collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Forno com Avaria?  (Lida 1591 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Forno com Avaria?
« em: 30 de Maio de 2018, 09:41 »
Olá a todos.

Recentemente, na última refeição que cozinhei no meu forno encastrado Zanussi ZOB 141 X aconteceu algo estranho


Ao ligar a função de Grill fez um fumo estranho, ao início pensei que seria algum resto de comida que tivesse ficado agarrado às resistências, mas na realidade o cheiro era intenso e parecia algo mais que comida esturricada.. o que é certo é que não ligou a resistência do Grill...

Já o tirei do móvel e estive a fazer umas medições, aquilo é um pouco simples, tem um termostato do lado esquerdo onde definimos a temperatura e tem o botão do lado direito com as várias funções (Cima\Baixo\Grill).

Inicialmente pensei que a resistência superior estivesse queimada


No entanto, desliguei os fios, medi com o multímetro e o valor não me parece errado ou está? Num dos lados tem 32R e no outro 90R. Eu estava já preparado para comprar uma nova mas depois com estes valores não sei se está mesmo estragada (visivelmente não vejo nada de errado na resistência, a não ser um parafuso enferrujado que a segura por dentro, se tiver de a tirar tenho de ver depois como remover o parafuso  ::)). 

O forno tem 1650 W, 230V, o valor da resistência devia de andar por volta dos 32R.. o que confere.

Liguei o forno para o testar e agora pareceu-me que estivesse a funcionar corretamente, meti no grill uns segundos e a resistência aqueceu.. a luz piloto acendeu.. tudo Ok.  A tensão nos contactos das resistências está correcta..

Só me resta montar tudo e fazer um novo cozinhado para testar novamente.. pois pode ser só qdo está muito quente e que faça mau funcionamento nessa altura.

Acham que a resistência está boa?
A ser um problema de temperatura, será do termostato (regulador da temperatura) ou de um sensor NTC que parece que está instalado como segurança adicional.