer era fixe! (se fosse para trolar começava uma guerra KDE/GNOME/Unity >:D )

A resposta a essa pergunta, esta no "proprio" Windows 10 que "acordou par a vida" :P
http://news.softpedia.com/news/Why-a-Rolling-Release-Model-is-the-Way-to-Go-for-Any-OS-482089.shtml

Citar
Microsoft unveiled recently the fact that the next major release of its famous computer operating system, Windows 10, will also be the last version of Windows, as they will offer a rolling release model to its users.[..]Microsoft will drop version numbers, so you will simply say, "I run Windows" when asked what version of Windows you use.

Nao tenho conhecimento, mas creio que nem todas as distro de Linux sao rolling releases. As que sao, podes ir actualizando por updates sucessivos/progressivos.
As distros mais populares sao baseadas em linux debian (mint, ubuntu..etc) e essas sao rolling releases.
Portanto podes ir fazendo upgrades selectivos ao que pretendes. Podes tambem indicar de onde queres fazer updates (se os repositorios forem compativeis, ex: debian) e instalares. (exemplo: podes ter o mint e adicionar repositorios do ubuntu e ir la buscar coisas..)
Algumas distros tambem funcionam com "packages" por exemplo podes instalar o ubuntu e dps instalar o xubuntu ou o edunbuntu (os pacotes) na maquina e desinstalar.. e esta sempre a funcionar. (se correr bem :P)

No caso dos desktop managers (unity por exemplo) tambem podes instalar varios e selecionar no login qual 'e usado para aquele utilizador.

Claro que se tiveres de mudar de distro, tens de instalar tudo de novo. Mas porque andar sempre a trocar?
(edit: e supostamente 99% do software que existe para uma distro.. tambem existe para a outra.. )
Geralmente quem instala uma determinada distribuicao sabe porque 'e que a esta a instalar.
(edit: ou porque essa distro tem funcionalidades especificas, ex: quem usa para redes, servers.. geralmente sao distros supostadas por empresas tipo Suse, RedHat que desenvolvem aplicacoes especificas para esse fim )

Na minha opiniao, se considerares uma distribuicao baseada em debian nao ha "melhor nem pior". Porque todas vao partilhar os mesmos pacotes "mais tarde ou mais cedo".
Os repositorios dessas versoes, vao 'e depois gerindo quais os packages que deixam ir actualizando ou nao (por exemplo se escolhem pacotes com versoes mais testadas.. ou versoes mais recentes mas menos testadas)
« Última modificação: 30 de Novembro de 2015, 22:29 por KammutierSpule »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Windows ou linux
« Responder #22 em: 30 de Novembro de 2015, 22:48 »
Esse é um dos atrofios, os "se correr bem"..
Tanta treta de andar com ppa's, ir buscar pacotes ou source a meia duzia de sites para montar uma coisa básica qualquer.
Já usaste Windows 8.1 a sim mais a sério durante uns dias?
Cry me a river que não tem start, o efeito é o mesmo, é para carregar lá e pesquisar, ou levar o rato a um hot corner, neste momento SO mais 4 tabs de Chrome  om ADB, ADB+, uBlock, HTTPSeverywhere e Ghostery está a usar 2.4GB de RAM, CPU: 2% a 800Mhz, boot num hdd são 30 segundos, num SSD, 15 segundos, demoro mais tempo a procurar o carregador na mochila que o pc a ligar.

É a tal coisa, apesar de parecer estúpido, estou com o jmaraujo, simplesmente trabalha, nunca tive um único problema com drivers.

Sim, eu sei que é a tal cantiga de os fabricantes não ligarem nenhuma, mas a minha resposta a isso é que só usas porque queres, por muito egocêntrico que isso soe, obviamente só usamos Windows porque queremos.
Face ao preço, tenho actualmente Win8.1 Pro, chave comprada por 21€ no Reddit, por menos de 15€ tens um Windows 8.1, portanto preço tambem não é grande impedimento de ter um SO recente e não o Windows XP que o pc trazia de fábrica á 10 anos atrás.

Eu até evito alguns updates não essenciais, uma das coisas que me afastou de Linux é todos os dias sempre que ligo o pc são mais 300MB's de lixo para fazer updates, cria um hábito desleixado no user de estar sempre a meter pass de sudo para instalar tralha, e torna os updates como algo corriqueiro e sem grande sentido, basicamente o user tipico assume como comum aquele prompt de sudo e passa a assumir que é normal, quando sudo em linux é dar as chaves do castelo.
Existe uns quantos estudos que isso reduz a segurança de um sistema.
É como ter um alarme em casa que todos os dias toca, acaba por se mandar com o martelo no alarme ou deixar de fazer caso
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #23 em: 30 de Novembro de 2015, 23:20 »
Esse é um dos atrofios, os "se correr bem"..
Tanta treta de andar com ppa's, ir buscar pacotes ou source a meia duzia de sites para montar uma coisa básica qualquer.

Os meus empregadores so instalam Windows para trabalhar, portanto conheco bem os dois lados. Tambem sei os atrofios e os "se correr bem" do windows. Ultimamente, tive que andar a resolver problemas numa aplicacao (que nao fui eu que criei) mas nao se dava bem na maquina do cliente a instalar por causa das versoes .NET framework que atrofiaram com o installer da aplicacao e com a propria aplicacao.. ate tive que desactivar o proxy para a aplicacao funcionar..

Eu sei que ha problemas nos dois sitios porque trabalho com os dois OS :)

Em geral, do ponto de vista do utilizador, nao tenho problemas nem com um nem com outro. (isto 'e: o browser que uso no windows tambem funciona no linux :P)


Já usaste Windows 8.1 a sim mais a sério durante uns dias?

O meu boss diz q comprou um portatil que vinha com o Windows 8 para a mulher... e ele / ela nao conseguia usar.. teve de instalar o 7... e eu perguntei: "E nos?.. quando vierem as actualizacoes / novos portateis o que vamos usar?! E' isso que vamos usar para desenvolvimento?!" ... nao me soube responder :/


"15 segundos"
A minha instalacao do linux tambem.. mas.. supostamente o Windows tem uma maneira mais rapida para bootar do que isso com aquela coisa especial da BIOS... (que consegue bootar em alguns segundos)
(alguns linux tb tem, mas nao esta ainda mt suportado)
Anyway.. 15 segundos ja 'e bastante bom. No meu caso deixo em supensao nao costumo reeniciar, logo sao 1.. 2 segundos e ja com wireless ligado.

Sim, eu sei que é a tal cantiga de os fabricantes não ligarem nenhuma, mas a minha resposta a isso é que só usas porque queres, por muito egocêntrico que isso soe, obviamente só usamos Windows porque queremos.

No meu caso, uso o Windows (no trabalho) porque nao me dao opcao.
Quem usar hardware ou software que so funciona no Windows, tambem nao tem opcao.

Ha certo tipo de coisas (ex: algumas especicas a desenvolvimento de software ) que sao mais "elegantes" de usar em Linux por causa da maneira como se integram umas nas outras.

O resto, pode ser por opcao.

Outra razao de divulgar/apoiar usarem Linux e' para a microsoft nao estar num mercado "blue ocean". Tambem nao era bom para os utilizadores do Windows...
Se nao ouvesse nenhuma concorrencia, se calhar ainda podia ter ficado no Windows 3.x :P

Este ultimo movimento da microsoft foi muito importante para se manter no "mercado" e fazer face `a proliferacao do Android, tentando criar um OS comum a todas as plataformas.

Se os outros OS / utilizadores nao tivessem ameacado a M$.. provavelmente nao se teria mechido muito.

 
uma das coisas que me afastou de Linux é todos os dias sempre que ligo o pc são mais 300MB's de lixo para fazer updates

Podes configurar que tipo de updates queres fazer e instalar ou nao.
Podes escolher actualizar versoes estaveis(pouco frequentes) ou "em teste" (mais frequentes).

cria um hábito desleixado no user de estar sempre a meter pass de sudo para instalar tralha

Entao e no Windows esta sempre a aparecer aquele pop para dar autorizacao a administrador? :/

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #24 em: 30 de Novembro de 2015, 23:58 »
Agora a minha vez de dizer mal do Linux :)

O compilador de C/C++ do visual studio 'e mais rapido a compilar, consegue gerar codigo em geral (ligeiramente) mais rapido e mais pequeno que o gcc.

edit: ou se calhar nao uso o MSVS ah muito tempo:
http://www.yosoygames.com.ar/wp/2013/12/microsoft-we-need-to-talk-about-visual-studio/
:S
edit2: mas tambem ha rumores que a Microsoft quer descontinuar o C++ pois tem apostado muito mais a desenvolver o C#
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2015, 00:04 por KammutierSpule »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Windows ou linux
« Responder #25 em: 01 de Dezembro de 2015, 00:43 »
E.....
chegaram os fanboys  ::)

LOL

Não sei se esse comentário era destinado a mim e ao KammutierSpule mas se foi esse o caso listo abaixo alguns pontos que penso que devias ter em atenção.
1. A pergunta do josecarlos no primeiro post foi essencialmente motivada pelo seguinte:
"Estou a tentar explorar o Linux segundo o que me explicaram é o melhor para projectos de robótica. "
2. Se leres novamente a minha resposta, verás que vai directamente à utilização do linux em projectos de robótica, tanto simples como complexos;
3. Caso não tenhas lido, digo claramente isto: "Aprender a usar linux não invalida usar outro SO que se goste mais para todas as outras coisas que não são projectos de robótica.";
4. Em lado algum digo que Linux é melhor que Mac ou Windows, cada um tem as suas preferências e as suas escolhas.
5. A única referência mais alongada que faço em relação ao linux é apenas o resultado do meu processo de aprendizagem de linux. Mais uma vez, não digo que é melhor ou pior que windows ou mac. Digo apenas que consigo fazer tudo o que preciso com software legal. Nem digo que tal software seja pior ou melhor que os softwares para mac ou windows. Também não entrei nas questões habituais sobre virús, ser open-source, bla bla bla, porque não são coisas relevantes para a questão do josecarlos.
6. O teu comentário citado acima em nada colaborou para o esclarecimento do josecarlos. Se tivesses feito um comentário na linha dos dois primeiros que fizeste neste tópico tinha sido mais produtivo e mais útil para o josecarlos.

Se o teu comentário não era destinado a mim, então esquece o que acabaste de ler. Terei sido eu a interpretar mal as coisas.

Boas :)

Fui aconselhado por varias pessoas a aprender Linux vou fazer esse esforço, não quer dizer que não seja possível desenvolver sistemas robóticos com windows ou outro SO.
Há muita informação dispersa, penso que quando conhecemos dois caminhos temos sempre alternativa de escolher o melhor para as nossas necessidades, dei uma espreitadela no mercado todas as grandes lojas só vendem PCs com o windows.

Certo, é perfeitamente possível desenvolver sistemas robóticos com windows ou outro SO. No entanto, a nível de hardware recente para robótica existe uma clara tendência para o uso de linux, muito motivado pelo aparecimento de diversas placas como a Raspberry Pi. Outro exemplo recente é a placa Jetson TX1 da Nvida que saiu recentemente. A nível de robótica para sistemas mais complexos, o ROS, que corre em linux, tem vindo a ser cada vez mais utilizado também, principalmente em investigação. Naturalmente que há gostos e requisitos para tudos e para certos projectos uma coisa possa ser melhor e para outra não. De uma forma ou outra, só podemos avaliar a melhor solução se conhecermos as diversas possibilidades.

Ser free não significa ser mau na minha opinião.

Não significa nem ser mau nem ser bom :) A maior parte do software livre é, naturalmente, mais fraco que o software pago. Mais uma vez é uma questão de avaliarmos se as funcionalidades do software livre servem para o que se pretende fazer ou se as funcionalidades do software pago justificam que se opte por comprá-lo. Por exemplo na impressão 3D há quem opte por comprar/piratear o Simplify3D e há quem não veja razão para esse investimento porque o Cura também faz o serviço...
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Windows ou linux
« Responder #26 em: 01 de Dezembro de 2015, 01:09 »
Então onde é que anda esse sentido de humor?
Ao menos o Mário "KammutierSpule" percebeu logo ;D
E.....
chegaram os fanboys  ::)

LOL

Lol.. agora vai ser dificil.. enquanto este topico estiver aqui no topo :O ... com este titulo no assunto 'e um "call to war"

Chill out dude que a vida são 2 dias!

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Windows ou linux
« Responder #27 em: 01 de Dezembro de 2015, 01:19 »
Se era para ser levado com sentido de humor, então fui eu que percebi mal. Tantas vezes neste fórum que se começam discussões por tudo e por nada que às vezes é difícil distinguir o que é para ser humor e o que não o é. Leio o fórum diariamente mas raramente participo, precisamente porque às vezes acaba-se por se perder tempo demais em discussões sem sentido e nada produtivas. Desta vez decidi participar para tentar esclarecer o josecarlos e vejo logo uma resposta que me pareceu ser de confronto. Se não o foi, está esclarecido ;)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #28 em: 01 de Dezembro de 2015, 08:59 »
precisamente porque às vezes acaba-se por se perder tempo demais em discussões sem sentido e nada produtivas. Desta vez decidi participar para tentar esclarecer o josecarlos

Pela sequencia de respostas e com as nossas (des)ajudas, o josecarlos ja esta bem encaminhado para experimentar o Linux!
O que acontece 'e que o pessoal aproveita a "deixa do topico" para divagar e puxar assuntos... se nao tambem nao havia muito a falar... ou caiam-se em respostas de a apontar para o google.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Windows ou linux
« Responder #29 em: 01 de Dezembro de 2015, 09:51 »
kammutierSpule tens alguma referiancia par ler sobre essa configuração apenas para versões estáveis de software? Ando a desenvolver umas coisas em raspberry... É todos os dias é actualizações é mais actualizações...

Sobre a questão do sudo o Senso tem razão... A aprendiZagem do Linux leva muitas vezes a googlar sobre determinado problema. E lá aparecem uns sites quaisqueres a falar do mesmo com os comandos sudo todos bonitinhos, é copiar e enter, copiar e enter... Usando a analogia do senso, estamos a das as chaves do castelo não sabemos bem a quem...