collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Duvida de Curso  (Lida 15616 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Duvida de Curso
« Responder #15 em: 01 de Maio de 2011, 17:44 »
Eu estou na ESTG - IPLeiria, em Electrotécnica. O primeiro ano e o segundo (excepto duas cadeiras) são comuns, depois escolhes um dos ramos: "Electrónica e Telecomunicações" e "Energia e Automação". Como os nomes indicam, percebe-se as diferenças! Enquanto que o de electrónica vai até 1V (como alguem aqui dizia) o segundo (onde estou) aborda desde automação industrial, robótica, energias renovaveis, gestao de energia, e é também muito bom em Energia, com cadeiras de instalações eléctricas e produção e transporte de energia eléctrica. A nível da robotica, as coisas estão a evoluir, com o Clube de Robótica, participação no FNR, entre outros..
Em relação a conhecimentos de electrónica as cadeiras comuns já dão uma boa base, com duas cadeiras exclusivamente de electrónica analógica e depois tudo o que vem associado (instrumentação, por exemplo)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Duvida de Curso
« Responder #16 em: 01 de Maio de 2011, 17:45 »
Quando estiveste na minha escola?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Duvida de Curso
« Responder #17 em: 01 de Maio de 2011, 20:46 »
Quando estiveste na minha escola?

No dia aberto ... 6 de abril coisa assim :P
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Duvida de Curso
« Responder #18 em: 01 de Maio de 2011, 21:11 »
ola pessoal pelo que eu andei a ver (pois ainda não ando na universidade) no IST tem se cadeiras como electrónica 1 e 2  alguém pode dizer o que e que se faz nessas cadeiras.
Eu sou de Viseu por isso ainda ano sei para onde ir e gostava de saber qual e a universidade mais indicada. Já pensei em ir para Coimbra pois fica aqui perto mas agora estou a considerar ir para a FEUP ou para o IST mas não sei qual e o mais indicado para tirar um curso que tenha mais haver com robotica
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline FarraJ

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
Re: Duvida de Curso
« Responder #19 em: 01 de Maio de 2011, 21:13 »
carrega a disciplina e ve o programa

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Duvida de Curso
« Responder #20 em: 01 de Maio de 2011, 21:14 »
ok vou ver
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Mike

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
    • Robot Gecko
Re: Duvida de Curso
« Responder #21 em: 06 de Junho de 2011, 09:21 »
dvdt se és de Viseu aconselho-te a UA, quem quiser que não concorde, mas o IST forma gente para a pesquisa, sinceramente não acho que seja uma instituição assim tão boa em termos de EE ou EI, por exemplo, mas isto é a minha opinião.

Offline FarraJ

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
Re: Duvida de Curso
« Responder #22 em: 06 de Junho de 2011, 13:56 »
dvdt se és de Viseu aconselho-te a UA, quem quiser que não concorde, mas o IST forma gente para a pesquisa, sinceramente não acho que seja uma instituição assim tão boa em termos de EE ou EI, por exemplo, mas isto é a minha opinião.

nao ha pesquisa e inovaçao nessas duas areas? EI entao, sendo o mercado com a maior competitividade alguma vez registada, a inovação é que faz diferença. O IST nos ultimos 10 anos foi responsavel por 12% das patentes nacionais, e é de produtos que nascem empresas.

Em que aspecto é que achas que o IST nao é assim tao bom?

E nao quero denegrir a imagem da UA, em competiçoes da area deste forum é fantastica e entre este tipo de faculdades, quem faz a diferença é quase sempre o aluno


Offline Mike

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
    • Robot Gecko
Re: Duvida de Curso
« Responder #23 em: 06 de Junho de 2011, 15:24 »
Eu simplesmente não gosto muito do tipo de ensino do IST, acho demasiado teórico, eu não estou num nem noutro, prefiro um ensino mais prático. Só isso, e acho que em certas áreas o IST vive mais da fama do que da verdadeira qualidade, mas não tenho nada contra, conheço muito bons engenheiros formados no técnico.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Duvida de Curso
« Responder #24 em: 06 de Junho de 2011, 19:42 »
Viva, já agora deixo a minha experiência.

Tirei a licenciatura em engenharia electrotécnica no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, do qual até gostei e acho bastante prático. Estou agora a frequentar mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Deu para complementar a minha formação mas é como já disseram, forma as pessoas mais numa base teórica vocacionada para investigação, o que também é importante mas na minha opinião as vezes é um pco aborrecido :S preferia ver um braço robotico a mexer na realidade do que numa janela do matlab....

offtopic: electrotecnia nao presta :P contam-se pelos dedos de uma mão o numero de moças nos corredores, fujam disto a sete pés! :D

Cumprimentos, Mauro.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Duvida de Curso
« Responder #25 em: 06 de Junho de 2011, 20:09 »
uma pessoa nao pode agora andar ai a escolher cursos por causa das moças
elas nao gostam disto por isso se fosse-mos por essa lógica não havia ninguém nesta área
eu tambem ja pensei em ir para coimbra pois fica mais perto de minha casa
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Mike

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
    • Robot Gecko
Re: Duvida de Curso
« Responder #26 em: 06 de Junho de 2011, 20:37 »
Sou como o Mauro, epah prefiro ver as coisas a mexer a ver janelas de computador, lol.

Tambem estive em Coimbra, 3 anos, pouco fiz. :S (Parte da culpa é do que ele mencionou. lol)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Duvida de Curso
« Responder #27 em: 06 de Junho de 2011, 22:27 »
Isto é tudo muito subjectivo. Cada escola tem a sua filosofia/metodologia de funcionamento.. E mesmo dentro de cada escola, há diferenças! Se por um lado as universidades é mais teóricos que prático, tudo depende do aluno e da dinâmica que o curso/departamento/área/escola tem... Exemplo: Estou em Leiria e o IPLeiria é a segunda instituição de ensino superior do país com mais patentes registadas, e somos politécnico..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida de Curso
« Responder #28 em: 06 de Junho de 2011, 23:06 »
Seja qual for a universidade o curso vai ser sempre mais teórico quando comparado com um Politécnico, na universidade é para nos incutir um espirito diferente daquele que um politécnico, são filosofias de ensino diferentes, totalmente diferentes e em muitas áreas mais avançadas da electrónica é obrigatório ter conhecimentos matemáticos e fisicos mais profundos que noutras áreas.

Isso das raparigas é relativo cada vez vêem mais para este tipo de cursos..
Avr fanboy

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Duvida de Curso
« Responder #29 em: 06 de Junho de 2011, 23:34 »
Viva pessoal

Obviamente as moças eram uma brincadeira, cada um deve escolher o curso conforme a vocação que sente!

Boa sorte a todos nos respectivos cursos

Cumprimentos, Mauro.