collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Compra colectiva: Panelização de PCB DF em painel dim=380x240mm  (Lida 12430 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compra colectiva: Panelização de PCB DF em painel dim=380x240mm
« Responder #15 em: 08 de Abril de 2017, 20:00 »
Mudei da Dropbox por me ter rebentado com 4GB de uma vez de ficheiros sem quê nem para quê, sem registo em histórico, e sem maneira de os ir buscar, nem que me paguem volto a usar isso..

Atenção que tocas/ou não tocas, mas levantas uma questão algo pertinente, que é o uso do trabalho de outros para fins comerciais sem saberes se as pessoas alinham em trabalhar de graça, seja ou não um trabalho de 2 minutos ou de 2 horas, não assumas que open source é grátis para pegar e usar sem dar explicações ao criador.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Compra colectiva: Panelização de PCB DF em painel dim=380x240mm
« Responder #16 em: 09 de Abril de 2017, 00:37 »
Obviamente quem ajudar tera de ter em conta que isso vai acontecer muito certamente, cada um ajuda ou não tento em conta que não se pode controlar ninguém...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Compra colectiva: Panelização de PCB DF em painel dim=380x240mm
« Responder #17 em: 16 de Abril de 2017, 03:22 »
mas turn-around é 7 dias, pedes numa segunda e na próxima quarta está contigo.
para mim nunca foi menos de 9 dias e 3 dias no shipping.

Com o fabrico nacional, a entrega nacional é dum dia para outro por transportadora e mesmo pelos ctts, normalmente tb entregam dum dia para outro.

Excelente ideia.
Ainda assim acho que "aproveitar o espaço do painel" à mao e a olhometro vai sair sempre com margens que talvez de forma automática fossem preenchidas.
Olha que nao sei! porque depende da robustez do "automatico" que conseguires desenvolver! Desafio-te a desenvolveres um sistema automatico melhor que o meu olhometro e trabalho manual! Até to pago se conseguires!  8)

A ideia tb n é ter um sistema automatico a fazer esse trabalho de distribuição dos projectos no painel, mais importante é ter um feedback rapido e estado de chegada dos pedidos bem como fazer a confirmação deles porque a decisao de uns depende dos outros intervenientes ou que virão, e nisto tudo gerir valores mediante o tempo disponivel ou prazo limite que cada um predisponha. Porque o cm2 dos pedidos vs cm2 do painel é com uma simples "regra 3 simples".
Claro que vai ser smp impossivel obter 100% do painel preenchido (ha que contar pelo menos 3mm entre os outlines por causa da speraçao das pcbs..e por segurança/qualidade (ainda a confirmar) algum bordo pelo outline do painel e depois evitar pcbs de comprimento maior à area util disponivel, bem como chegar a preços mais baixo que um painel 100% preenchido (uma excepçao: que será no preenchimento de um 2º painel)

Mas sim, pretendia desenvolver um sistema semi-automatico quase apenas para vizualização do preenchimento do painel e para simular instantaneamente valores estimados para cada pedido ou simulação, e que fossem algo editaveis por cada utilizador (mas que pudesse ser sempre ajustado pelo admin para melhor a optimização do painel) aliado a um sistema de aviso e que promova uma decisão rapida dos intervenientes para evitar que uns esperem pelos outros. (algumas ideias: usar um sistema de crédito, simulação instantânea da poupança e vizualização dos pedidos actuais, promover o chamamento viral (pois se "eu" chamar mais pessoas, eu obterei maior desconto na pcb que mandei fazer).. aliados a sistemas satelites que apoiem os pedidos como: a partilha de conteudos, ajuda no desenho das PCBs, apoio comunitário, partilha de BOM's, uso de standards (especificações, programas), uma base de dados comunitária, etc)

Citar
Mas tendo em conta que ainda nem ha "clientes" para encher um, penso que não estas muito preocupado com isso.
A ideia nao é haver ou nao clientes já, é ir havendo, porque seria algo que estaria sempre aberto e que estaria sempre disponivel para as pessoas irem entrando ou não em cada pedido/painel a fabricar.
Mas para isso teria de arranjar um suporte que ainda nao o tenho e que pretendo criar sozinho ou com mais alguem que esteja interessado em participar.

Citar
O apoio do desenho às PCB's é algo que poderia ser feito aqui no fórum·
Só nao sei como poderia ser feita essa ponte..mas estou aberto a sugestoes. De momento ofereço desenho gratuito das PCBs mediante esquema, para quem pedir PCBs. Continuo a dar suporte ao fabrico, este modelo seria mais uma opção, que a meu ver poderia trazer mais vantagens, mas para isso teria de desenvolver alguma infra-estrutura mais vizivel/expedita e com melhor interação com os participantes.

Citar
Já dei a sugestão no site do BOOM, poderíamos ter bibliotecas dos diferentes softwares, e todo usávamos os mesmos componentes packages etc etc.
Ja estive pra falar com o mário.. mas seriam daquelas projectos satelite pra potenciar o projecto base, mas antes de começar por essa parte, pelo menos ter alguma parte central já a funcionar.

Citar
Eu ja tentei começar umas Libs so minhas mas depois desisto porque sozinho é uma grande seca.
No entanto se definíssemos regras para os componentes (tipos e tamanhos das letras de Nome e do Value), e os definir os tamanhos dos furos, os tamanhos dos pads, as referencias de compra na farnel e na mouser Para criar BOM consistentes no final.
Alojávamos as librarias numa pasta de dropbox comunitária para todos usarem e depois qualquer um poderia dar o seu contributo.
Isso é a parte comunitária que ainda falha muito em Portugal. O português nao gosta de partilhar as coisas como fazem os brasileiros...
Acho que ha algures por aí um tópico onde se sugere para o pessoal poder partilhar e juntar bibliotecas pro eaglecad..entendo que esta estrutura forum nao seja mto pratico para a partilha ou reuniao de conteudos de forma organizada. Tb acho que ja se falou por aí a criação dum wikipédia do forum onde bons conteudos poderiam ser feitos com a respectiva actualização e clareza dos assuntos bem como a partilha de projectos/conteudos feitos pela comunidade. Assim como duma revista.. Mas isso sao outras conversas!  ::)

Estou aberto a quem queira entrar no projecto ou queira/possa "partilhar" já algum trabalho feito, ou só mesmo sugestões. De momento estou a fazer uns croquis para pedir um orçamento dum site com um flash para simular o painel e a entrada de pedidos. (se alguem tiver interessado em fazer uma oferta, apite)


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Compra colectiva: Panelização de PCB DF em painel dim=380x240mm
« Responder #18 em: 16 de Abril de 2017, 06:00 »
Um negócio destes só é sustentável mediante "grande" quantidade ou com tudo automatizado (olhar para o OSHPark como serviço mínimo), mas tu não és "gajo de negócios sustentáveis" (também por isso nunca tivemos uma colaboração estreita :P ) :

De momento ofereço desenho gratuito das PCBs mediante esquema, para quem pedir PCBs.

Não sei como é que fazes isso mas tou curioso... tens algum escravo na cave :D? Nem fazendo boards de 4 camadas com 4 vezes as dimensões necessárias e usando só o autorouter esse negócio é sustentável. Se calhar vou passar a usar o teu serviço de desenho de PCBS :)

É muito complicado ter bibliotecas partilhadas, por mais do que um motivo. Dentro de uma empresa faz sentido, mas fora... há demasiados gostos e requisitos pessoais e são difíceis de compatibilizar. Há uma certa maneira de que "gosto" de ver um esquema/PCB, que inclui não só aspecto visual como características funcionais tais como a largura do cobre numa ilha. Funciona melhor a publicação que cada um pode fazer das suas próprias bibliotecas do que tentativas de partilha.
Chegar e começar a desenhar uma biblioteca do zero claro que é desanimador, pois a quantidade de componentes que existem é avassaladora. O que funciona é ir-se arranjando e desenhando componentes para os circuitos que se vai fazendo, adicionar a uma biblioteca privada, e ao longo do tempo essa biblioteca vai crescendo até cobrir as nossas necessidades habituais.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Compra colectiva: Panelização de PCB DF em painel dim=380x240mm
« Responder #19 em: 17 de Abril de 2017, 00:40 »
Ja estava a ver que as coisas a descambarem para esses lados, é mesmo do português ter inveja, só ver lucro imediato e julgar as iniciativas de outras pessoas logo pelo aspecto negativo ou para mandar abaixo..

Sempre fui sério e correcto com todos os colaboradores que de algum modo estiveram cmg nos meus projectos. Nunca me aproveitei de trabalho dos outros e smp remunerei todo o trabalho que solicitei. Infelizmente tenho pessoas/ex-colaboradores que me devem dinheiro, que teem componentes e material em sua posse e que ainda nao me foi devolvido ou pago, mas sabem que me saiu do bolso para adquiri-los.. Não gosto que brinquem com o meu dinheiro. E nao sou hipocrita, e sempre paguei às pessoas (aqueles que ja trabalharam cmg, podem acusar-se e darem o seu feedaback, se houve desentendimentos foi mais por feitios/choque de personalidades, mas nunca foi por falta de pagamento dos serviços adjudicados ou acordados)

(foi um desabafo, já que me sinto desiludido com certas pessoas, pela falta de respeito que tiveram e que da minha parte nunca aconteceu e pior que fazerem-se esquecidas das suas dividas, é o facto de simplesmente nao responderem ou ignorarem uma pessoa sem darem uma palavra sequer como sem se preocurarem e deixar passar o tempo para ver se "ele se esquece"..)

Um negócio destes só é sustentável mediante "grande" quantidade ou com tudo automatizado (olhar para o OSHPark como serviço mínimo), mas tu não és "gajo de negócios sustentáveis" (também por isso nunca tivemos uma colaboração estreita :P ) :
Nao procuro criar um mega negocio ou igualar qq uma dessas empresas.
Procuro criar uma opção, uma alternativa, com um serviço nacional e que compense certas deficiencias que existem nessas grandes empresas/serviços globais.
A automatização nao nasce duma vez e nao é gratuita, e a automatização só compensa para trabalhos repetitivos e pra compensar recursos humanos que ficariam dispendiosos caso fosse necessário usar em grande numero. Mas sim tb concordo que terá de haver algum tipo de automatização, mas a meu ver nao seria no sentido de painelizar o painel, mas no sentido da gestao dos pedidos de modo mais ou menos instantaneo.
O que entendes por um gaijo de negocios sustentáveis? ja recorreste a mim e eu já recorri a ti e acho que nunca foi por quereres ser simpatico. Eu pelo menos primo pela seriedade das pessoas na vez de olhar para o que vestem ou para o carro que possam ter..

Já fiz um estudo extenso sobre isso. Força :D!!
@NJay podias partilhar o teu estudo? ;)
Não :), mas para ser optimizado e ter margens interessantes tinha que ser automatizado, vender tb para fora de Pt e em múltiplas cópias como o OSHpark (conseguia chegar a um preço parecido com o deles por cm^2 com um tempo de entrega de 10 a 12 dias úteis após painel cheio).
Porque fizeste um estudo sobre este assunto? Pelos vistos tb vês ou verificaste que podias oferecer ou ter uma vantagem numa parte que essas empresas nao podem oferecer..

Se conseguir oferecer uma vantagem de preços/qualidade ou serviço, tb nao devo ser julgado por tentar ser remunerado por um serviço que implica uma infraestrutura ou trabalho para permitir o serviço.


De momento ofereço desenho gratuito das PCBs mediante esquema, para quem pedir PCBs.
Citar
Não sei como é que fazes isso mas tou curioso... tens algum escravo na cave :D? Nem fazendo boards de 4 camadas com 4 vezes as dimensões necessárias e usando só o autorouter esse negócio é sustentável. Se calhar vou passar a usar o teu serviço de desenho de PCBS :)
Qual é o espanto por oferecer um serviço gratuito? Nao disse que quem o fizer, nao vai ser remunerado ou que nao haverá um retorno, só disse que era gratuito para quem o solicitar caso depois recorrer ao pedido de fabrico da PCB. Se o disse é porque o faço e nao interessa como o faço. Tb nao posso revelar os meus truques! :P (normalmente nao costumo prometer coisas que depois nao me comprometo a fazê-lo e nem sou do tipo de pessoas que diz que faz ou que vou fazer pra ficar bem na fotografia e que depois não o faz..), e depois é muito normal muitas empresas oferecerem serviços gratuitos a troco de outras compensações, aliás nos dias de hoje isso é o pao do dia e um método praticado por mtas empresas...

Já vi pessoas aqui a desenharem PCBs de graça ou de boa vontade a pessoas que nao conhecem de lado nenhum a troco de nada.. pergunta-lhes porque o fizeram! Tb ha pessoas que pelos vistos "desperdiçam tempo" em projectos opensource a troco de nenhuma remuneração..pergunta-lhes tb porque o fazem?
E nao tenho nenhum escravo, tenho uma parceria já feita nesse sentido e no ambito deste projecto.
Citar
Se calhar vou passar a usar o teu serviço de desenho de PCBS :)
Tens o meu contacto..

Tudo isto é com o intuito de ser uma opção (acho que so pelo facto de ser uma alternativa, já é vantajoso para mta gente e seria mais pelo beneficio e alguma vantagem no serviço de PCBs ja que recorro com mta frequencia, e nao para criar uma empresa e depender do lucro dela. Por isso às vezes recorrer a compras colectivas para evitar despesas maiores e nao tanto pelas comissoes directas).
Mas ha tantos serviços que funcionam com um pouco de cada um, nem tudo tem de virar uma empresa tipo google ou com lucros astronomicos. Ha pequenas empresas que vivem bem à conta de algumas lacunas de serviços de grandes empresas. Ha coisas que apenas sao vantajosas se forem feitas em baixa cadencia e se for um serviço quase local e personalizavel. Por isso é que ha mtas empresas que vivem apenas de pequenos nichos de mercado e bem. Mas como disse, nao vejo isto como uma empresa a concorrer com a oshark ou a eurocircuits, vejo isto apenas como mais um serviço e que estou aberto a parcerias caso haja interessados em contribuir..

Resumindo, estas são as vantagens que vejo no serviço colectivo:
1) nao ter pedido minimos ou MOQs nem necessidade de pedir copias iguais pra obter melhores preços
2) preço por cm2 igual para todos e que baixaria com a afluencia (por painel ou com a renegociaçoes de preços com os parceiros)
3) entregas/despachos nacionais de um dia para o outro a custos relativamente baixo (um simples correio azul/verde ou envio registado simples pelos CTTs fica mais barato que pagar uma transportadora que normalmente só entrega dentro dum periodo de 48H em envios nacionais ou 72H se dentro da europa* (paises quase fronteiriços)(a eurocircuits leva 3 dias uteis a fazer uma entrega da belgica pra portugal e leva quase 5€ pelos portes))
4) fabrico e parceiros nacionais (para quem goste de ajudar os de dentro face aos de fora ou que tenha preferencia/orgulho nacional nao como uma moda mas como um contributo a longo prazo)
5) preço vs tempo competitivo
6) evitar mtas burocracias ou ter a alfandega ao barulho
7) oferta de desenho gratuito das PCBs (nenhum empresa oferece o desenho gratuito de pcbs, qto mto softwares fechados..)
8) hipotese de implementar outros serviços paralelos com igual mecanica e mm as vantagens que se obtem com os serviços/pedidos colectivos (compras colectivas de material/componentes, partilha de conteudos/ BOMs, criação de uma comunidade)
9) abertura para demais parceiros ou contribuiçoes bem como parcerias


« Última modificação: 17 de Abril de 2017, 16:16 por Hugu »