collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sugestão de MediaShare em Casa  (Lida 6408 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Sugestão de MediaShare em Casa
« em: 14 de Junho de 2017, 09:46 »
Olá,

Objectivo: Ter um computador numa divisão da casa para Downloads e fazer partilha de multimédia até à sala.

Atualmente tenho 2 computadores, um para Downloads e coisas assim e o outro apenas para ver filmes, acesso à net e está ligado à TV.

Como em casa tenho fichas de telefone\comunicações em todas as divisões, estava a pensar colocar um cabo RJ45 do escritório, ligado ao computador que seria usado para Downloads e Storage Multimédia, e até à sala ligado a qualquer aparelho (raspbery pi ?!) e à TV.

A ideia era ter o computador no escritório e na Sala não ser preciso ter nenhum computador mas conseguir aceder ao conteúdo. Aceito sugestões\ideias.

Assim de aparelhos pequenos, que de alguma maneira se pudessem ligar na sala e depois ao PC, tenho um Raspberry pi 1 B e um Asus Minix, mas se calhar seria melhor um Raspberry pi 2 (?).

Se bem que não sei se é possível ligar-me ao PC no escritório através de RJ45 e ter acesso ao conteúdo\partilha, tenho de ver se há algum software para isso e alternativas existentes.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #1 em: 14 de Junho de 2017, 09:55 »
se tens tv por cabo e router, ja tens um multimedia center para partilha de conteudos na rede domestica. ;)

eu ja tive um serviço da vodafone e agora tenho NOS e ambos permitem partilhar conteudos multimedia na rede domestica.

de qualquer maneira ligares um micro ou outro pc a um pc directamente obriga-te a umas "manhas" mais lixadas. é muito mais facil usar o router para aceder a rede domestica.

em termos de informatica e serviços media o que é que tens em uso?
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #2 em: 14 de Junho de 2017, 09:59 »
Tens Plex, tens XBMC, é partilhar a pasta na rede e aceder á mesma, podes usar um pc, ou telemóvel, ou a box do teu ISP, ou uma box dedicada para XBMC, ou N coisas.
Se está tudo ligado ás internets provavelmente WiFi chega e sobra entre os pc's, cabo é sempre preferivel, mas á falta de..
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #3 em: 14 de Junho de 2017, 10:07 »
Também já tive um PC a fazer downloads, mas abandonei completamente.

Atualmente tenho um RPi3 ligado à televisão na traseira da mesma (está pendurado pelos cabos, nem lhe meti caixa), com um Y usb para sacar alimentação das fichas da TV e para comando usa o da própria TV graças ao CEC por HDMI.

Para ver já não saco nada, não vale a pena o tempo que se perde. Com Kodi Libreelec instalado, vejo tudo em streaming com o Exodus e quando quero mais qualidade/não encontro fontes com o combo Quasar/Quasar Burst (que faz scrapping ao sites de torrents mais populares). Ambos os add-ons tem integração com a biblioteca do kodi e com o trakt, pelo que controlar o que já se viu e que o saiu para ver não pode ser mais fácil.

Já estou assim há 2 anos e só lhe mexi para fazer um upgrade de um RpiB+ para um Rpi3.

Além de ser prático porque está tudo sempre à mão, tem a vantagem que não está sempre a gastar energia porque só liga com a TV.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #4 em: 14 de Junho de 2017, 10:12 »
Sim XBMC já usei há uns tempos, ultimamente é basicamente o PC com um disco de 1TB, teclado e rato sem fios, e meter o filme a rodar com o Windows Media Player e voilá :)

O Plex já ouvi falar, mas na prática como funciona o streaming? Se estiver ligado à rede Local ele faz diretamente do Servidor para o meu equipamento e se estiver numa rede externa que não a minha ele envia o conteúdo\streaming para o Site que depois encaminha para mim?

Senso, dá para ligar uma box Meo ao XBMC? sinceramente nunca explorei isso pq nunca vi nada na Box para o efeito\ ou mesmo aceder a uma partilha.
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 10:16 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #5 em: 14 de Junho de 2017, 10:22 »
jm_araujo, a tua configuração parece simples, teria só de comprar um RaspBerry 3. Relativamente ao Exodus, tem coisas atualizadas\recentes? Nunca testei.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #6 em: 14 de Junho de 2017, 10:27 »
Podes experimentar no telemóvel ou no PC, instala o Kodi e procura na net como instalar o exodus.

Só tem cuidado para teres cobertura wifi na altura, que se estás em 3G/4G lá se vai o plafond num instante :P
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 10:30 por jm_araujo »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #7 em: 14 de Junho de 2017, 10:38 »
os tres principais operadores de TV por cabo, permitem que se use o serviço TV a partir da internet em qualquer parte e com qualquer dispositivo.
eu por exemplo vejo todos os canais disponiveis na box da NOS no telemovel em qualquer parte que tenha wi-fi. é so puxar a APP da NOS TV e da N Play e é directo. se nao quiser usar a app, uso o chrome no url nostv.
Aqui no estaminé, uso a nostv no chrome. e é tudo na boa, nao preciso de acrescentar nenhum dispositivo a nada.
A Meo tambem fornece esse serviço e a vodafone tambem...
hoje em dia basta o login da conta do isp para se ter todos os serviços em todos os dispositivos...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #8 em: 14 de Junho de 2017, 10:42 »
Sim sim, eu tenho o MEO GO, mas o objectivo não é ver os canais do MEO ( ;D). Partilhar a minha coleção de Media e ter o mínimo possível de componentes ao pé da TV.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #9 em: 14 de Junho de 2017, 10:45 »
Broadcast só uso para BabyTV e pontualmente para telejornal.

O resto da TV que vejo é streaming (kodi ou youtube). Já me habituei a ver as coisas quando quero e não quando outros acham que devam ser vistas. E se um dia fecharem os streams disponíveis no Kodi (que duvido que consigam), no dia a seguir subscrevo a Netflix, o que muitos amigos meus já fazem por não quererem perder tempo a configurar RPis :D

Lembrei-me de uma exceção: O "The Walking Dead" que a FOX tem a decência de passar o episódio na madrugada do mesmo dia que é lançado.
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 10:47 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #10 em: 14 de Junho de 2017, 10:57 »
:) eu sinceramente, há uns anos atrás usava XBMC, depois aquilo começou a falhar e a dar erros de addons e afins e desisti.

Mais tarde testei o KODI e o streaming era por vezes lento, tive dificuldades com legendas (se calhar era erro meu ou da minha ligação não sei) e resolvi continuar a fazer o que sempre fiz. Usar um PC dedicado e ligado à TV diretamente.

Hoje em dia, com tanto dispositivo disponível e funcionalidades, resolvi perceber o que o pessoal usa para facilitar também as minhas configurações e ver qual a melhor.

O Plex não sei bem como funciona, tenho de analisar melhor e testar.

O Raspberry Pi ou algo parecido sempre foi uma ideia que tive, ligado a sources de streaming ou a alguma partilha\pasta na rede local.
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 11:03 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #11 em: 14 de Junho de 2017, 11:17 »
Falhar ler um ficheiro de um disco na rede local, algo de errado se passa, falhar a usar os add-ons para "IPTV" é mais que esperado..
Eu já tentei usar o Kodi/XBMC ou lá o que se chama esta semana, e acho o interface um descarrilamento de comboio de todos os tamanhos, coisa mais estupidamente confusa, agarro num portatil qualquer e penduro ao lado da televisão, porque vejo lá alguma coisa de 6 em 6 meses.

Mas para ver videos/filmes que estão no que é basicamente um NAS mal gerido, mal de ti se isso se engasga, e se engasgar o problema estará na ligação, e ai, é usar cabo.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #12 em: 14 de Junho de 2017, 11:20 »
Na rede Local corria bem sim, referia-me à parte de streaming.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #13 em: 14 de Junho de 2017, 11:30 »
Isso é problema do lado do stream, por curiosidade testei isso dos canais PT, e para além de ser uma confusão de add-ons, a qualidade é miserável, e é demasiado software manhoso a correr sem eu sequer saber o que é que aquilo realmente faz.

Se quiser ver tv, tenhos NosTV, que nunca uso, quem tem Vodafone e Meo/PT tem serviços parecidos, não é preciso andar com piratarias para ver um canal de televisão.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Sugestão de MediaShare em Casa
« Responder #14 em: 14 de Junho de 2017, 11:56 »
Há alguma confusão aí. Não se está a falar de live streaming, mas de visualização de conteúdos por streaming à lá carte, tipo youtube.

O Exodus faz de agregador de vários sites de partilha de links de conteúdos, o Quasar faz download de torrents em backgound de tal forma transparente que comportam como se fossem um stream. O Quasar Burst (integrado com o Quasar), faz scrapping de vários sites de torrents por conteúdos a pedido do utilizador. É tudo que faz falta para quem não é escravo de live TV como eu, que não ligo a desporto e portanto não tenho nenhuma necessidade de ver TV em direto.

Se é um desperdício de BW? sem dúvida. Mas se os operadores oferecem 200Mb/s de download, I don't f'n care se gasto 4GB de em duas horas e não guardo nada sem ser no cortex visual :D
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 12:04 por jm_araujo »