collapse

* Posts Recentes

Meu novo robô por josecarlos
[Hoje às 18:54]


No meio desta crise de MCUs e dev-boards quais as dev-boards que estão a usar? por jm_araujo
[Ontem às 23:54]


Dimmer PWM para controlo de resistencia eletrica 2500W por blabla
[26 de Janeiro de 2022, 21:28]


STM32 BluePill in Rust - Project template por blabla
[25 de Janeiro de 2022, 09:45]


Pequenos guias com informação sobre programação e eletrónica. por blabla
[23 de Janeiro de 2022, 21:28]


GPS Disciplined Oscillator por SerraCabo
[23 de Janeiro de 2022, 00:44]


Fita de LEDs RGB por blabla
[18 de Janeiro de 2022, 13:47]


KGM Edgelit Displays por SerraCabo
[18 de Janeiro de 2022, 10:25]


Saiu Kicad 6.0.1 por SerraCabo
[17 de Janeiro de 2022, 16:47]


Keyboard - A promessa de se atingir 500+WPM - Words Per Minute por blabla
[16 de Janeiro de 2022, 14:00]

Autor Tópico: How I learned to love build systems  (Lida 144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
How I learned to love build systems
« em: 07 de Janeiro de 2022, 10:43 »
Bom dia a todos,

Hoje gostaria de partilhar convosco este vídeo que é uma fascinante viagem pelo mundo dos build systems.

Video - How I learned to love build systems



Depois e ainda do mesmo autor, gostaria de partilhar a fascinante caminhada da detecção de um problema num build system, ultrapassando todas as dificuldades a caminho da solução do problema, esmiuçando o problema em todas as suas camadas até ao “átomo”.

Why is my Rust build so slow?
https://fasterthanli.me/articles/why-is-my-rust-build-so-slow

Nota: São histórias e narrativas como esta que me fazem gostar tanto de Rust, pois uma pessoa chega até a elas por motivos técnicos, pela busca do conhecimento, sempre mais conhecimento para que consiga resolver melhor problemas. Mas acaba por ficar preso à história pela batalha épica de David contra Golias, em que david somos todos nós quando nos deparamos com um problema complexo para o qual não sabemos a solução e Golias é a luta que esse problemas nos inscreve no nosso futuro. Algo que noto, é que em Rust os programadores tendem a contar mais estas histórias do que em outras linguagens, e claro todos nós gostamos de ler uma boa  e emocionante história, bem contada.

Obrigado,

Cumprimentos,
João
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2022, 10:05 por blabla »

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: How I learned to love build systems
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2022, 12:22 »
Este artigo também  do mesmo autor também pode ser interessante pois vem no seguimento do mesmo tema…

Como fazer profiling ao linker? (lld e mold)

Profiling linkers
https://fasterthanli.me/articles/profiling-linkers

Este exemplo usa poucas dependências, mas para projetos grandes ou mesmo para projetos pequenos que tenham GUI’s em Rust ou em C/C++ os tempos de gastos na fase de linking podem ser muito grandes (em relação ao tempo total do build) e por isso configurar o processo de linker para linkers mais eficientes como o lld ou o mold podem ser muito úteis para agilizar o processo de desenvolvimento.
Basicamente estes “novos” linkers usam algoritmos melhores que escalam melhor com o número de unidades de compilação.

Cumprimentos,
João