collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Detector de material plástico  (Lida 21483 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Detector de material plástico
« Responder #30 em: 17 de Março de 2016, 22:49 »
Como é que eu tenho alguma ideia se não faço a minima ideia do que estás a falar?
Se é que realmente são cubos, ou se isso é uma analogia para outra coisa qualquer..

Alguma ideia para explicar melhor o que quero.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Detector de material plástico
« Responder #31 em: 17 de Março de 2016, 22:53 »
No item 3 o artur36 deve querer saber o que é que pode bater na tela alem dos cubos.
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Detector de material plástico
« Responder #32 em: 17 de Março de 2016, 23:00 »
Está mais que visto que isto não dá em nada.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Detector de material plástico
« Responder #33 em: 17 de Março de 2016, 23:02 »
Citar

 

Para dar uma última ajuda pensa bem nestes pontos e vê o que podes melhorar no processo:
1 O bater na parede é mesmo essencial?
2 É essencial saber se bateu na parede?
3 Os objectos estranhos são contaminantes do processo, "poeira no ar" ou partes do corpo dos operadores?
4 É essencial distinguir entre cubos ou objectos estranhos?
5 O ponto de detecção pode ser mudado?

1 É essencial bater na "tela"
2 É essencial saber que bateu
3 Não percebi
4 Acho que não é essencial distinguir pela forma, mas sim pelo material.
5 Como assim?

Façam mais perguntas, acho que assim podemos lá chegar.


Obrigado :)

3 A determinado ponto disseste que Querias saber se era um cubo ou outra coisa a tocar na parede, que outras coisas podem ser essas, são "impurezas" do próprio processo ou elementos externos?
4 intrinsecamente ligada à anterior, não existe um modo rápido e fiável de detectar plástico para este caso (pelo menos que eu conheça) portanto ou detectas pela forma ou excluís as impurezas, por detecção do seu material ou eliminando fisicamente do espaço de detecção/contagem/medição (também dava jeito que dissesses o que pretendes fazer com os dados, detectar apenas contacto, contar o número de contactos ou medir por exemplo o tempo de contacto).
5 Não consigo perceber (novamente porque as informações são escassas) a implicância da detecção do choque na parede, em ambiente industrial o que se faz quando é difícil medir/detectar algo num ponto é medir/detectar noutro ponto e extrapolar os dados...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detector de material plástico
« Responder #34 em: 17 de Março de 2016, 23:03 »
Citar
Hugu, já expliquei que tive a ideia ontem e que me fui lembrando de problemas e arranjando soluções, assim que pude postei.
tiveste a ideia ontem? mas afinal existe ja uma situação real e queres monitorizar esse "cubo magico" e lembraste-te da ideia de usar uma tela sensivel ao toque ou queres "inventar" qq coisa ou jogo e para isso "achas" que precisas de ter uma tela sensivel ao toque para um determinado efeito?..

adulterar o objecto, ou seja implementar sensores, mudar a superficie do mesmo, pintá-los.. qto à tela, queres ler só numa situação horizontal ou vertical ou em ambas mas individualmente ou em simultaneo?

Mas será que queres mesmo uma tela sensivel ao embate? quais são os outros objectos (materiais possiveis) que tb podem ser atirados a essa tela? nao se pode usar exclusao de partes pra detectar o cubo de plastico? cada vez que o cubo vai ser atirado, ja se sabe que foi atirado? a tela ao detectar o embate do objecto vai usar esse input para quê? calcular distancias? forças? tipo de embate? tempos? números de embates por tempo ou por atiranços?


Vi à uns tempos uma empresa de jogos que inventou um jogo de golf indor onde usas mesmo um taco e bola real de golf em que se atirava a bola contra essa tela/ou rede (ja me falha a memoria).. nessa tela/rede e pelo que percebi, detectava o ponto e a força da bola, e com esses dados projectava a trajectoria virtual da bola num campo de golf virtual.. pesquisa no google por esse jogo/empresa e compra a tela deles! :P
« Última modificação: 17 de Março de 2016, 23:11 por Hugu »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Detector de material plástico
« Responder #35 em: 17 de Março de 2016, 23:27 »
Pelas minhas contas já ultrapassamos mais de metade das 40 perguntas, possivelmente estamos mesmo no limite portanto vamos lá acelerar as coisas.
Pelas informações parcas que deste vejo dois cenários possíveis onde se pode encaixar o teu projecto:

Cenário 1
Ambiente industrial em que é necessário fazer a contagem de cubos a saírem dos moldes de injecção.
Solução em vez de contar os cubos na projeção fazer a contagem mais tarde depois de eles já estarem alinhados num qualquer transportador, entre os dois pontos a linha de produção é alterada/construída de modo a eliminar "contaminantes" externos e preparar os cubos para contagem, depois disso é usar o sensor que te indiquei no início.

Cenário 2
Construir uma qualquer variante de "tiro ao alvo", cada vez me parece mais que é isto que queres.
Solução em vez de contares os choques na parede contas os cubos que passaram numa abertura. A maneira mais fácil é fazer a abertura na parede e colocar um recipiente do lado de trás para recolher os cubos e contas à mão, se queres electrónica fazes a contagem dos cubos fazendo os cair do recipiente para uma calha onde tens o sistema de medição, que pode ser por peso, medidas exteriores, imagem ou uma combinação de todos e mais alguns. Se quiseres contar exactamente durante a passagem pelo buraco existem umas barreiras de segurança foto-eléctricas que mais não são que um array de vários sensores iguais aos que indiquei no início do tópico alinhados numa barra, não sei é se existem com um espaçamento entre sensores suficientemente pequeno...

P.S.: Se fores construir um jogo de tiro ao alvo guarda um peluche lamechas para mim como pagamento da ajuda lol.
P.S.2: Não é para eu ficar com ele como é óbvio, é para depois dar à mulher...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detector de material plástico
« Responder #36 em: 18 de Março de 2016, 19:46 »
existir existem..
...mas depois como distingues um plastico doutro objecto que nem se sabe qual é ou de que paterial pode ser!... :P

Eu desisti, nem deu pra matar a curiosidade!
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 19:49 por Hugu »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Detector de material plástico
« Responder #37 em: 19 de Março de 2016, 06:53 »

Está mais que visto que isto não dá em nada.
+1
Não me vou meter na discussão, mas só queria apoiar o comentário do jm_araujo sobre a eletricidade estática. Na universidade um dos projetos onde trabalhei estava relacionado com essa área e os problemas que apontaste existem, mas também existem soluções para contorná-los (exemplo da acumulação de poeiras no fio de corona com recurso a um ciclo de corrente AC/DC). Existem soluções comerciais que recorrerem à separação eletrostática de materiais, são usados em centros de reciclagem e como foi dito é uma área complexa e de difícil acesso a um "amador".

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detector de material plástico
« Responder #38 em: 19 de Março de 2016, 21:10 »
O problema é estarmos aqui à procura de possiveis soluções sem se quer saber-se qual é o real problema, com suposiçoes e sem saber p.ex. quais sao os outros itens que é para distinguir face aos tais cubos de plastico (que tb nem se sabe que cubos sejam ou material dos mesmos), só mm com uma bola-de-cristal.

Ok entendo que ha um problema de ver a ideia roubada por terceiros, mas tb pôr os outros a resolver o problema do "criador" tb qq um fazia :P
O problema nao é detectar os problemas ou situações, o problema é resolver os problemas e sitituaçoes que ocorrem em todo o lado, pra alem da soluçao ou o investimento compensar ou nao..

É como a gasolina artificial, ja é possivel produzir gasolina a partir de umas reaçoes quimicas e maquinas especiais, mas enqto nao ficar mais barata e compensar, nao adianta nada ter uma vertente comercial desse aparelho..

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Detector de material plástico
« Responder #39 em: 31 de Março de 2016, 04:08 »
Boa noite,


Agradeço desde já a vossa disponibilidade e ajuda e peço desculpa por este desfecho mas depois de alguma pesquisa e ajuda não consegui nada que solucionasse o meu problema de forma relativamente simples.

Por agora esta é mais uma ideia que fica na gaveta.


Obrigado a todos mais uma vez :)