collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Amplificador para Som Ambiente em casa  (Lida 4841 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Amplificador para Som Ambiente em casa
« em: 19 de Outubro de 2015, 01:39 »
viva

gostaria de saber a vossa opinião em relação a fazer ou a comprar um amplificador de audio para som ambiente em casa...

tenho 8 zonas distintas com colunas de 8Ohm (duas dessas zonas tem duas colunas em paralelo de 16Ohm, o que dá no final de linha dessas zonas os 8Ohm)

Tenho em conta que será para estar ligado ao PC e eventualmente à TV (tenho duas linhas de entrada)

o que acham? faço um amplificador para cada zona por exemplo com um TDA2030? neste caso teria de fazer 8 amplificadores (1 por zona), depois tinha de estudar uma maneira de injectar o sinal de audio (TV e PC) nos 8 ao mesmo tempo...

que acham deste projecto? tem pernas para andar ou recomendam a compra de um equipamento próprio para o efeito?

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Amplificador para Som Ambiente em casa
« Responder #1 em: 19 de Outubro de 2015, 08:57 »
tudo depende dos €€ que queres gastar.
Se fizeres os teus próprios amplificadores, não te esqueças que há muitos ICs para amplificadores de automóvel de 4 canais, o que pode simplificar o trabalho: https://www.google.pt/search?q=4+channel+amplifier+datasheet

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Amplificador para Som Ambiente em casa
« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2015, 11:35 »
Viva

os €€ como tudo é sempre o mais em conta possível... há kits no ebay de amplificadores que mesmo a fazer tudo em casa não me parece ser muito dificil...
http://www.ebay.co.uk/itm/TDA2030A-15W-Subwoofer-Audio-Power-Amplifier-Board-Soundtrack-Kit-PCB-Board-DIY-/221882061380?hash=item33a9339244:g:H6kAAOSwiLdV8qno

até podia desenhar um circuito idêntico mas multiplicado por forma a ter 8 saidas... o problema está como juntar tudo só numa entrada, poderei ligar as entradas todas em paralelo? ou seria melhor meter um amplificador 1:1?

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Amplificador para Som Ambiente em casa
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2015, 11:38 »
Um op-amp a fazer de buffer, mas as entradas dos amps são de "alta" impedância(tipicamente 10K para cima), logo basta um buffer com um op-amp e siga.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Amplificador para Som Ambiente em casa
« Responder #4 em: 19 de Outubro de 2015, 12:20 »
Conheço perfeitamente o TDA2030 assim como o TDA2040, ambos têm uma particularidade "interessante", queimam-se com muita facilidade (o 2030 é usado no exército), e quando queimam levam o altifalante atrás.
Cheguei a fazer 2 amplificadores com os 2040 em ponte, na saída coloquei condensadores em série com as colunas, até um ponto em que desisti deles e perdi a conta dos ICs que comprei.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Amplificador para Som Ambiente em casa
« Responder #5 em: 19 de Outubro de 2015, 12:39 »
Tens kits mais baratos (não é um endorsement, apenas uma constatação), principalmente se considerares o preço por canal:
http://www.ebay.com/itm/311463792564
http://www.ebay.com/itm/121782693633
Se quiseres controlo de volume individual, é só comprar uns potenciómetros, continua a compensar: www.ebay.com/itm/321819132078

Em principio podes ligar tudo na mesma entrada a ver se aguenta, senão meter um buffer não é muito complicado, basta um opamp como diz o senso.




Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Amplificador para Som Ambiente em casa
« Responder #6 em: 19 de Outubro de 2015, 16:31 »
obrigado por as dicas

um destes "http://www.ebay.com/itm/121782693633" por cada uma das 8 zonas resolve perfeitamente o meu problema...

agora no juntar as entradas, fiquei confuso...

Senso
Quando dizes "logo basta um buffer com um op-amp e siga", estás a dizer dois circuitos ou um op-amp em configuração de buffer, como por exemplo um 741.

ou posso fazer algo melhor? no caso de querer ter duas entradas de som (PC e TV, por exemplo) meto dois buffers em paralelo? Onde a saida do mesmo liga em comum a todas as entradas dos 8 amplificadores?

Só vejo um problema neste aplificador... ele é stereo, como cada zona do tem um coluna ligo no L ou no R?

cumps

« Última modificação: 19 de Outubro de 2015, 16:34 por filjoa »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Amplificador para Som Ambiente em casa
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2015, 22:39 »
O buffer seria um ampop ligando a sua entrada ao pc ou tv.
Isto seria por canal.
Na saída destes ampops seriam reunidos os canais L e os canais R através de resistências.

Em qualquer dos casos, entradas ou saídas, deverão existir condensadores de isolamento em série.
O 741 não é o ampop ideal devido ao ruído, por isso o 1º passo é verificar se o ganho dos amplificadores é suficiente para excluir estes buffers, sendo a união (PC + TV) para os amplificadores, realizada com resistências apenas.

O ganho dos ampops deverá ser muito pequeno, x1 ou por aí.

Os exemplos do @jm_araujo também não ajudam muito :P
Um deles tem saída em ponte estéreo sem qualquer hipótese em colocar canal único, se bem que pelo preço não vejo problemas de se aproveitar apenas um canal, ligando a entrada do outro à massa.
O outro é classe D, pela pesquisa que fiz noutros fóruns não é muito bem visto em termos de distorção e clics.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Amplificador para Som Ambiente em casa
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2015, 23:13 »
eu para colocar no som ambiente da casa não preciso de muita potencia... dai a procurar estes kits, e claro, também por uma questão de preço, face aos próprios para o efeito...

de qualquer forma também não encontro nada feito com o propósito que quero...