collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construção de Button Box para SimRacing  (Lida 38563 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #15 em: 22 de Setembro de 2014, 16:08 »
Obrigado Artur,

Coloquei as mesmas questões ao fornecedora da placa, mas tal como já tinhas indicado, ele diz que a empresa é muito pequena e que atendendo ao trabalho que tem não é possível dar a assistência técnica a todos os pedidos e duvidas sobre este assunto.

Ou seja, ou percebes disto e compras a placa, ou então compra-me uma "Button Box" já feita.

Outra coisa que ele não me esclareceu é como é feita ou possibilidade de ligação de LEds ou um botão com led.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #16 em: 22 de Setembro de 2014, 16:51 »
Os leds não deve ser possível com a placa, devido a ser necessário feedback por parte do programa, e mesmo que o programa o permita é específico de cada programa e de certeza que a placa não está preparada para isso.
No caso dos selectores rotativos os que eu tenho têm 2 circuitos de contactos independentes pelo que dá para usar um para dar sinal à placa e outro para ligar o led respectivo.
Nos botões de pressão se assumires que a função está desligada inicialmente também consegues mas tens que usar um circuito electrónico simples.

Como disse logo no meu primeiro posto tudo depende do que estiveres disposto a aprender, para funções simples só com os botões que falas-te inicialmente essa placa deve-te resolver o problema sem grandes chaticesses, se quiseres evoluir mais aí ou pagas ou dedicas-te a aprender um pouco de electrónica e programação

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #17 em: 23 de Setembro de 2014, 00:51 »
Mais uma vez, Obrigado!!  :D

Já me decidi e vou iniciar as compras dos componentes, mas antes demais gostaria de saber se estou a comprar os correctos:

1 - Placa controladora de 32 inputs: http://www.derekspearedesigns.com/32-button-no-matrix-controller.html (Aqui não há dúvidas para mim)

2 - Botões de Pressão - Quero que qd pressionados uma vez liguem e desliguem quando pressionados novamente ( Para ligar luzes, limitador velocidade, etc)
http://www.ebay.com/itm/5Pcs-Red-Momentary-On-Off-Push-Button-Micro-Switch-New-High-Quality-/251511144628?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a8f3b80b4 e

http://www.ebay.com/itm/12mm-Red-Locking-Latching-OFF-ON-Push-Button-Car-Boat-Switch-5Pcs-/251487519436?pt=AU_B_I_Electrical_Test_Equipment&hash=item3a8dd302cc

3 - Rotary Encoder com Push button - 5 PIN -  Na descrição indica "push to operate", o que significa? que as funções quando se roda o botão só actuam quando primeiramente premimos o botão?
http://www.ebay.com/itm/5Pin-D-Shaft-20-Detents-Points-360-Degree-Rotary-Encoder-w-Push-Button-/291091097529?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item43c661a7b9

4 -Toogle Switch com Led - 3PIN - Artur, este só tem 3 PIN, será que a luz acende quando fizer as ligações?
http://www.ebay.com/itm/Car-Boat-Light-Blue-led-12V-Toggle-ON-OFF-Switch-B07D-X-4Pcs-/171463654064?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27ec07bab0

Peço desculpa pela insistência, mas é a minha primeira vez nestas andanças.

Prometo que o próximo pedido de ajuda será para montar :D


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #18 em: 23 de Setembro de 2014, 01:07 »
2 - Botões de Pressão - Quero que qd pressionados uma vez liguem e desliguem quando pressionados novamente ( Para ligar luzes, limitador velocidade, etc)
http://www.ebay.com/itm/5Pcs-Red-Momentary-On-Off-Push-Button-Micro-Switch-New-High-Quality-/251511144628?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a8f3b80b4 e

http://www.ebay.com/itm/12mm-Red-Locking-Latching-OFF-ON-Push-Button-Car-Boat-Switch-5Pcs-/251487519436?pt=AU_B_I_Electrical_Test_Equipment&hash=item3a8dd302cc
Vai aí alguma confusão: o "momentary" só está "On" enquanto lá tiveres o dedo (tipo interruptor de buzina)

O latching é que se comporta como descreves: carregas uma vez, liga, carregas outra vez, desliga.

Mas para essa funcionalidade (latching) não será melhor um interruptor de alavanca? Para saber se está ou não desligado basta olhar para ele (ou até com o tacto sem tirar os olhos da estrada ;) )

Citar

3 - Rotary Encoder com Push button - 5 PIN -  Na descrição indica "push to operate", o que significa? que as funções quando se roda o botão só actuam quando primeiramente premimos o botão?
http://www.ebay.com/itm/5Pin-D-Shaft-20-Detents-Points-360-Degree-Rotary-Encoder-w-Push-Button-/291091097529?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item43c661a7b9

É só ler a descrição: "Rotary Encoder w Push Button". Tem 3 pinos para a rotação, e mais 2 para um botão de pressão independente da rotação (quando carregas liga esses 2 pinos)
Citar

4 -Toogle Switch com Led - 3PIN - Artur, este só tem 3 PIN, será que a luz acende quando fizer as ligações?
http://www.ebay.com/itm/Car-Boat-Light-Blue-led-12V-Toggle-ON-OFF-Switch-B07D-X-4Pcs-/171463654064?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27ec07bab0
Quer-me parecer que a luz é controlada independente do interruptor estar ligado/desligado (pelos símbolos no interruptor)

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #19 em: 23 de Setembro de 2014, 01:35 »
2 - Botões de Pressão - Quero que qd pressionados uma vez liguem e desliguem quando pressionados novamente ( Para ligar luzes, limitador velocidade, etc)
http://www.ebay.com/itm/5Pcs-Red-Momentary-On-Off-Push-Button-Micro-Switch-New-High-Quality-/251511144628?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a8f3b80b4 e

http://www.ebay.com/itm/12mm-Red-Locking-Latching-OFF-ON-Push-Button-Car-Boat-Switch-5Pcs-/251487519436?pt=AU_B_I_Electrical_Test_Equipment&hash=item3a8dd302cc
Vai aí alguma confusão: o "momentary" só está "On" enquanto lá tiveres o dedo (tipo interruptor de buzina)

O latching é que se comporta como descreves: carregas uma vez, liga, carregas outra vez, desliga.

Mas para essa funcionalidade (latching) não será melhor um interruptor de alavanca? Para saber se está ou não desligado basta olhar para ele (ou até com o tacto sem tirar os olhos da estrada ;) )


É normal, foi por isso que coloquei o post.   ;D

Então é assim, o tipo de botão que pretendo para os push button são os que se comportam como os do gamepad. Julgo que sejam os "momentary", já que o fornecedor da placa controladora na sua página técnica (http://www.derekspearedesigns.com/technical-guide.html), no fim, indica os botões a compatíveis, sendo que os push buttons são deste tipo http://www.ebay.com/itm/1-RED-Momentary-Normal-OFF-ON-Push-Button-Switch-R33B-/300562735421?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item45faef613d

Não tinha reparado era que tinha escolhido um tipo "latching" (Estes são aqueles que se carrega e o botão fica mais para dentro enquanto ON e vice versa, não é?

Também irei ter esses interruptores de alavanca, julgo que são os toggle switch ON/OFF. Será para a ignição.

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #20 em: 23 de Setembro de 2014, 01:37 »

4 -Toogle Switch com Led - 3PIN - Artur, este só tem 3 PIN, será que a luz acende quando fizer as ligações?
http://www.ebay.com/itm/Car-Boat-Light-Blue-led-12V-Toggle-ON-OFF-Switch-B07D-X-4Pcs-/171463654064?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27ec07bab0
Quer-me parecer que a luz é controlada independente do interruptor estar ligado/desligado (pelos símbolos no interruptor)

Exacto, só se a placa controladora tivesse uma entrada para alimentar esse LED, não é?

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #21 em: 09 de Outubro de 2014, 13:08 »
Boas,

Entretanto já começou a chegar material e queria uma ajuda extra.

No inicio do tópico também tinha indicado que pretendia adicionar mais botões para o meu volante (que só tem dois) e para este caso mandei vir do ebay um gamepad (http://www.ebay.com/itm/111147672666?_trksid=p2059210.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT)

Já verifiquei que funciona e procedi à abertura do mesmo:



O que venho aqui esclarecer são os locais para os pontos de soldadura para ligação dos botões:



A Azul coloquei o GND e a vermelho a ligação ao botão.

Na parte de trás tem mais 2 placas com 2 botões cada.

As placas ligam na "placa mãe" nos rectângulos onde indica [K5 G R1] e [K8 G K6]

Ou seja parece-me que o circuito GND é o do meio, deste modo questiono se posso ligar desta forma:



Quanto à outra PCB que mandei também mandei vir deve estar mesmo a chegar.

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #22 em: 14 de Outubro de 2014, 18:35 »
Ninguém consegue dar uma ajudinha para o post acima?  ;D

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #23 em: 14 de Outubro de 2014, 18:50 »
Não há muito para ajudar. É soldar 2 fios de cada botão aos 2 contactos que fazem o "pente" original.

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #24 em: 14 de Outubro de 2014, 18:56 »
Boas,

No seguimento da ter dado a conhecer o meu projecto aos meus "colegas" de hobbie, 2 deles incumbiram-me de fazer uma button box para eles e 8 aguardam o resultado para decidir.

Houve mais 5 que pretendem, mas acham ainda um pouco caro, pois só esta placa custa 28 euros.

No entanto estes e outros incentivaram a elaborar novas button box para além do já existente com novas features (inserção de joystick para menus, etc) para venda no estrangeiro.

Como posso ter acesso a candidatura de incentivos europeus, como toda a gente, até achei boa ideia mas no entanto é necessário orçamentos e definição de projecto.

Neste sentido,e tendo em conta que o maior custo neste produto é criação e a elaboração de PCB venho solicitar ajudar de qual a melhor forma\sentido para a criação destas placas.

Procurar alguém que crie e projecte e depois mandar fazer? ou no local onde montam fazem tudo?

É possível dar alguma ordem de grandeza do custo disto?


Entretanto a placa que encomendei já chegou dos USA. Basta conectar os botões aos pinos. Para os potenciómetros é que é necessário fazer correr um programa. Para a placa que pretendo criar este software não seria necessário, pois existe outras placa que já aceita estes potenciómetros sem recurso a software. (http://www.leobodnar.com/shop/index.php?main_page=product_info&products_id=204)









Tenho outra dúvida. Vem uns buracos que marco com uma bola com as inscriçoes 5V e GND, será que posso ligar aqui alguma coisa, tipo um led de um botão?



Obrigado pela atenção dispensada.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 19:24 por Rebellion »

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #25 em: 14 de Outubro de 2014, 18:59 »
Não há muito para ajudar. É soldar 2 fios de cada botão aos 2 contactos que fazem o "pente" original.

E os locais que defini estão bem?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #26 em: 14 de Outubro de 2014, 20:53 »
Boas,

No seguimento da ter dado a conhecer o meu projecto aos meus "colegas" de hobbie, 2 deles incumbiram-me de fazer uma button box para eles e 8 aguardam o resultado para decidir.

Houve mais 5 que pretendem, mas acham ainda um pouco caro, pois só esta placa custa 28 euros.

No entanto estes e outros incentivaram a elaborar novas button box para além do já existente com novas features (inserção de joystick para menus, etc) para venda no estrangeiro.

Como posso ter acesso a candidatura de incentivos europeus, como toda a gente, até achei boa ideia mas no entanto é necessário orçamentos e definição de projecto.

Neste sentido,e tendo em conta que o maior custo neste produto é criação e a elaboração de PCB venho solicitar ajudar de qual a melhor forma\sentido para a criação destas placas.

Procurar alguém que crie e projecte e depois mandar fazer? ou no local onde montam fazem tudo?

É possível dar alguma ordem de grandeza do custo disto?

Uma vez que não dispões de conhecimentos de electrónica nem de programação de microcontroladores restam-te duas hipóteses, ou arranjas quem tenha os conhecimentos necessários e pagas para que te façam, ou "perdes" tempo a aprender o necessário.
Quanto a custos, a placa em si não é nada de especial pelo que dá para ver nas fotos, a peça mais cara seria o microcontrolador que numa hipótese "cara" seriam €4,50 o restante seria barato especialmente se comprado em quantidade, apostava aí 8 euros por placa idêntica a essa, o mais caro seria o desenvolvimento externo da placa e da programação, aí não faço ideia dos valores mas de um exemplo que conheço pode sair bastante caro especialmente se for só para meia dúzia de placas.
Se tiveres gosto na área e quiseres aprende umas coisitas acho que todos nós teremos todo o gosto de te ajudar, mas terás de aprender um bocado de várias coisas diferentes, apesar de ser "fácil" só aconselho se tiveres mesmo gosto pois terás de dedicar algum tempo a isso e como em tudo na vida os erros iram acontecer e podem ser muito desmoralizantes ( a título de exemplo recentemente queimei um microcontrolador na noite anterior à participação no concurso robot bombeiro e não tinha nenhum de substituição logo tive de desistir da participação).


Entretanto a placa que encomendei já chegou dos USA. Basta conectar os botões aos pinos. Para os potenciómetros é que é necessário fazer correr um programa. Para a placa que pretendo criar este software não seria necessário, pois existe outras placa que já aceita estes potenciómetros sem recurso a software.
Tenho outra dúvida. Vem uns buracos que marco com uma bola com as inscriçoes 5V e GND, será que posso ligar aqui alguma coisa, tipo um led de um botão?

À partida poderás ligar um led sem problemas mas nunca directamente, precisas de ligar em série uma resistência para limitar a corrente e o led não queimar, em teoria poderás ligar vários leds até  especialmente se usares uma resistência alta reduzindo assim o brilho. Atenção que ao ligar o led a esses pontos eles estarão sempre acesos.

StarRider

  • Visitante
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #27 em: 14 de Outubro de 2014, 21:04 »
Boas,

No seguimento da ter dado a conhecer o meu projecto aos meus "colegas" de hobbie, 2 deles incumbiram-me de fazer uma button box para eles e 8 aguardam o resultado para decidir.

Houve mais 5 que pretendem, mas acham ainda um pouco caro, pois só esta placa custa 28 euros.

No entanto estes e outros incentivaram a elaborar novas button box para além do já existente com novas features (inserção de joystick para menus, etc) para venda no estrangeiro.

Como posso ter acesso a candidatura de incentivos europeus, como toda a gente, até achei boa ideia mas no entanto é necessário orçamentos e definição de projecto.

Neste sentido,e tendo em conta que o maior custo neste produto é criação e a elaboração de PCB venho solicitar ajudar de qual a melhor forma\sentido para a criação destas placas.

Procurar alguém que crie e projecte e depois mandar fazer? ou no local onde montam fazem tudo?

É possível dar alguma ordem de grandeza do custo disto?

Obrigado pela atenção dispensada.

Hum ... desde o inicio que me cheirou a projecto comercial.

Assim de cabeça, projecto de electrónica e firmware ... coisa para uns 2000 euros, mais 10% das vendas.

E uma vez que se confirma a cariz comercial, é de esperar que as "ajudas" que normalmente se dão
gratuitamente neste forum deixem agora de existir neste caso.

Abraços,
PA

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #28 em: 14 de Outubro de 2014, 21:17 »
Não há muito para ajudar. É soldar 2 fios de cada botão aos 2 contactos que fazem o "pente" original.
E os locais que defini estão bem?




Se reparares na imagem tua que alterei aadicionei mais um ponto vermelho, se observares com atenção o comando verás que ao pressionar o botão a única coisa que acontece é o botão encostar à zona onde os pontos estão marcados, é isto que fecha o circuito e dá sinal ao microcontrolador que o botão foi pressionado, ´não é dificil de perceber, quando pretendes fazer um hack a alguma coisa a primeira coisa que tens de fazer é uma análise cuidada de como é o seu funcionamento, se não perceberes como algo funciona nunca conseguirás melhorar o seu funcionamento.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #29 em: 14 de Outubro de 2014, 21:31 »


Hum ... desde o inicio que me cheirou a projecto comercial.

Assim de cabeça, projecto de electrónica e firmware ... coisa para uns 2000 euros, mais 10% das vendas.

E uma vez que se confirma a cariz comercial, é de esperar que as "ajudas" que normalmente se dão
gratuitamente neste forum deixem agora de existir neste caso.

Abraços,PA


StarRideR o que não ta são users no forum a fazer projectos comerciais de eletrónica e pelo menos alguns naturalmente que usam os conhecimentos adquiridos no forum para esses projectos e\ou usam o forum de forma mais ou menos visível como "pequena montra" dos seus projectos comerciais, de forma geral acho que isso nunca foi mal visto pelos restantes users e até algumas coisas são benéficas para o forum como é o caso das compras colectivas organizadas e que muitos (eu incluído) aproveitam, mesmo tendo de pagar a justa comissão. Lembro-me em tempos de um kit de primeiro robot que causou alguma "contestação" mas penso que tenha sido mais por todos acharem demasiado caro para o que continha.

Comercial ou não têm-se registado no forum ultimamente muitos pedidos de "papinha feita" e o que se tem visto é que ninguém, pelo menos publicamente, tem compactuado com isso, muito pelo contrário. Penso que este caso não será excepção, a ajuda que foi dada até agora tem sido muito reduzida e em nada vai facilitar um eventual fim comercial, caso o Rebellion queira seguir para um produto comercial apoiado na ajuda do forum tenho 99,99% de certeza que desistirá em pouco tempo pelo que tem de aprender primeiro uma vez que ele próprio assume que não sabe nada de electrónica ou microcontroladores.

P.S.: O valor que apresentas é o normal no mercado hoje em dia? Para o projecto que é parece-me alto. Conheço um caso que ficou quase a um décimo o desenho e construção/programação de uma placa bastante mais complexa do que esta.