collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Comunicação Powerline  (Lida 9289 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Comunicação Powerline
« em: 02 de Março de 2016, 11:48 »
Bom dia a todos,

Alguém tem experiência em comunicar dados entre dispositivos através da tensão elétrica AC que temos nas nossas casas? Agora com os kits de powerline podemos usar a rede para comunicar ethernet nas tomadas, a minha ideia é comunicar dados entres dispositivos através da rede (nomeadamente ter um mestre e vários escravos)... ou seja, ter uma rede de domótica.

Já vi que existem algumas marcas que têm uns AFE e uns transceivers, mas nunca mexi em nada..

Obrigado

P.S. - Isto não passa de uma ideia que me falaram, que no limite (pouco provável mas) poderá ter um fim comercial. Aqui há uns tempos falou-se de o pessoal vir pedir ajuda para fins comerciais e que isso não está certo, pelo que deixo já os pratos em cima da mesa :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Comunicação Powerline
« Responder #1 em: 02 de Março de 2016, 14:07 »
Boas,

Optei pelo powerline (TP-Link) aqui em casa, em wifi o sinal era fraco, bastantes interferências e uma velocidade mal aproveitada dos 50Mbps, estou bem satisfeito com o investimento.
O emparelhamento só funciona com um emissor-receptor, não podendo ter vários receptores, acho um pouco mal quando se tem vários PCs, se existe a possibilidade disso, desconheço.
1º têm de ser apresentados, colocados perto e clicar em simultâneo nos 2 botões deles.
Entretanto é possível ter um router a ligado a ele e a difundir o sinal wifi para os restantes dispositivos próximos.

A ideia de se te domótica com estes dispositivos é bastante boa, cada powerline tem um endereço fixo e deve haver alguma forma de contornar isso...
Iria para uma solução longe destes aparelhos aproveitando apenas a tecnologia powerline, sendo a restante personalizada.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Comunicação Powerline
« Responder #2 em: 02 de Março de 2016, 14:33 »
Optei pelo powerline (TP-Link) aqui em casa, em wifi o sinal era fraco, bastantes interferências e uma velocidade mal aproveitada dos 50Mbps, estou bem satisfeito com o investimento.
O emparelhamento só funciona com um emissor-receptor, não podendo ter vários receptores, acho um pouco mal quando se tem vários PCs, se existe a possibilidade disso, desconheço.
Ok, mas a comunicação não tem de ser ethernet, pode ser outro tipo de comunicação.

Iria para uma solução longe destes aparelhos aproveitando apenas a tecnologia powerline, sendo a restante personalizada.
é mesmo essa a ideia ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Comunicação Powerline
« Responder #3 em: 02 de Março de 2016, 15:10 »
Também tenho interesse neste tipo de comunicação para o caso específico de conseguir ter internet como deve ser na minha garagem. No entanto, tenho algumas dúvidas:
- Que velocidade se consegue realmente? (um computador ligado por powerline a fazer o teste em speedtest.net que velocidade consegue? e um ligado directamente ao router? Que diferença há entre os dois?)
- Existindo ferramentas a ser utilizadas e a gerar ruído na linha eléctrica (berbequins, tupias de CNC, serras circulares, etc.) as comunicações são afectadas? Ou acontece algo semelhante ao que acontece ao wifi quando se liga um microondas por perto?
- Convém comprar de marcas decentes? Ou os low-cost de marca branca/"xinxuanxinxinxeng" (:P) do ebay tb devem funcionar relativamente bem?

Se houver alguém que use este tipo de comunicação em casa que me possa esclarecer, agradecia :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Comunicação Powerline
« Responder #4 em: 02 de Março de 2016, 21:45 »
a comunicação não tem de ser ethernet, pode ser outro tipo de comunicação.

nao tenho nenhuma referencia de momento, mas sei que existem companhias com modulos (== PCBs OEM) powerline para comunicacao M2M.

Onde podes ter uma rede com varios enderecos.

Geralmente estes modulos caracterizam-se por terem uma taxa de comunicacao baixa, mas terem grandes distancias e talvez tenham melhores (estou a supor) imunidades ao ruido.


Offline gadelhas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Obrigado.

Abraço
gadelhas

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Comunicação Powerline
« Responder #6 em: 02 de Março de 2016, 23:16 »
Nem procurei por ICs :P

Esse da NXP por $5 parece-me bastante bom, tem esquema e tudo:
http://www.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=TDA5051A

1200 bdr não é bem para transmissão de dados tipo modem, mas para domótica até sobram

Offline gadelhas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: Comunicação Powerline
« Responder #7 em: 02 de Março de 2016, 23:34 »
Nem procurei por ICs :P

Esse da NXP por $5 parece-me bastante bom, tem esquema e tudo:
http://www.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=TDA5051A

1200 bdr não é bem para transmissão de dados tipo modem, mas para domótica até sobram

Sim os baud rate são baixos, mas é mesmo como dizes, para a aplicação chega.

Tenho um projecto realizada já à uns anos com este tipo de comunicação. Vou averiguar se posso publicar, mas não posso prometer que o vá fazer, pois foi comercial, mas como já tem uns anos, vou tentar!
Obrigado.

Abraço
gadelhas

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Comunicação Powerline
« Responder #8 em: 03 de Março de 2016, 00:20 »
Obrigado pelas respostas!

Amanhã já vou ver esses IC em maior detalhe (o da NXP já tinha visto na minha pesquisa inicial, o da Maxim por acaso não)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comunicação Powerline
« Responder #9 em: 03 de Março de 2016, 00:51 »
Muito pouca coisa se vê no mercado a nível de chips e companhia.
Sinceramente, se pud€res, comprar 2-3 powerLines LAN comerciais, escavacar e ver que chips usam.
Não esquecer que uma casa poderá/deverá ter 3 fases, sem um acoplador(basicamente condensadores no quadro de uns nF/pF) não tens comunicação de fase para fase, comercialmente mandar alguem mexer num quadro sendo o end user é um no-no.
Se não o fazem choram 2 mares e 3 rios que é uma sucata que não funciona.

Que tipo de dispositivos seriam?
Precisam mesmo da alimentação AC que as tomadas disponibilizam?
É que meter 230v AC complica muito tudo, tens de ter caixas a sério, certificações e muito mais atenção ao detalhe.
Se for sensores e companhia, coisinhas sem fios não seria preferível?

Tens no mercado tomadas e interruptores com comando sem fios, basicamente o interruptor é touch e tanto fazes lá o controlo como tens controlo via telemóvel, tablet, telemóvel, central, podes ter tomadas com relés/triacs para ligar/desligar, é uma opção/ideia/meh.

Farto de andar de volta de um trio de emissores/receptores e meia dúzia de sensores, tanto código :cry:
Odeio coisas low power sem fios  :'(
Isso e one man army a fazer tudo, quero um programador para meter as culpas  8)

Nota: escrito pouco depois do post inicial, mas não consegui postar :(
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Comunicação Powerline
« Responder #10 em: 03 de Março de 2016, 09:39 »
Não esquecer que uma casa poderá/deverá ter 3 fases, sem um acoplador(basicamente condensadores no quadro de uns nF/pF) não tens comunicação de fase para fase, comercialmente mandar alguem mexer num quadro sendo o end user é um no-no.
Se não o fazem choram 2 mares e 3 rios que é uma sucata que não funciona.

Por acaso esse é um dos pontos que também tenho "na lista" para ver como solucionar.. obrigado pela chamada de atenção!

Que tipo de dispositivos seriam?
Precisam mesmo da alimentação AC que as tomadas disponibilizam?
É que meter 230v AC complica muito tudo, tens de ter caixas a sério, certificações e muito mais atenção ao detalhe.
Se for sensores e companhia, coisinhas sem fios não seria preferível?

Tens no mercado tomadas e interruptores com comando sem fios, basicamente o interruptor é touch e tanto fazes lá o controlo como tens controlo via telemóvel, tablet, telemóvel, central, podes ter tomadas com relés/triacs para ligar/desligar, é uma opção/ideia/meh.
Os dispositivos seriam os típicos: iluminacação, tomadas e uns pequenos atuadores.

Farto de andar de volta de um trio de emissores/receptores e meia dúzia de sensores, tanto código :cry:
Odeio coisas low power sem fios  :'(
Isso e one man army a fazer tudo, quero um programador para meter as culpas  8)
Costumas ter aplicações destas de emissores/receptores sem fios? Algum protocolo de comunicação que vejas adequada para isto?

Obrigado a todos!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline gadelhas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: Comunicação Powerline
« Responder #11 em: 03 de Março de 2016, 11:11 »
Citar
Algum protocolo de comunicação que vejas adequada para isto?

Não sendo a pergunta directamente para mim, vou responder na mesma.
Vai depender do dispositivo sem fios que vais usar, mas tens;

- Thread (  http://threadgroup.org/ )
- Z-Wave
- ZigBee
- WeMo

Thread está na moda pois foi mesmo feito para este tipo de situação que queres, e tem mais vantagens face ao ZigBee e Z-Wave
Obrigado.

Abraço
gadelhas

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Comunicação Powerline
« Responder #12 em: 03 de Março de 2016, 11:21 »
Obrigado pela resposta Gadelhas. Vou ler mais sobre isso.

E se for sem fios, ou seja powerline, aconselhas os IC que mencionaste ontem, certo?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Comunicação Powerline
« Responder #13 em: 03 de Março de 2016, 11:44 »
Usei com sucesso duas recnologias/marcas ::

Maxim G3-PLC  (MAX2991, MAX2992)
https://www.maximintegrated.com/en/products/comms/powerline-communications.html

Yitran Cenelec IT700
http://www.yitran.com/index.aspx?id=3395


O melhor eh o G3 da Maxim. Alta velocidade e boa largura de banda. Eh a dor de cabeca de quem usa o RF p escutar transmissoes longinquas, tais como os Radio Amadores.


De referir que se nao for para usar em GRANDES QUANTIDADES, estas solucoes ficam muito dispendiosas comparativamente a usar um Thread/ZigBee. Sem comparacao possivel. Usar PLC soh comeca a fazer sentido a partir de 10k/pcs.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Comunicação Powerline
« Responder #14 em: 03 de Março de 2016, 11:47 »
Yitran Cenelec IT700

O Sena relembrou-me, estes eram os modulos / fabricante que tinha em mente quando sugeri no meu anterior post. Ja vi usar esses.
E sim.. a nao ser que tenham uma razao especifica para usar esses modulos em automacao/etc, RF fica (fica??) mais barato..