collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dúvida em Derivador Coaxial?  (Lida 7929 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Dúvida em Derivador Coaxial?
« em: 06 de Junho de 2017, 23:05 »
Tenho a seguinte dúvida num derivador coaxial dos antigos.

Tenho um destes, tem duas entradas coaxiais fêmeas (coaxial antigo) e uma entrada (ou saída?) em macho.
.
e não sei se é unidireccional como os spliters deste género, onde as entradas são todas em fêmea, mas que já indicam os IN e o OUT? Logo estes são unidireccionais, correcto?
.

Queria saber se posso usar duas quaisquer entradas para servir-me dele como um simples conector de cabos, por exemplo as duas entradas fêmeas? Ou a entrada só pode ser pela ficha macho e a saída uma das duas fichas fêmea?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #1 em: 06 de Junho de 2017, 23:38 »
Duvido que qualquer um desses splitters seja direcional.

Existem splitters direcionais mas são para fins específicos e algo complexos, não faz sentido usar os mesmos em distribuição de TV.

As indicações IN/OUT é para os totós não trocarem os pés pelas mãos  ;), mas normalmente funcionam ao contrário (com uma perda de 4db typ)

Já agora, e porque me parece estranho, porque é que queres combinar dois coaxiais?

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2017, 00:30 »
Duvido que qualquer um desses splitters seja direcional.
Não entendi o que quer dizer com o não ser direccional? Refere-se ao direccional como unidireccional ou como bi-direccional?

Citar
Existem splitters direcionais mas são para fins específicos e algo complexos, não faz sentido usar os mesmos em distribuição de TV.

As indicações IN/OUT é para os totós não trocarem os pés pelas mãos  ;), mas normalmente funcionam ao contrário (com uma perda de 4db typ)

Já agora, e porque me parece estranho, porque é que queres combinar dois coaxiais?
Porque tenho o cabo coaxial da antena cortado antes de entrar na rede interna da habitação, quando vieram os senhores da ZON vieram cá ligar o coaxial deles..

E queria ter a hipotese de voltar a ligar o coaxial da antena de novo na rede de distribuição da habitação e fazer chegar o sinal das antenas para um tv com sintonizador dvb-t que onde está não capta bem o tdt em condições aceitaveis. E como tenho este derivador queria saber se podia usar como uma junção normal se usar as duas fêmeas. Fiz a ligação pelas duas fêmeas do derivador, mas a tv nao consegue captar nenhum sinal, por isso a minha duvida é que este derivador não está a deixar passar sinal ou as entradas fêmeas não são bi-direccionais. E de momento não tenho nenhum conector coaxial para usar a entrada macho do derivador para verificar a sua diferença.

Se calhar tem a tal perda de 4dB que com o sinal da antiga ZON nao fazia diferença, mas para o sinal das antenas analogicas é o suficiente para não passar nada.

Penso que havia umas caixinhas brancas e que se ligavam a uma tomada e que acendia um led vermelho para indicar que estava ligada e a funcionar e que se ligava a entrada da antena antes de ir para a tv. Tenho ideia que se referiam a essas caixas como protectores de trovoadas.. ou seriam antes amplificadores/estabilizadores de sinal analogico?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2017, 00:59 »
Agora já percebi.
Os splitters são bi-direcionais entre a entrada e saidas (o que entra na entrada é dividido para duas saídas, se meteres na saída aparece na entrada)
Mas as saídas são isoladas entre si, se meteres numa não vai sinal para a outra.

O mais fácil é meter uma ficha fêmea num dos cabos, ou então arranjar um F/F direto.


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2017, 11:02 »
Os splits não são normalmente bi-direccionais pela simples razão de ser necessário apresentarem, ao sinal que neles entra, a carga correspondente à impedância do cabo (boa adaptação de impedância).

Entretanto, muitos fabricantes estão-se nas tintas para o respeito pela impedância de entrada dos splits porque partem do princípio que o ponto de onde sai o sinal tem um alto valor de atenuação aos sinais de retorno (ondas estacionárias, reflectidas, provocadas pela desadaptação de impedância).

Saídas com boa atenuação aos sinais de retorno 'comem' as estacionárias não as deixando reflectir-se uma segunda vez.
« Última modificação: 07 de Junho de 2017, 11:57 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #5 em: 07 de Junho de 2017, 12:06 »


Dentro do split há duas resistências e devem ser calculadas de forma que ao sinal que entra no slit pareça encontrar uma resistência de 50ohm.

Os dois cabos de saída, de 50ohm, em paralelo aparecem como tendo um 'total' de 25ohm.

Colocando-se uma resistência de 50ohm em série com cada cabo de saída, parecerá, ao sinal de entrada, encontrar dois cabos de 100ohm que, em paralelo, resulta em 50ohm. Desta forma consegue-se uma boa adaptação de impedâncias e estacionárias (teoricamente) inexistentes.

Tudo isto pressupõe, evidentemente, que nas pontas finais dos cabos que saem do split há resistências de carga de 50 ohm.

Imaginem agora a confusão caso os sinais de entrada e saída não entrem por onde devem.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #6 em: 07 de Junho de 2017, 12:17 »
Há outra forma de se fazer a mesma coisa e quase sem percas de energia: por um transformador com um primário e dois secundários. O problema é que os transformadores são muito relacionados à frequência obrigando (caso os sinais presentes sejam de frequências muito dispersas) à utilização de múltiplos transformadores ... com múltiplos filtros. O fim da picada. Faz-se ... havendo verba.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #7 em: 07 de Junho de 2017, 14:10 »


Dentro do split há duas resistências e devem ser calculadas de forma que ao sinal que entra no slit pareça encontrar uma resistência de 50ohm.

Os dois cabos de saída, de 50ohm, em paralelo aparecem como tendo um 'total' de 25ohm.

Colocando-se uma resistência de 50ohm em série com cada cabo de saída, parecerá, ao sinal de entrada, encontrar dois cabos de 100ohm que, em paralelo, resulta em 50ohm. Desta forma consegue-se uma boa adaptação de impedâncias e estacionárias (teoricamente) inexistentes.

Tudo isto pressupõe, evidentemente, que nas pontas finais dos cabos que saem do split há resistências de carga de 50 ohm.

Imaginem agora a confusão caso os sinais de entrada e saída não entrem por onde devem.

Coaxial de TV é de 75 Ohms.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #8 em: 07 de Junho de 2017, 23:11 »
Citar
Coaxial de TV é de 75 Ohms.

Certo.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #9 em: 08 de Junho de 2017, 01:33 »
Hum entendi, terei de ir comprar um conector F/F e evitar o splitter porque introduz sempre alguma perda de dBs, certo?

SerraCabo: e como sei se o cabo e os splitters são de 75ohms?
ou melhor, como sei qual destes é?

e aquilo no primeiro, parecem-me ser bobinas e não resistâncias..

Ja agora se quisesse ter sempre o coaxial da ZON e a antena ligada à rede coaxial da habitação, com um diplexer resolvia para evitar e andar a ligar e a desligar um ou outro à entrada da rede coaxial domestica? Ou os diplexeres só são para sinal satelite?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #10 em: 08 de Junho de 2017, 05:45 »
Satélite tem uma tensão de 18v injectada para fazer o controlo do LNB não deve ser a melhor ideia do mundo andar a juntar isso tudo assim á sorte..

São bobines porque estás a falar de impedâncias e não de resistências, porque é um sinal AC na casa dos Ghz e não DC/baixa frequência em que a parta imaginária pouco importa..

E cada conector são 3dB's de perda, que basicamente é o que perdes com splitters, 3dB's por conector mais 2 ou 3 pela fiarada lá dentro e pelas diferenças de impedância.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Dúvida em Derivador Coaxial?
« Responder #11 em: 08 de Junho de 2017, 23:16 »


Eu diria que se trata de transformadores. Quando a banda a distribuir não é muito larga, usar transformadores permite a mínima perca possível. Abaixo disso só com distribuidores com circuitos activos (amplificadores).

Por exemplo, a banda de VHF e UHF num só transformador é muito, mas apenas para UHF consegue-se um bom compromisso num único transformador.