collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construir PCB através de insolação  (Lida 4109 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Construir PCB através de insolação
« em: 12 de Março de 2017, 01:04 »
Olá a todos,

Estou a fazer a minha primeira PCB  ;D
Estou a construir um pickit2. Após a revelação, com soda caustica e água a ferver, a placa ficou assim: http://imgur.com/a/cYIUr.
Supostamente já deveria estar a ver as pistas, mas não estou. E estou a ficar preocupado  >:( ;D

O que acham?
De qualquer das maneiras vou fazer o ataque químico, com percloreto. Logo posto mais resultado.
O processo que estou a utilizar é: Insolação, com luz branca, depois revelação, com soda caustica e água a ferver, por fim, ataque químico com percloreto em banho maria.

Obrigado
« Última modificação: 12 de Março de 2017, 01:06 por edeweld »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Construir PCB através de insolação
« Responder #1 em: 12 de Março de 2017, 11:07 »
Desde já parabéns pela iniciativa :)

Antes de começares a gastar dinheiro com placas e a ficares desanimado com os resultados, deverias informar-te dos processos, pois o que referiste foi um pouco vago.

A revelação é com 10mg soda caustica por cada litro de água FRIA.

A insolação deverá ser feita com um tempo exacto, para isso deverás calibrar com uma placa teste a tempos diferentes com o auxilio de um cartão.

O aspecto depois da revelação 30seg deverá ser perfeito, enxaguar com água e um algodão para verificar progressão.

Na corrosão o banho da placa pode ser a quente 36', mais rápido e melhores resultados, o uso de uma resistência de aquário é prático. Cobre para baixo.

Durante TODOS os processos nunca deverás tocar no cobre com os dedos, esse local ficará mal.


Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Construir PCB através de insolação
« Responder #2 em: 12 de Março de 2017, 15:55 »
Olá,

Desanimado nunca  ;D ;)
A receita que tenho é esta:

1-Quase no escuro, com os meus olhos de lince  ;D, retirar a pelicula protectora da placa e colar com dupla face o acetato na placa! Após isso colocar a mesma na caixa de insoladora e deixar 4 minutos;
2-Colocar água a ferver num tacho, até começar a borbulhar. Deve estar no 90º graus. Após isso colocar num plástico junto com um pouco de soda caustica e colocar lá a placa. Deixei uns 5 minutos. Durante esse tempo fui agitando a placa. Reparei que uma tinta preta, não sei se é tinta, foi se soltando da placa. Após este processo devo lavar a placa com água corrente;
3-Ataque químico com percloreto de ferro. Voltar novamente a aquecer água, para fazer um banho maria. O percloreto de ferro fica em banho maria com a placa submersa;

Esta é a receita que tenho. Acham que está correcta? Será que tenho apenas os tempos errados?
Deixo fotos da minha caixa, homemade, de insolação  :D ;) Ficou muito boa! hehe  :P ::)

Dúvidas:
1-Como cortam a placa? Tentei com serrote, faca bem afiada, mas não tive um corte perfeito. Estou a pensar utilizar rebarbadora.
2-Com que diâmetro furam a placa para receber os pinos dos componentes?

Caixa de insolação https://s29.postimg.org/4jtow8c4n/IMG_20170311_214354.jpg
Estado da placa após 20 minutos de insolação https://s12.postimg.org/54xpn7spp/IMG_20170311_220712.jpg

Notas:
Na parte inferior da placa, nestas foto, https://s12.postimg.org/54xpn7spp/IMG_20170311_220712.jpg, a parte que não está preta, que já está da cor do cobre, deve-se ao processo de corte. Durante o corte da placa o isolamento ficou levantado e acabou por estragar essa parte da placa.

Obrigado   
« Última modificação: 12 de Março de 2017, 15:58 por edeweld »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Construir PCB através de insolação
« Responder #3 em: 12 de Março de 2017, 17:12 »
Corto com x-acto, algumas passagens de ambos os lados e depois é só "estalar" na quina duma mesa. Não sai um corte tão bonito como usando um disco de corte, mas é um método que não faz praticamente lixo nenhum e é rápido e preciso (alinha bem o vinco de ambos os lados do PCB)

ICs, resistências e condensadores normais (tipicamente aí até uns 680uF) furo a 0.8mm, o restante a 1mm, outro tipo de componente pode precisar de furos maiores, obviamente. Para fazer à mão, as ilhas do PCB faço apenas com uns 0.2 ou 0.3mm de diâmetro de furo, assim o cobre age como um "centrador" da broca e o furo sai sempre centrado.

Procura no fórum que este assunto das PCBs caseiras já foi mais que debatido.
« Última modificação: 12 de Março de 2017, 17:17 por Njay »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Construir PCB através de insolação
« Responder #4 em: 12 de Março de 2017, 18:36 »
soda caustica é com agua fria, depois com a reação da revelação é que aquece a agua.
Tens de ir ensaiar o teu tempo para saber quanto começa a revelar, e quanto esta a revelar demais e achar o meio termo.
Uma folha de acetato pode nao chegar pois o preto pode estar a deixar passar muita luz, o ideal e por pelo menos 3 folhas para o preto ficar bem preto e nao deixar passar a luz. e boa qualidade na impressao.
Certificar que o acetato esta bem encostado a pcb.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Construir PCB através de insolação
« Responder #5 em: 12 de Março de 2017, 20:50 »
(Nunca usei esse método em casa)
Usam luz branca? As isoladoras que me lembro de usar eram com lâmpadas UV.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Construir PCB através de insolação
« Responder #6 em: 12 de Março de 2017, 21:54 »
Luz branca também funciona, demora mais tempo mas o resultado é semelhante.
http://pdropes.blogspot.pt/search/label/Insuladora

A relação de soda cáustica/água deve ser exacta e nunca com água quente, pois isso remove todo o verniz, uma coisa é revelação outra é desentupir canos.

Coloca um vidro em cima do acetato na insolação, a impressão deve ficar para cima e não em contacto com a pcb, pois pode ficar colada.

Se a impressão ficar bem pode ser sufuciênte um acetato, qualquer falha uma caneta permanente resolve.

O tempo tem de ser calibrado pelo menos uma vez, varia com a distância da luz, intensidade, tipo de lâmpada, tipo de pcb, direcção do vento, etc...

Espaçamentos entre pistas e sua largura também é importante,.