collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: TP4056 - Dúvida  (Lida 12858 vezes)

0 Membros e 10 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.922
    • GrcByte - Projectos
TP4056 - Dúvida
« em: 29 de Janeiro de 2024, 14:16 »
Estas plaquinhas de "carregar" células 18650 estão a ser muito usadas pelo que tenho visto, confesso que tenho algumas que nunca cheguei a usar porque fiquei com receio que não fossem as mais apropriadas a carregar este tipo de células.

Mas o que é certo é que vejo muita gente a vender coisas feitas em impressoras 3D e depois, e porque meteram iluminação\leds na peça, colocam uma ou 2 células destas como bateria. Metem depois uma placa destas para fazer o carregamento e controlar a descarga e voilá. Parece tudo muito porreiro.

Eu na altura não fiz nada com estas placas porque parece-me que não controlam o carregamento muito bem quando o circuito (a "carga") estiver ao mesmo tempo ligada. Estou errado? Não há o risco de serem enviados mais mA do que os que a bateria já tem? porque o cálculo feito pelo IC deve ficar meio errado (ultrapassando assim o limite máx. destas células)?

A ser mesmo assim, que alternativas existem para garantir um carregamento e descarregamento em segurança? (e obviamente sem se usar um carregador específico).  Há algo semelhante a estas boards e com mais funcionalidades de segurança a nível do carregamento?
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2024, 14:18 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: TP4056 - Dúvida
« Responder #1 em: 29 de Janeiro de 2024, 17:36 »
Citar
Eu na altura não fiz nada com estas placas porque parece-me que não controlam o carregamento muito bem quando o circuito (a "carga") estiver ao mesmo tempo ligada. Estou errado?
Acho que sim. Como é que chegaste a essa conclusão? E que placas falas? há varias versões, com  (DW01A) e sem proteção

Citar
Não há o risco de serem enviados mais mA do que os que a bateria já tem?

Não faz sentido,  a bateria não recebe mA, recebe carga. Chegando aos 4.2V sem consumir corrente está carregada, que é a tensão que o TP4056 está regulado.

Citar
porque o cálculo feito pelo IC deve ficar meio errado (ultrapassando assim o limite máx. destas células)?
Que cálculo?
O carregamento de LI-ION é feito com uma fonte de corrente constante (regulável) para não carregar rápido demais (aqui a regulação afeta o tempo, não a carga total), com uma tensão máxima de funcionamento (4.2V). Quando a bateria chega a essa tensão, a corrente que "puxa" vai diminuindo, mas é um processo interno da bateria, a único controlo do carregador é dizer que acabou o serviço quando a corrente for já for residual (1/10 da nominal no TP4056).


Citar
A ser mesmo assim, que alternativas existem para garantir um carregamento e descarregamento em segurança? (e obviamente sem se usar um carregador específico).  Há algo semelhante a estas boards e com mais funcionalidades de segurança a nível do carregamento?
Não posso responder, não sei desses problemas com o TP4056 que falas. Como é que chegaste a essas conclusões? Eu já usei em circuitos com carga, e não me lembro de ter problemas.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: TP4056 - Dúvida
« Responder #2 em: 29 de Janeiro de 2024, 18:56 »
O nosso amigo 4056.

A corrente de carga é constante, cerca de 1A, menos se a bateria estiver abaixo dos 3V e entra em modo de recuperação, antes de iniciar a carga.

A diferença de preços pela protecção, compensa, perde-se o risco da tensão da bateria descer abaixo dos 3V ou acima de 4.2V.
DW01A + 2 mosfets

Não se deve utilizar um aparelho enquanto estiver a carregar, a não ser que a corrente exigida seja baixa.
Apensas pelo sobreaquecimento do carregador em si, as baterias suportam.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.922
    • GrcByte - Projectos
Re: TP4056 - Dúvida
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2024, 08:10 »
Desculpem, esqueci de dizer que é uma placa com DW01A (proteção) e pelos vistos tinha uma ideia errada do funcionamento disto.

Na realidade não cheguei a grandes conclusões, lembro-me em tempos de ter visto um vídeo de um tipo a testar estas placas e na parte do carregamento da célula (estando ligada também ao circuito de carga) chegou à conclusão que existindo um circuito ativo em simultâneo (carga) a placa ia enviar mais "carga\tensão" à bateria do que seria necessário (e se o restante circuito estivesse desligado a coisa corria bem).

Ou seja, deduzi que ele só saberia se a Célula estivesse carregada (a 4.2V) consoante a "carga" total que estivesse a ser solicitada (Bateria + Restante Circuito)..

Mas já percebi que é uma ideia parva esta..  ::)  Desculpem.

(é melhor começar a usar estas TP4056)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: TP4056 - Dúvida
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2024, 09:38 »

A corrente de carga é constante, cerca de 1A, menos se a bateria estiver abaixo dos 3V e entra em modo de recuperação, antes de iniciar a carga.
A corrente é o único parámetro regulável, mudando uma resistência

Citar
Não se deve utilizar um aparelho enquanto estiver a carregar, a não ser que a corrente exigida seja baixa.
Apensas pelo sobreaquecimento do carregador em si, as baterias suportam.
Sim, pode ser o único problema: se tiveres um TP4056 configurado para carregar a 1A, com uma carga até 1A a corrente em princípio será fornecida pelo TP4056. Não tem porque não aguentar (como assim carregar uma 18650 desde zero demora umas horas e é "normal"), mas deve ficar quentinho por ser linear ( (5V-4.2V)*1A=0.8W a dissipar, mais se a bateria começar a descarregar) e se for constante poderá reduzir o tempo de vida.


Apesar disso tudo, as placas com TP4056 são super baratas (fiz uma encomenda de 10 unidades em 2018 por $3.20, ainda tenho algumas), e as 18650 que uso são recicladas (a maior parte de baterias de portáteis, as velhas são fracas, mas as recentes "queimadas" são melhores porque só costuma afetar uma pilha da série), pelo que se a pilha ou o carregador for à vida o maior prejuizo é o tempo que se perde.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2024, 09:49 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.922
    • GrcByte - Projectos
Re: TP4056 - Dúvida
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2024, 10:44 »
Ok, percebido  :P

Esta minha "dúvida" surgiu precisamente porque há milhares de artigos que podemos agora comprar vindos da China, ou mesmo coisitas que o povo vai inventando por cá e este tipo de circuito está muito na moda e espalhado por aí.

P.S.: Nada a ver, mas sempre que vejo algo com baterias de lítio acaba por aparecer algo que me relembra o motivo de ter tanto medo de as usar.. lol (notícia de hoje)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: TP4056 - Dúvida
« Responder #6 em: 31 de Janeiro de 2024, 14:13 »
As pilhas 18650 são seguras de usar, e bastante práticas.

Já perdi o nº de aparelhos que adaptei para suportar este tipo de alimentação, o último foi um gravador MD da Sony MZ-1.
A qualidade de som é impressionante, e permite a gravação em formato digital, 128cts na altura.

NI-CD ou NI-MH são do passado, baixa densidade e efeito de memória, deixei completamente.
As de lithium são perigosas se não for respeitadas, curtos, sobre-aquecimento ou danos físicos.

Tenho algumas do vape, já com pouca capacidade, mas ainda dão para outras aplicações.
Outras recupero-as das baterias dos portáteis, porque não?