collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motores, Ajuda  (Lida 8654 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motores, Ajuda
« Responder #15 em: 10 de Outubro de 2010, 01:47 »
Boas noites,

  Obrigado pelo esclarecimento, esta percebido e entendido e mais uma vez obrigado a todos, e desculpem ser chato.

Abraços e óptima continuação  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motores, Ajuda
« Responder #16 em: 10 de Outubro de 2010, 03:05 »
Desculpem eu estar a incomodar e a ser chato mas precisava de alguns conselhos vossos, que ponte-H aconselham a usar nestes motores a L298, apesar de não saber a diferença entre dual full-bridge e Quad Half-Bridge, ou outro tipo de ponte-H? Visto que a velocidade dos motores será 1,47 km.h, aconselham estes motores ou é melhor arranjar outros, apesar de estes terem alguma força (3,74kg)?

Mais uma vez obrigado e desculpem o incomodo,

Abraços e óptima continuação  ;)
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 03:47 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline VascoP

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 66
Re: Motores, Ajuda
« Responder #17 em: 10 de Outubro de 2010, 10:46 »
Certo, fica só um detalhe: é Km.h (abreviado Kmh) e não Km/h (o correcto é dizer-se "kilometros-hora" e não "kilometros por hora"). Assim como cm.min, etc.

Errmmm, é mesmo km/h Njay. O que até é fácil comprovar quando calculas a velocidade -> v = dx/dt
Portanto uma unidade de distância (percorrida) a dividir pelo tempo que se demorou a percorrer a mesma...
---
Quanto à ponte-H a mesma escolhe-se com base na corrente e voltagem que o motor necessita e não o torque. Portanto terás que arranjar um circuito que suporte a corrente necessária, caso não exista em CI terás que fazer um circuito simples. Usualmente com MOSFET's.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Motores, Ajuda
« Responder #18 em: 10 de Outubro de 2010, 11:13 »
Errmmm, é mesmo o fds das calinadas :o. Vou-me calar e esperar q passe o mau tempo.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 11:16 por Njay »

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motores, Ajuda
« Responder #19 em: 10 de Outubro de 2010, 11:53 »
Bons dias, bem isto para aqui anda agreste ou é impressão minha  ::)

 Ora bem, VascoP eu não falei do CI L298 em base do torque, sou ignorante mas não tanto lol, só pedi dois conselhos diferentes, o 1º era se achavam que o L298 é o indicado para estes motores, esse CI aguenta com o máximo de 4A mas como reparei durante as pesquisas que a pontes H que dizem Dual-Full e outras Quad-Half e como tal pode haver diferença, e pode não dar para estes motores, o 2º conselho era se devido a velocidade deles (1,47) me aconselhavam ir para outros motores pois essa velocidade pode ser muito reduzida para um robô, não queira que ele fosse mais lento que um caracol tendo em conta que este é o meu 1º robô.

Obrigado e boa continuação  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline VascoP

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 66
Re: Motores, Ajuda
« Responder #20 em: 10 de Outubro de 2010, 12:13 »
Bons dias, bem isto para aqui anda agreste ou é impressão minha  ::)

 Ora bem, VascoP eu não falei do CI L298 em base do torque, sou ignorante mas não tanto lol, só pedi dois conselhos diferentes, o 1º era se achavam que o L298 é o indicado para estes motores, esse CI aguenta com o máximo de 4A mas como reparei durante as pesquisas que a pontes H que dizem Dual-Full e outras Quad-Half e como tal pode haver diferença, e pode não dar para estes motores, o 2º conselho era se devido a velocidade deles (1,47) me aconselhavam ir para outros motores pois essa velocidade pode ser muito reduzida para um robô, não queira que ele fosse mais lento que um caracol tendo em conta que este é o meu 1º robô.

Obrigado e boa continuação  ;)

Sim peço desculpa, li um pouco na diagonal. Em relação à velocidade ser reduzida, penso que não haja problema, a menos que queira um carrinho telecomandado com mais funções :P
Para robot o que interessa é o torque para que se consiga mover sem problema com carga ou em subidas, mas isso depende mesmo do uso que lhe quererá dar...

Quanto aos CI's verifique se os 4A são por canal (por motor) ou no total, e se são um valor admitido em pico ou em contínuo. Se as respostas forem por canal e contínuo, não vejo porque não utilizar esse CI.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motores, Ajuda
« Responder #21 em: 10 de Outubro de 2010, 12:54 »
Dual full quer dizer que são duas pontes H, quad half são quatro meias pontes H, que podes usar para controlar dois motores com controlo de velocidade e direcção ou então 4 motores ?o com controlo de velocidade, pois não podes inverter os polos para inverter o sentido de rotação, esses 4A da L298 quase quase de certeza que são pico, e não continuo, pois mesmo a versão que permite colocar um bom dissipador não aguenta muito tempo a debitar 8A(4A para cada motor), eu apostaria em fazer pontes H discretas, até porque o pico de corrente indutivo desses motores deve ser bem grande.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motores, Ajuda
« Responder #22 em: 10 de Outubro de 2010, 14:17 »
Boas Tardes,

 Obrigado senso pela explicação, no CI L298 que é Dual Full os 4A são o total (2A+2A) o pico penso que vai ate 5~6A total, isto se interpretei bem o datasheet, visto que sou novo nisto e ainda muito verde é muito fácil cometer erros, se entendi bem o que me explicou o L298 da para controlar a direcção e velocidade de 2 motores mas a 2A por canal e será que não da para usar um L298 para cada  motor e usar os 2 canais para o controlar? é que assim já aguentava os 4A no máximo. Quanto a fazer uma ponte-H discreta ( penso que quer diz para eu comprar os componentes e fazer eu próprio a ponte-H) acho que é ainda um pouco cedo para isso, acabo por meter os pés pelas mãos e pode dar buraco, não é a desvalorizar-me....mas mas.....acho que seria dar um passo maior que a perna neste momento que ainda vou muito verdinho nisto, mas ate se poderia tentar a ver o que dava, o que ate poderia ficar mais barato, ou talvez não. Só pesquisando na net a ver o que encontro sobre como fazer e materiais preciso.

Obrigado pela disponibilidade e boa continuação  ;)         
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 14:33 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motores, Ajuda
« Responder #23 em: 11 de Outubro de 2010, 22:56 »
Boas noites a todos,

    algum de vos sabe de algum software para desenhar robôs e que não seja muito difícil de usar? e já agora que desse para simular a programação para me ir adiantando com isto? enquanto tento arranjar o resto do material para as lagartas e chassi e não querendo abusar se poderem dizer se é possível fazer o que descrevi na mensagem anterior em relação ao L298?

Abraços e óptima continuação e obrigado pela disponibilidade  ;)   
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motores, Ajuda
« Responder #24 em: 11 de Outubro de 2010, 22:59 »
Não á muitas coisas que dêm para simular, para mais que tenha um interpretador que até simule o teu código, podes simular o teu código e periféricos usando o Proteus, agora o robot como entidade fisica e o teu programa é complicado e não conheço nada.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motores, Ajuda
« Responder #25 em: 11 de Outubro de 2010, 23:24 »
Obrigado pela resposta rápida  ;) eu ainda não fiz código nenhum queria usar como base o do smalluino e depois ir desenvolvendo a medida que ia fazendo upgrades tipo alguns sensores de infra-vermelhos, talvez fazer com que ele seja comandado a distancia por comando ou wireless e depois logo se vê o que se pode fazer mais, ia aumentando o código consoante a necessidade. Estive a ver o Proteus parece bom para desenhar PCB's e ver circuitos, mas acho que não da para fazer o desenho do robô em 2D ou 3D e ver se +\-  as coisas funcionam tipo motores, engrenagens e coisas assim, mas se não é possível paciência la terá de ser desenhado a lápis no papel e depois na altura da construção vai-se fazendo e alterando.   

Abraços e boa continuação  ;)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2010, 23:29 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motores, Ajuda
« Responder #26 em: 12 de Outubro de 2010, 00:03 »
Podes meter motores no circuito, sensores, lcd's e depois metes um atmega lá, carregas os hex gerado pelo arduino e ele simula o programa do arduino e o que ele faz aos motores e aos sensores, se meteres lá leds ele acende e apaga os leds consoante o código, mexe os motores consoante o código, se metes um lcd, ele simula o lcd tal e qual como um lcd real, desenhar o robot fisicamente em 3D é mais complexo como te disse, sei que existe um simulador da microsoft, robotic qualquer coisa, pesquisa sobre isso, até havia algures um tópico no lusorobótica sobre simuladores.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Motores, Ajuda
« Responder #27 em: 12 de Outubro de 2010, 00:28 »
Obrigado, desconhecia isso da Microsoft Robotics Developer, ver se consigo fazer alguma coisa com ele, já aqui no fórum ainda não encontrei o tópico que fala de simuladores e mais uma vez obrigado pelas dicas  ;D ;)

boa continuação
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte