collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Samsung NP350v5c  (Lida 3575 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #15 em: 23 de Março de 2022, 23:00 »
A pilha da BIOS só serve para manter RAM com alimentação para não perder os dados que lá estão, o PC devia funcionar bem sem a pilha, simplesmente quando ligas o PC, a BIOS volta às definições de fábrica.
Avr fanboy

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #16 em: 23 de Março de 2022, 23:08 »
O problema que pode.acontecer é que as pilhas de botão quando são novas tem mais que 3V (já medi 3.1xx), não é muita diferença, mas tive há não muito tempo um caso que precisei de consumir um bocado da capacidade para baixar dos 3V que equipamento não ligava com ela nova. Lembro-me de acontecer, mas não me lembro com que foi.
Mas foi temporário, e duvido que passe disso, mais não seja porque não são capazes de fornecer muita corrente.  Desconfio mais de problemas eletrostáticos ou azar a limpar a massa térmica velha.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #17 em: 24 de Março de 2022, 16:48 »
Para a semana já devo conseguir reprogramar os chips, supostamente o programador chega na segunda.. se os CTT estiverem certos e rápidos como parece que estão a ser agora as entregas.

Posso ter tido azar a limpar a massa térmica, mas não fiz grande coisa, limpei a antiga com uns gaurdanapos e um produto próprio da Artic Clean que costumo usar.. e mais nada, meti massa nova e voltei a colocar o dissipador.

A pilha é que mudei para aquela 'nova' e sim, tinha ~3.2V quando a coloquei..

Houve ali qualquer "reação" que destabilizou o circuito da BIOS\RTC...

Quanto a estática.. não uso nenhuma pulseira (porque nunca comprei nenhuma) antiestática, mas se calhar está na altura não sei.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #18 em: 24 de Março de 2022, 19:44 »
Já fizeste/deste com estas sugestões sugeridas neste forum (resultou para alguns deles), ou já removeste o chip da BIOS?
https://www.elektroda.com/rtvforum/topic3340553.html

Offtopic: E daquela luvas? Alguém usa/uso daquilo? Aquilo deve atrapalhar muito, não? já que parece ter uma malha um bocado grossa, solta e deve agarrar-se a qualquer pino ou aresta de qualquer componente..
« Última modificação: 24 de Março de 2022, 19:47 por Hugu »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #19 em: 03 de Abril de 2022, 09:28 »
Afinal ainda não chegou o reprogramador e não pude ainda testar se reprogramando a BIOS a coisa vai lá. Espero que nos próximos dias.

Em todo o caso, o >>Hugu<< referiu a situação do jornal e da eletróstática (sinceramente não sabia que o jornal potencia a mesma), mas de qualquer forma o problema aconteceu antes de colocar aqueles pedaços a separar as placas que estão soltas (coloquei-os para elas não tocarem nas partes metálica ou noutros componentes), usei-os apenas para isso mesmo e só depois quando comecei a diagnosticar o problema da BIOS.

Mas já agora, quanto à eletróstática que usam para precaver que a mesma danifique alguma coisa? Aquelas braceletes à venda no ebay fazem alguma coisa? Sempre duvidei delas e depois de ver um vídeo do EEVblog :) :P
« Última modificação: 03 de Abril de 2022, 09:40 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #20 em: 03 de Abril de 2022, 21:04 »
A eletrostática só é problemática em componentes mais sensíveis, como os grupos ópticos, diodos lasers, alguns microcontroladores, memórias, cmos, sensores e pouco mais.

Num PC basta tocar no chassis para equilibrar as cargas.
Nunca usei pulseira anti-estática, embora já tenha queimado vários ICs á custa de diferenças de tensão á terra.

Se usar um ferro de soldar em hardware é certo que use uma dessas pulseiras, custam apenas 3E pelo aliexpress (evitar as que não têm fio, não funciona dessa forma).

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #21 em: 11 de Abril de 2022, 18:51 »
Bom, entre ontem e hoje reprogramei os 2 chips da BIOS (MAIN e EC). Removi-os da board e reprogramei-os com o EZP2019+, aprendi como se fazia (com dumps que encontrei no Badcaps) e voilá. Voltei a soldá-los mas a board não deve ter gostado deles. Arrancava sempre mas a ventoinha disparava, não tinha imagem e não saía dali.

Voltei a remover os chips e reprogramei com outro dump, voltei a soldar tudo e arrancou, apareceu imagem, fui para a BIOS, salvei as definições de data\hora, reiniciei e estava bem. Tive de alterar uma opção de BOOT (que por defeito está na errada) e com isto consegui que fosse para o HDD e iniciou o windows. Todo contente, pensei que seria mesmo da reprogramação.

Até este momento a pilha não estava soldada, como pensei que o problema estava ultrapassado soldei-a mas pronto voltou exatamente à situação original.. liga, ao fim de 3-5 segundos apaga e nem a ventoinha funciona.  ::) a sério..

Entretanto comprei no OLX uma board (e processador), aliás o rapaz estava a vender só o processador mas interessava-me mais a board avariada. Ele enviou-me ambos e a board é o mesmo modelo, tem apenas uns componentes a mais (condensadores e uns mosfets) mas de resto é tudo igual.



Mas de facto está em curto, o transformador nem liga. Já removi um mosfet que está mesmo na entrada de alimentação, removi este:




Ao lado está um outro (tem um formato diferente mas acho que faz o mesmo) mas não o removi ainda. Removi este porque não me pareceu normal, o pino de GATE (nº 4) está em contacto com os restantes [1,2,3], tem uma resistência de ~77R e há continuidade em modo de díodo. Acho que não é suposto haver.  Mas agora não tenho nenhum outro para o substituir (a não ser que remova 1 da board que liga  :P) mas não sei até que ponto fica resolvido o curto, há condensadores que estão em contacto com o GROUND de ambos os lados (marquei uns de exmplo na foto abaixo), será que é por ter removido o Mosfet ou continuará a existir um curto?




Sinceramente não sei que faça.. gostava de insistir na board avariada, mas não sei até que ponto será fácil dar com o problema. Aquele mosfet não me parece de facto bem mas é capaz de haver outro componente em curto.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #22 em: 13 de Abril de 2022, 00:18 »
Bom, não sei se deite já foguetes ou não, mas começou a funcionar  ::)

A única coisa que fiz (depois da reprogramação), foi chegar à conclusão que com a pilha soldada não arrancava. Testei uma coisa (que acho que até já tinha feito antes), inverter a ordem de ligação dos pólos da bateria, começar pelo + e depois o -. Não sei se foi por isto ou não, já o iniciei umas 15 vezes, instalei o windows e tem estado sempre a ligar...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #23 em: 13 de Abril de 2022, 21:07 »
Sempre conseguiste descobrir o curto da placa avariada?

Nunca me deparei com uma avaria na bios, o que se passa neste pc, é por vezes deixar de iniciar e ter de fazer o reset no rtc, algo não está bem com o "sleep" e não acorda (tipo eu lol)

Mesmo que a pilha tenha 3V, custa-me a acreditar que traga problemas, a alta resistência interna não costuma dar avarias. O RTC também deve suportar muito bem esta tensão.

Mantém-no a funcionar algum tempo, espero que consigas ter o portátil a funcar  ;)